Química nos vestibulares e no PAS: do ensino tradicional ao ensino significativo - as provas operatórias com tema gerador
Palavras-chave:
Química - concurso vestibular, Química no PAS, Provas operatórias de químicaSinopse
Escrever e falar sobre o Ensino Significativo, abordando determinado tema, é uma tarefa gratificante e louvável. Isso faz com que aperfeiçoemos nosso espírito crítico na busca do crescimento profissional em consonância com os fatos que abordam o cotidiano.
Este trabalho, Química nos vestibulares e no PAS - as provas operatórias com tema gerador, surgiu da necessidade de se dar continuidade a um trabalho anterior, Química - a evolução dos vestibulares da UnB 90/96 - do ensino tradicional ao ensino significativo.
Provas operatórias de Química com tema gerador já vêm sendo abordadas pelos vestibulares da UnB já há algum tempo.
O presente trabalho objetiva contribuir com temas geradores ainda não explorados. Isso vai fazer com que, a partir de um determinado tema, sejam desenvolvidas todas as questões que compõem cada prova.
Dessa forma, procura estimular no aluno o uso da reflexão sobre a memorização na resolução das questões e propicia ao aluno do ensino médio o desenvolvimento de todo o seu potencial intelectual, na busca de um melhor entendimento por meio da aprendizagem significativa.
Com o novo enfoque dado ao ensino médio em todo o país pela Consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais, a avaliação das competências, habilidades e conteúdos relevantes passa a ser o novo foco norteador que privilegia o uso do raciocínio.
Capítulos
-
Apresentação
-
Parte 1 - as provas operatórias
-
Parte 2 - correção e resolução das provas operatórias
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.