Planos utópicos: concretude e subjetividade da cidade
Palabras clave:
Arte - Exposições, Arte – BrasíliaSinopsis
O GEPPA/CNPq – Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas, dedicado a abordagens práticas e teóricas em diversas linguagens artísticas, amplia o estudo da arte contemporânea, explorando o espaço em suas múltiplas dimensões, conectando-o ao corpo, natureza, cidade e linguagem. Composto por pesquisadores, professores da Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), bem como por discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília e bolsistas de Iniciação Científica. O grupo promove diálogos entre linguagens artísticas, consolidando-se por meio de atividades culturais, exposições, oficinas e publicações. Suas pesquisas se dividem em três linhas: cidade e natureza, linguagem e matéria, corpo e memória, explorando o conceito de espaço. O GEPPA busca amalgamar essas questões em uma investigação coletiva, construindo um pensamento fundamentado na partilha de linguagens e na construção de pensamentos analíticos sobre o fazer artístico.
Planos utópicos, exposição realizada no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 25 de agosto a 22 de outubro de 2023, elege Brasília como lugar de encontro, celebração e problematização da materialidade e imaginário de uma urbe projetada e construída desde um desenho ideal. Brasília, um ponto de paragem de vidas e subjetividades de artistas/pesquisadores que escolheram a Universidade de Brasília (UnB) como morada, campo de estudo e experimentação artística para explorarem seus repertórios em conexão prolongada com o microcosmo acadêmico e com esse outro coletivo cheio de nuances, a cidade utópica.
Como coordenadora do GEPPA e artista participante da exposição que conta com a curadoria de Capra Maia, convoco memórias e comunhões técnicas que vão do meu lugar como professora e interlocutora destes artistas para mais uma cena inaugural que é esse nosso movimento coletivo, cheio de afeto, de produção e circulação de obras, pensamentos e corpos pelo mundo, agora na minha terra, Minas Gerais.
Nivalda Assunção
Coordenadora do GEPPA
Capítulos
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Apresentação
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Exposição Planos Utópicos
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Capítulo 1 | Do cruzamento à encruzilhada, de Adriana Araujo
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Capítulo 2 | Colher e transformar os restos: poéticas das cinzas em terras queimadas na capital do Brasil, de Ana Lúcia Canetti
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Capítulo 3 | espaços inquietos, de Anésio Azevedo Costa Neto (stellatum_)
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Capítulo 4 | Processos escultóricos orientados para a (des)semelhança: o modular manual de cinza sobre cinza, de Capra Maia
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Capítulo 5 | A ponte entre verdade e ficção percorrida pela captura da imagem nas obras Estranhas diversões e Memórias, sombras e cicatrizes, de Havane Melo
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Capítulo 6 |Sobre ser céu, de Karine de Lima
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Capítulo 7 | Brasília utópica, verbovisual, imaginária: cotidiano e paisagem urbana na colagem contemporânea, de Léo Tavares
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Capítulo 8 | O insólito dos planos utópicos: desvios como retratos de uma cidade, de Nivalda Assunção
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Capítulo 9 | Linhas de desejo, de Paulo Vega Jr
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Capítulo 10 | Notas sobre a melancolia, de Priscila Rampin
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Biografias
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Agradecimentos
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Ficha técnica
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