Complexidade, imaginário, organização, e educação (Coleção textos universitários)
Palabras clave:
EducaçãoSinopsis
Este elenco de três textos significa uma parcial informação do processo de estudos e pesquisas realizados por PROFESSORA E ALUNAS do Curso de Pós-Graduação-Mestrado -em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, enquanto envolvidos na linha de Gestão da Educação - Antropologia das Organizações - do referido programa/curso.
Os escritos, aqui arrolados apresentam, ênfase nas teorias Organizacionais, Teoria do Imaginário, de Gilbert Durand, da Complexidade, de Edgar Morin, do Cotididano de Michel Maffesoli e da Culturanálise de Grupos, de Paula Carvalho, bem como prestigiam a utilização do Arquétipo Teste de Novos Elementos - A.T.9 *, de Yves Durand.
Na oportunidade da realização, em Recife-Pemambuco, do IX Ciclo de Estudos sobre o imaginário, que versou sobre Imaginário e Complexidade, os textos , aqui incluídos, foram apresentados por suas autoras - professora e alunas - e discutidos em conjunto pelos participantes do evento, tendo, na oportunidade , a confirmação da sua pertinência, coerência e valor acadêmico. Acredita-se, portanto, significativa sua publicação/divulgação sob a forma de Textos Universitários, considerando-se a possibilidade do seu mais amplo conhecimento, agora por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da referida faculdade de Educação, de outros núcleos e mesmos de fora da UnB, interessados nas dimensões, já explicitadas, neles enfocadas.
Sua consideração e uso poderá se dar em cursos de Antropologia das Organizações, disciplina emergente em várias universidades, entre elas: USP, UFMT, UFPE, UnB, Organização da Educação Brasileira - OEB -, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Administração da Educação, Gestão e outras. Poderá também funcionar como leitura,para iniciantes/curiosos no conhecimento das teorias de base dos escritos.
Os textos produzidos pelas alunas/mestrandas, hoje mestras, apresentam parte das pesquisas de campo e bibliográficas que fundamentam suasjá aprovadas dissertações.O Texto “ O Preconceito Racial e a Educação: O Caso Maria Faustina”, de Maria Amélia Teles, refere-se ao levantamento do imaginário de um grupo de pessoas que conviveram com uma Babá negra e aponta para a existência dos preconceitos e a sua (des)consideração na educação. O texto “ O Imaginário de Professores de uma pré-escola de Brasíla”, de Bemadete Moreira Pessanha Cordeiro, diz respeito ao conhecimento/levantamento das representações imagético-simbólicas de um grupo de professores de uma Pré-escola de Brasília sobre a Gestão da Escola e a consideração da Paisagem Mental na Organização e gestão da educação.
Quanto à“Complexidade , Organização e Educação”, trata-se de síntese de estudos sobre as teorias de base dos textos aqui registrados e a aplicação do teste Arquétipo Teste de Nove Elementos - AT-9- como metodologia/instrumento capaz de captar a complexidade e o imaginário dos grupos. O escrito é extraído de pesquisa realizada pela professora ALTAIR MACEDO LAHUD LOUREIRO, sobre o imaginário de um grupo de idosos, professores aposentados de Brasília, pesquisa base da tese de doutorado aprovada, em 1993, pela Universidade de São Paulo - USP.
Espera-se, com está publicação, divulgar um pouco dos resultados/esforços que vimos empreendendo conjuntamente - professora e alunas-, na direção do entendimento de uma paradigmática aberta e abrangente da gestão, em particular, e da educação, em geral, sob a luz das teorias explicitadas.
ALTAIR MACEDO LAHUD LOUREIRO
Capítulos
-
Apresentação
-
1 - Complexidade, Organização e Educação
-
2 - O Preconceito Racial e a Educação - O caso Maria Faustina
-
3 - O Imaginário de Professores de Uma Pré-Escola de Brasília
Descargas
Publicado
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.