Educação Formadora

Autores/as

Renata Maraschin (ed)
Catia Piccolo Viero Devechi (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-5147-1609

Sinopsis

Esta coletânea trata da educação formadora. A pergunta que pode surgir imediatamente é: a educação já não é, ela mesma, formação? Inconformados, os leitores podem continuar se questionando adiante: qual é o sentido de se tomar a educação como formação? O que os autores pretendem assegurar com a ideia de educação formadora? Se nem sempre e, talvez, nem na maioria das vezes a educação é formação, como retomar tal nexo? Essas e outras questões são tratadas pela presente coletânea.

Capítulos

  • Apresentação
    Claudio A. Dalbosco, Renata Maraschin, Catia Piccolo Viero Devechi
  • PRIMEIRA PARTE: BASES CONCEITUAIS DA FORMAÇÃO
  • Itinerários da ideia clássica de formação
    Claudio A. Dalbosco
  • Hermenêutica filosófica e formação humana: uma simbiose indissolúvel
    Hans-Georg Flickinger
  • Bildung 4.0 – sobre a economia, a digitalização e a (ro)botização da formação
    Dirk Stederoth
  • Solidariedade como um novo ideal pedagógico
    Pedro Goergen
  • Um sentido ético-formativo da filosofia clássica: a phronesis aristotélica como saber de formação
    Angelo Vitório Cenci
  • Filosofia da educação democrática: uma tentativa
    Jürgen Oelkers
  • O sentido formativo da Filosofia da Educação
    Carlota Boto
  • Natureza investigativa da Pedagogia
    Bernardete A. Gatti
  • SEGUNDA PARTE: A FORMAÇÃO HUMANA EM EXERCÍCIO
  • O silêncio pedagógico como ascética do discurso verdadeiro
    Miguel da Silva Rossetto
  • Perfectibilidade e ambiguidade do amor-próprio em Rousseau: a condição humana como núcleo da formação
    Nara Aparecida Peruzzo
  • Amor de si e amor-próprio como fundamentos da educação: o legado rousseauniano para a contemporaneidade?
    Norberto Mazai
  • A filosofia prática e as ideenlehre de Herbart: um possível modo de situá-las na educação em geral
    Odair Neitzel
  • A formação humana em Nietzsche: tragicidade e perspectivismo
    Francisco Fianco
  • A época da formação se aproxima do fim? Heidegger e a Bildung
    Marcelo J. Doro
  • Heidegger e a formação: a Daseinspedagogia como princípio formativo
    Marli Teresinha Silva da Silveira
  • Rousseau e Piaget: costuras entre formação e desenvolvimento
    Diandra Dal Sent Machado
  • Formação profissional ampliada em saúde na perspectiva hermenêutica
    Renata Maraschin
  • A práxis pedagógica do diálogo vivo enquanto experiência hermenêutica formativa
    Enrique Sérgio Blanco
  • Formação inicial de professores: capacidades ou competências?
    Catia Piccolo Viero Devechi
  • Entre educação e liberdade de escolha: as mulheres brasileiras frente ao conjunto das capacidades
    Catia Piccolo Viero Devechi, Aldenora Conceição de Macedo
  • Sobre os autores

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

dezembro 14, 2023

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-5846-081-7

Fecha de publicación (01)

2023