Do Teatro Lambe-Lambe aos Palcos: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental

Authors

Erika Soares Esteves
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
https://orcid.org/0000-0002-6638-4372
Fabiana Lazzari de Oliveira
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-2757-2087

Keywords:

Teatro brasileiro, Teatro – Estudo e ensino (Ensino fundamental), Teatro na educação

Synopsis

O TEATRO LAMBE-LAMBE é uma linguagem gestada por duas mulheres nordestinas, Denise Di Santos e Ismine Lima (in memorian), em 1989; portanto, genuinamente brasileira. Com seus (apenas) 35 anos de existência, tem-se ali uma linguagem que traz muitos desdobramentos, tanto nos processos criativos quanto nas abordagens pedagógicas para a educação. O primeiro espetáculo de Teatro Lambe-Lambe intitulado A Dança do Parto, se deu a partir das necessidades e atribuições específicas do trabalho educativo de Denise e Ismine, que, na época, eram pedagogas. A partir da observação dos antigos fotógrafos de rua, os chamados “fotógrafos Lambe-Lambe”, elas tiveram a ideia de apresentar um espetáculo dentro de uma caixa cênica em miniatura, que comporta os principais elementos do Teatro - dramaturgia, iluminação, cenografia, sonoplastia,
espaço de atuação - onde os objetos, as coisas e as sombras são animados por seus artistas lambelambeiros para um único espectador (a), isto é, um teatro em miniatura assistido por uma única pessoa de cada vez. Tais características possibilitaram à professora Erika Soares Esteves pensar em uma abordagem artístico-pedagógica para seus (suas) estudantes no Ensino Fundamental.

Chapters

  • Apresentação
  • Prefácio
  • Convite aos professores e professoras
  • Nossa trajetória inicia aqui
  • O professor artista
  • Atividades anteriores à confecção da caixa cênica de teatro lambe-lambe
  • Metodologia para a construção da caixa cênica
  • Metodologia para apresentação no palco
  • Desdobramento da proposta pedagógica
  • Meu pequeno teatro
  • Referências

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

October 1, 2024

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-88507-11-7