Planos utópicos: concretude e subjetividade da cidade

Autores

Havane Melo (ed)
Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
https://orcid.org/0000-0003-1284-1635

Palavras-chave:

Arte - Exposições, Arte – Brasília

Sinopse

O GEPPA/CNPq – Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas, dedicado a abordagens práticas e teóricas em diversas linguagens artísticas, amplia o estudo da arte contemporânea, explorando o espaço em suas múltiplas dimensões, conectando-o ao corpo, natureza, cidade e linguagem. Composto por pesquisadores, professores da Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), bem como por discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília e bolsistas de Iniciação Científica. O grupo promove diálogos entre linguagens artísticas, consolidando-se por meio de atividades culturais, exposições, oficinas e publicações. Suas pesquisas se dividem em três linhas: cidade e natureza, linguagem e matéria, corpo e memória, explorando o conceito de espaço. O GEPPA busca amalgamar essas questões em uma investigação coletiva, construindo um pensamento fundamentado na partilha de linguagens e na construção de pensamentos analíticos sobre o fazer artístico.

Planos utópicos, exposição realizada no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 25 de agosto a 22 de outubro de 2023, elege Brasília como lugar de encontro, celebração e problematização da materialidade e imaginário de uma urbe projetada e construída desde um desenho ideal. Brasília, um ponto de paragem de vidas e subjetividades de artistas/pesquisadores que escolheram a Universidade de Brasília (UnB) como morada, campo de estudo e experimentação artística para explorarem seus repertórios em conexão prolongada com o microcosmo acadêmico e com esse outro coletivo cheio de nuances, a cidade utópica.

Como coordenadora do GEPPA e artista participante da exposição que conta com a curadoria de Capra Maia, convoco memórias e comunhões técnicas que vão do meu lugar como professora e interlocutora destes artistas para mais uma cena inaugural que é esse nosso movimento coletivo, cheio de afeto, de produção e circulação de obras, pensamentos e corpos pelo mundo, agora na minha terra, Minas Gerais.
Nivalda Assunção
Coordenadora do GEPPA

 

Capítulos

  • Apresentação
  • Exposição Planos Utópicos
  • Capítulo 1 | Do cruzamento à encruzilhada, de Adriana Araujo
    Adriana Araujo
  • Capítulo 2 | Colher e transformar os restos: poéticas das cinzas em terras queimadas na capital do Brasil, de Ana Lúcia Canetti
    Ana Lúcia Canetti
  • Capítulo 3 | espaços inquietos, de Anésio Azevedo Costa Neto (stellatum_)
    Anésio Azevedo Costa Neto
  • Capítulo 4 | Processos escultóricos orientados para a (des)semelhança: o modular manual de cinza sobre cinza, de Capra Maia
    Capra Maia
  • Capítulo 5 | A ponte entre verdade e ficção percorrida pela captura da imagem nas obras Estranhas diversões e Memórias, sombras e cicatrizes, de Havane Melo
    Havane Melo
  • Capítulo 6 |Sobre ser céu, de Karine de Lima
    Karine de Lima
  • Capítulo 7 | Brasília utópica, verbovisual, imaginária: cotidiano e paisagem urbana na colagem contemporânea, de Léo Tavares
    Léo Tavares
  • Capítulo 8 | O insólito dos planos utópicos: desvios como retratos de uma cidade, de Nivalda Assunção
    Nivalda Assunção
  • Capítulo 9 | Linhas de desejo, de Paulo Vega Jr
    Paulo Vega Jr.
  • Capítulo 10 | Notas sobre a melancolia, de Priscila Rampin
    Priscilla Rampin
  • Biografias
  • Agradecimentos
  • Ficha técnica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Havane Melo, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutora em artes visuais e mestre em comunicação pela Universidade de Brasília. Artista visual com ênfase em fotografia, vídeo e design gráfico. Pesquisa narrativas ficcionais. www.havanemelo.com

Nivalda Assunção

Artista Visual, Arquiteta e Professora Associada do VIS/IdA/UnB. Doutorado em Arts et Science de L’art na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e Pós-Doc na École nationale supérieure d’architecture de Paris-La Villette (ENSAPLV) GERPHAU. Pesquisa a relação entre arte-cidade-natureza, processos artísticos ancorados em escultura, performance e tecnologias digitais. Líder do grupo de pesquisa GEPPA/CNPq. http://lattes.cnpq.br/1324439742747081

Downloads

Publicado

novembro 13, 2024

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-980928-4-9