Complexidade, imaginário, organização, e educação (Coleção textos universitários)

Autores

Altair Macedo Lahud Loureiro
Maria Amélia Teles
Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro

Palavras-chave:

Educação

Sinopse

Este elenco de três textos significa uma parcial informação do processo de estudos e pesquisas realizados por PROFESSORA E ALUNAS do Curso de Pós-Graduação-Mestrado -em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, enquanto envolvidos na linha de Gestão da Educação - Antropologia das Organizações - do referido programa/curso.

Os escritos, aqui arrolados apresentam, ênfase nas teorias Organizacionais, Teoria do Imaginário, de Gilbert Durand, da Complexidade, de Edgar Morin, do Cotididano de Michel Maffesoli e da Culturanálise de Grupos, de Paula Carvalho, bem como prestigiam a utilização do Arquétipo Teste de Novos Elementos - A.T.9 *, de Yves Durand.

Na oportunidade da realização, em Recife-Pemambuco, do IX Ciclo de Estudos sobre o imaginário, que versou sobre Imaginário e Complexidade, os textos , aqui incluídos, foram apresentados por suas autoras - professora e alunas - e discutidos em conjunto pelos participantes do evento, tendo, na oportunidade , a confirmação da sua pertinência, coerência e valor acadêmico. Acredita-se, portanto, significativa sua publicação/divulgação sob a forma de Textos Universitários, considerando-se a possibilidade do seu mais amplo conhecimento, agora por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da referida faculdade de Educação, de outros núcleos e mesmos de fora da UnB, interessados nas dimensões, já explicitadas, neles enfocadas.

Sua consideração e uso poderá se dar em cursos de Antropologia das Organizações, disciplina emergente em várias universidades, entre elas: USP, UFMT, UFPE, UnB, Organização da Educação Brasileira - OEB -, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Administração da Educação, Gestão e outras. Poderá também funcionar como leitura,para iniciantes/curiosos no conhecimento das teorias de base dos escritos.

Os textos produzidos pelas alunas/mestrandas, hoje mestras, apresentam parte das pesquisas de campo e bibliográficas que fundamentam suasjá aprovadas dissertações.O Texto “ O Preconceito Racial e a Educação: O Caso Maria Faustina”, de Maria Amélia Teles, refere-se ao levantamento do imaginário de um grupo de pessoas que conviveram com uma Babá negra e aponta para a existência dos preconceitos e a sua (des)consideração na educação. O texto “ O Imaginário de Professores de uma pré-escola de Brasíla”, de Bemadete Moreira Pessanha Cordeiro, diz respeito ao conhecimento/levantamento das representações imagético-simbólicas de um grupo de professores de uma Pré-escola de Brasília sobre a Gestão da Escola e a consideração da Paisagem Mental na Organização e gestão da educação.

Quanto à“Complexidade , Organização e Educação”, trata-se de síntese de estudos sobre as teorias de base dos textos aqui registrados e a aplicação do teste Arquétipo Teste de Nove Elementos - AT-9- como metodologia/instrumento capaz de captar a complexidade e o imaginário dos grupos. O escrito é extraído de pesquisa realizada pela professora ALTAIR MACEDO LAHUD LOUREIRO, sobre o imaginário de um grupo de idosos, professores aposentados de Brasília, pesquisa base da tese de doutorado aprovada, em 1993, pela Universidade de São Paulo - USP.

Espera-se, com está publicação, divulgar um pouco dos resultados/esforços que vimos empreendendo conjuntamente - professora e alunas-, na direção do entendimento de uma paradigmática aberta e abrangente da gestão, em particular, e da educação, em geral, sob a luz das teorias explicitadas.

ALTAIR MACEDO LAHUD LOUREIRO

Capítulos

  • Apresentação
    Altair Macedo Lahud Loureiro
  • 1 - Complexidade, Organização e Educação
    Altair Macedo Lahud Loureiro
  • 2 - O Preconceito Racial e a Educação - O caso Maria Faustina
    Maria Amélia Teles
  • 3 - O Imaginário de Professores de Uma Pré-Escola de Brasília
    Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

May 26, 2023

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.