O ensino de Química na Perspectiva Social: propostas para a sala de aula
Palavras-chave:
Química – Estudo e ensinoSinopse
Este livro é produto sistemático e comprometido dasexperiências e aprendizagens compartilhadas pelo grupo deestudantes e professores(as) do Programa de Residência Pedagógica de Química da Universidade de Brasília -PRP/IQ/UnB (2023-2024). Para chegar a esta publicação foram muitas horas de estudo e dedicação. Nesse contexto, tivemos o privilégio de dialogar com o grupo acerca dos fundamentos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade(CTS), bem como sobre os aspectos relativos ao modelo educacional de risco entrelaçados a conteúdos de química. As práticas didáticas partilhadas neste livro buscam dar significados socioambientais ao ensino de química e, por isso, vale muita a pena sua leitura.
Capítulos
-
Apresentação
-
PARTE 1
-
1 Estudo de caso: uma estratégia didática para as aulas de ciências
-
2 Proposta I: eletroquímica e o descarte de lixo eletrônico
-
3 Proposta II: soluções a partir da poluição do Rio Melchior
-
PARTE 2
-
4 Educação CTS e a inserção do risco como um caminho alternativo para o ensino de química
-
5 Proposta III: química orgânica, combustíveis e mudanças climáticas
-
6 Proposta IV: os riscos da automedicação e as funções orgânicas
-
7 Proposta V: indústria e progresso – melhorando nosso futuro, destruindo nosso amanhã
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.