Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral

Autores

Wivian Weller (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
Ricardo Gauche (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0001-9310-0489

Palavras-chave:

Ensino médio, Educação

Sinopse

Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.

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Biografia do Autor

Wivian Weller, Universidade de Brasília (UnB)
Mestre em Ciências da Educação e doutora em Sociologia pela Freie Universität (Berlim). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1C. Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coordena o grupo de pesquisa Gerações e Juventude (Geraju) e é vice-coordenadora do Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados em Educação (Griece). Desenvolve estudos comparados nacionais e internacionais sobre ensino médio e exames de avaliação, trajetórias escolares e projetos de vida de jovens. Tem experiência na formação inicial e continuada de professores. Em 2014/2015 foi coordenadora geral do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Distrito Federal.
Ricardo Gauche, Universidade de Brasília (UnB)
Mestre em Educação (Metodologia de Ensino de Química) pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professor adjunto do Departamento de Química da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de ensino de Química, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, formação continuada e autonomia do professor; autoestima; pesquisa colaborativa; materiais de ensino; currículos e programas; avaliação; e processo ensino-aprendizagem. Em 2014/2015 foi coordenador-adjunto do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Distrito Federal.
Alice Ribeiro Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mestre em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (FGV-RJ) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1B e Cientista do Nosso Estado Faperj. Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Possui vasta experiência na área de currículo, com estudos e pesquisas sobre: políticas de currículo, discurso e representação nas políticas de currículo do ensino médio, conhecimento escolar e integração curricular.
Cássio Costa Laranjeiras, Universidade de Brasília (UnB)
Mestre em Ensino de Física e doutor em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo. Bolsista de extensão no país do CNPq – nível A. Professor associado no Instituto de Física da Universidade de Brasília. Atua no ensino de Física, na formação de professores da educação básica, em abordagens curriculares para a educação básica, sobretudo o ensino médio, e em História e Filosofia da Ciência.
Daniela Lopes Scarpa, Universidade de São Paulo (USP)
Mestre e doutora em Educação/Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora doutora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Coordenadora da linha de pesquisa “Ensino de Ciências e Biologia baseado na investigação (Inquiry-based Science Education)”, com especial interesse em: argumentação, interações em sala de aula, estratégias didáticas baseadas na investigação, relações entre argumentação e natureza da ciência, formação de professores.
Dione Lucchesi de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Educação Estatística, Educação de Jovens e Adultos, prática pedagógica e pesquisa em Educação Matemática.
Francisco Thiago Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Mestre em Educação e doutorando em Educação pela Universidade de Brasília. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e professor das Faculdades Projeção. Membro do grupo de pesquisa “Currículo: concepções teóricas e práticas educativas”.
Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS)
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, ensino-aprendizagem, gestão da educação, planejamento e avaliação educacional, didática e estágio supervisionado no ensino fundamental.
Hannah Dora Garcia Lacerda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Mestre em Educação Matemática e doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp Rio Claro. Membro do “Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática” (GPIMEM). Desenvolve estudos e projetos com o tema teatro e Educação Matemática e performances matemáticas digitais.
Iole de Freitas Druck, Universidade de São Paulo (USP)
Mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo e PhD em Matemática pela Université de Montreal. Professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica, e na área de Educação Matemática, com ênfase em formação de professores e currículos, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo de licenciatura e de ensino médio, ensino de tópicos de Matemática elementar, de Lógica e de Teoria de conjuntos.
Lívia Freitas Fonseca Borges, Universidade de Brasília (UnB)
Mestre em Educação e doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coordenadora do grupo de pesquisa “Currículo: concepções teóricas e práticas educativas”, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de educação básica, educação profissional e educação superior, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de profissionais da educação, pedagogia e educação superior.
Mara Regina Lemes De Sordi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve estudos e pesquisas tanto na educação superior como na educação básica com ênfase nos temas avaliação educacional e institucional e projetos pedagógicos. Tem desenvolvido diferentes assessorias ligadas à implementação e avaliação de projetos pedagógicos inovadores.
Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp Rio Claro) e doutor nessa mesma área pela Cornell University (Estados Unidos). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1A. É professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp Rio Claro). Coordena o “Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática” (GPIMEM). Desenvolve pesquisas em Educação Matemática nas áreas de EaD on-line, modelagem, tecnologias digitais, metodologia de pesquisa qualitativa e performance matemática digital.
Maria Helena Silva Carneiro, Universidade de Brasília (UnB)
Mestre em Ecologia Humana pela Université Paris Descartes, mestre em Didática das Disciplinas – Biologia pela Universidade Paris VII e doutora em Didática das disciplinas – Biologia pela Paris VII. Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de conceitos científicos, ensino de Ciências, ensino de Biologia, imagens e ensino de Ciências, livro didático e aprendizagem e divulgação do conhecimento científico.
Maria Luiza Monteiro Sales Corôa, Universidade de Brasília (UnB)
Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília, doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa e pela Unicamp. Professora da Universidade de Brasília desde 1993, onde atua nas áreas de Semântica e Análise do Discurso. É autora e organizadora de materiais pedagógicos em vários programas e projetos de formação continuada, entre eles o Programa GESTAR II e o projeto de Alfabetização e Linguagem da UnB, ligado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, ambos em parceria com o MEC.  É autora de artigos e capítulos de livros na área de pesquisa, orienta teses e pesquisas na interface entre a Linguística e o ensino de Língua Portuguesa, além de atuar como consultora e assessora pedagógica em diversos programas e projetos de formação continuada. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, língua portuguesa, práticas pedagógicas, texto e educação.
Martha Marandino, Universidade de São Paulo (USP)
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1D. Livre-docente/professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordena o “Grupo de estudo e pesquisa em educação não formal e divulgação da ciência” (Geenf ). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ensino de Ciências e educação em museus, principalmente nos seguintes temas: ensino de Biologia, educação não formal, educação em museus e divulgação científica.
Nilton Silveira Domingues, Faculdade de Administração e Arte de Limeira (FAAL)
Mestre e doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp Rio Claro. Membro do “Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática” (GPIMEM). Professor da Faculdade de Administração e Arte de Limeira (Faal).

Referências

Introdução

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PARTE I: DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

Capítulo 1. Por um currículo sem fundamentos

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PARTE II: ÁREAS DE CONHECIMENTO E POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Capítulo 4. Língua e linguagem: atravessando fronteiras do currículo

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Capítulo 5. Currículo integrado voltado à formação humana integral no ensino médio: reflexões sobre o papel da Matemática

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Capítulo 6. Diálogos entre a formação integral e a Alfabetização Científica no ensino médio

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Capítulo 7. Reinventando a sala de aula de Matemática

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Capítulo 8. As Ciências da Natureza na convergência de uma formação integral no ensino médio

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Capítulo 9. Ser professor(a) de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: refletindo sobre o ensino médio

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Publicado

julio 15, 2020

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Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-230-1201-4

Publication date (01)

2017