Do Teatro Lambe-Lambe aos Palcos: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental
Palavras-chave:
Teatro brasileiro, Teatro – Estudo e ensino (Ensino fundamental), Teatro na educaçãoSinopse
O TEATRO LAMBE-LAMBE é uma linguagem gestada por duas mulheres nordestinas, Denise Di Santos e Ismine Lima (in memorian), em 1989; portanto, genuinamente brasileira. Com seus (apenas) 35 anos de existência, tem-se ali uma linguagem que traz muitos desdobramentos, tanto nos processos criativos quanto nas abordagens pedagógicas para a educação. O primeiro espetáculo de Teatro Lambe-Lambe intitulado A Dança do Parto, se deu a partir das necessidades e atribuições específicas do trabalho educativo de Denise e Ismine, que, na época, eram pedagogas. A partir da observação dos antigos fotógrafos de rua, os chamados “fotógrafos Lambe-Lambe”, elas tiveram a ideia de apresentar um espetáculo dentro de uma caixa cênica em miniatura, que comporta os principais elementos do Teatro - dramaturgia, iluminação, cenografia, sonoplastia,
espaço de atuação - onde os objetos, as coisas e as sombras são animados por seus artistas lambelambeiros para um único espectador (a), isto é, um teatro em miniatura assistido por uma única pessoa de cada vez. Tais características possibilitaram à professora Erika Soares Esteves pensar em uma abordagem artístico-pedagógica para seus (suas) estudantes no Ensino Fundamental.
Capítulos
-
Apresentação
-
Prefácio
-
Convite aos professores e professoras
-
Nossa trajetória inicia aqui
-
O professor artista
-
Atividades anteriores à confecção da caixa cênica de teatro lambe-lambe
-
Metodologia para a construção da caixa cênica
-
Metodologia para apresentação no palco
-
Desdobramento da proposta pedagógica
-
Meu pequeno teatro
-
Referências
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.