Educação Formadora

Autores

Renata Maraschin (ed)
Catia Piccolo Viero Devechi (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-5147-1609

Sinopse

Esta coletânea trata da educação formadora. A pergunta que pode surgir imediatamente é: a educação já não é, ela mesma, formação? Inconformados, os leitores podem continuar se questionando adiante: qual é o sentido de se tomar a educação como formação? O que os autores pretendem assegurar com a ideia de educação formadora? Se nem sempre e, talvez, nem na maioria das vezes a educação é formação, como retomar tal nexo? Essas e outras questões são tratadas pela presente coletânea.

Capítulos

  • Apresentação
    Claudio A. Dalbosco, Renata Maraschin, Catia Piccolo Viero Devechi
  • PRIMEIRA PARTE: BASES CONCEITUAIS DA FORMAÇÃO
  • Itinerários da ideia clássica de formação
    Claudio A. Dalbosco
  • Hermenêutica filosófica e formação humana: uma simbiose indissolúvel
    Hans-Georg Flickinger
  • Bildung 4.0 – sobre a economia, a digitalização e a (ro)botização da formação
    Dirk Stederoth
  • Solidariedade como um novo ideal pedagógico
    Pedro Goergen
  • Um sentido ético-formativo da filosofia clássica: a phronesis aristotélica como saber de formação
    Angelo Vitório Cenci
  • Filosofia da educação democrática: uma tentativa
    Jürgen Oelkers
  • O sentido formativo da Filosofia da Educação
    Carlota Boto
  • Natureza investigativa da Pedagogia
    Bernardete A. Gatti
  • SEGUNDA PARTE: A FORMAÇÃO HUMANA EM EXERCÍCIO
  • O silêncio pedagógico como ascética do discurso verdadeiro
    Miguel da Silva Rossetto
  • Perfectibilidade e ambiguidade do amor-próprio em Rousseau: a condição humana como núcleo da formação
    Nara Aparecida Peruzzo
  • Amor de si e amor-próprio como fundamentos da educação: o legado rousseauniano para a contemporaneidade?
    Norberto Mazai
  • A filosofia prática e as ideenlehre de Herbart: um possível modo de situá-las na educação em geral
    Odair Neitzel
  • A formação humana em Nietzsche: tragicidade e perspectivismo
    Francisco Fianco
  • A época da formação se aproxima do fim? Heidegger e a Bildung
    Marcelo J. Doro
  • Heidegger e a formação: a Daseinspedagogia como princípio formativo
    Marli Teresinha Silva da Silveira
  • Rousseau e Piaget: costuras entre formação e desenvolvimento
    Diandra Dal Sent Machado
  • Formação profissional ampliada em saúde na perspectiva hermenêutica
    Renata Maraschin
  • A práxis pedagógica do diálogo vivo enquanto experiência hermenêutica formativa
    Enrique Sérgio Blanco
  • Formação inicial de professores: capacidades ou competências?
    Catia Piccolo Viero Devechi
  • Entre educação e liberdade de escolha: as mulheres brasileiras frente ao conjunto das capacidades
    Catia Piccolo Viero Devechi, Aldenora Conceição de Macedo
  • Sobre os autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

dezembro 14, 2023

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5846-081-7

Publication date (01)

2023