Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
Palavras-chave:
Línguas estrangeiras - Estudo e ensino, Professores de línguas - Formação, Cidadania, Linguística aplicadaSinopse
Aprender línguas, na atualidade, envolve engajamento social e discursivo em um mundo multimodal, multicultural e multimidiático. Essa situação acaba por demandar dos professores um engajamento crítico em seu contexto de atuação e na realidade circundante ainda maior. Assumir posturas críticas, cidadãs, engajadas faz-se, portanto, necessário. Nessa linha, esta obra realizou um mapeamento da área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental I e II, focalizando questões de parametrizações, material didático, interação em sala de aula, avaliação e formação de professores, considerando centralmente uma preocupação com a criação de contextos informados, significativos e emancipatórios.
Capítulos
-
Prefácio
-
Apresentação
-
PARTE 1 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: POLÍTICAS, EXPERIÊNCIAS E IDENTIDADES
-
CAPÍTULO 1 - Políticas linguísticas em educação: o lugar incerto da formação docente
-
CAPÍTULO 2 - A política linguística brasileira para as línguas estrangeiras: confrontando discursos e práticas estatais
-
CAPÍTULO 3 - Experiências, crenças e identidades de professores de línguas em formação inicial: um olhar a partir de narrativas orais e visuais
-
CAPÍTULO 4 - Identidades de professores/as de inglês na mídia: tendências à homogeneização e possibilidades de contradiscursos
-
CAPÍTULO 5 - O uso de relatos pessoais para abordar questões identitárias no ensino e aprendizagem de línguas
-
CAPÍTULO 6 - O estágio supervisionado de língua inglesa à luz da Linguística Aplicada
-
CAPÍTULO 7 - Aprendendo a ser professor de inglês: uma experiência em sala de aula da rede pública de ensino
-
CAPÍTULO 8 - O Projeto Ceclla e a criação de uma comunidade de prática: questões sobre a necessidade de melhor formação linguística e o despertar para o papel social e político do professor
-
PARTE 2 - ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: TECNOLOGIAS, AVALIAÇÃO E DIRETRIZES
-
CAPÍTULO 9 - “Aprender sem fronteiras”: experiências de aprendizagem de alunos de língua inglesa
-
CAPÍTULO 10 - Práticas avaliativas no ensino de língua estrangeira para crianças
-
CAPÍTULO 11 - O Ensino Médio Inovador como um dos programas que pavimentou a reforma do ensino médio: o estado do Tocantins em análise
-
CAPÍTULO 12 - Letramento e discurso: a divulgação de textos por representantes do povo Mundurukú (PA) e a representação social do índio no século XXI
-
Posfacio
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.