Tecnologias Sustentáveis para a produção, transformação e comercialização de produtos da agricultura familiar

Autores

Ana Maria Resende Junqueira (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-6802-0070
Juliana Martins de Mesquita Matos (ed)
Faculdade CNA
https://orcid.org/0000-0002-0322-4785

Palavras-chave:

Inovação, Agricultura orgânica, Inclusão, Sustentabilidade

Sinopse

Nos tempos atuais, onde a ganância e o egoísmo se espalham por toda a sociedade, como uma doença infectocontagiosa, cabe-nos, de quando em vez, trazer à luz aspectos que não deveriam ser negligenciados e nem colocados em segundo plano nas mais diversas esferas do conhecimento e da vida. A obra aqui apresentada tem o propósito de debater aspectos polêmicos da produção de alimentos, primordial à nossa existência, bem como de apresentar caminhos plausíveis para a produção, onde o respeito ao homem, aos indivíduos e à natureza possam coexistir. A produção de alimentos baseada nos princípios da agroecologia contribui para essa coexistência, permitindo a inserção de agricultores familiares no segmento alimentício, para além da geração de emprego e renda no campo. Novos olhares sobre fazeres e saberes “antigos” são de forma respeitosa discutidos. A agricultura familiar é apresentada, com seus desafios e potencialidades, perpassando por soluções que tratam desde o sistema de produção orgânica, transformação de produtos e resíduos agrícolas, como pela produção de café, hortaliças e flores. Trabalhos de pesquisadores, professores, técnicos e estudantes do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília (CVTUnB), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, por meio desta obra, buscam colocar em evidência processos e tecnologias adaptadas à agricultura familiar. Que essa obra possa ser amplamente difundida e que sirva de inspiração para estudantes, professores, pesquisadores e produtores rurais na promoção de mudanças que contribuam para o processo de inclusão de pessoas, grupos e comunidades.

Capítulos

  • Apresentação
    Ana Maria Resende Junqueira, Juliana Martins de Mesquita Matos
  • Capítulo I - Associações e cooperativas agrícolas: uma análise comparativa e impactos na agricultura familiar brasileira
    Edimar dos Santos de Sousa Junior, Armando Fornazier, Karim Marini Thomé, Ana Maria Resende Junqueira, Juliana Martins de Mesquita Matos
  • Capítulo II - Avaliação de produção de café orgânico em unidades produtivas no DF e Ride
    Ermano Corrêa da Silva Junior, Ana Maria Resende Junqueira, João Paulo Guimarães Soares
  • Capítulo III - Processamento mínimo de hortaliças: técnicas aplicadas na gestão de qualidade e as novas oportunidades de mercado
    Anna Paula Rodrigues dos Santos, Ana Maria Resende Junqueira, Eloiza Aparecida Barbosa, Juliana Martins de Mesquita Matos
  • Capítulo IV - Secagem artesanal de plantas medicinais e oportunidade de mercado para o agricultor familiar
    Laryssa Brito Tavares, Ana Maria Resende Junqueira, Juliana Martins de Mesquita Matos
  • Capítulo V - A teoria da memória como metodologia de investigação em cadeias agroalimentares – estudo de caso sobre memória involuntária e gustativa em cajuzinho-do-cerrado
    Aline de Oliveira Monteiro, Ana Maria Resende Junqueira
  • Capítulo VI - Fabricação de papel com casca de pequi (Caryocar brasiliense Camb.) e confecção de embalagem artesanal
    Sara Brito de Oliveira, Ana Maria Resende Junqueira
  • Capítulo VII - Levantamento dos canais de distribuição de plantas alimentícias não convencionais (Panc) em Brasília-DF: o caso da Bertalha (Basella alba)
    Juliana Martins de Mesquita Matos, Priscila Brelaz da Silva, Camila Cembrolla Telles, Ana Maria Resende Junqueira
  • Capítulo VIII - Produção de flores orgânicas e agricultores familiares: novas oportunidades de mercado
    Eloiza Aparecida Barbosa, Naiany Candida Andrade da Silva, Ana Maria Resende Junqueira, Juliana Martins de Mesquita Matos
  • Sobre os autores
  • Sobre as organizadoras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Resende Junqueira, Universidade de Brasília (UnB)

Graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília, Brasília (1984). PhD em Produção Vegetal, pela University of Wales, Grã-Bretanha (1994). Pós-Doutorado em Gestão da Qualidade na Produção Agrícola, pela University of Queensland, Austrália (2006). Atua no ensino de Graduação em Agronomia e nos Cursos de Pós-graduação em Agronomia e Pós-Graduação em Agronegócios. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios. - Propaga/UnB (2019-2021). Tutora do Programa de Educação Tutorial em Agronomia. Atuou como Coordenadora do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade de Brasília (2010-2014). Coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília (CVTUnB) desde 2013. Atua nas áreas de produção vegetal, manejo integrado de pragas, sistemas sustentáveis de cultivo de hortaliças, contaminação química e microbiológica de alimentos e em percepção de consumidores sobre a qualidade de produtos agrícolas.

Juliana Martins de Mesquita Matos, Faculdade CNA

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2006), mestre em Ciências Florestais (2009) e doutora em Ciências Florestais (2014) pela mesma Universidade. Licenciatura em Pedagogia (2015). Pós-doutorado em Agronegócios pela FAV – UnB (2018). MBA em Direito Ambiental, pelo Centro Universitário Uninter (2018). Consultora da Embrapa-Cenargen na estruturação do Espaço Educacional Caminho Sustentável – Circuito Educacional para divulgação científica (2011-2013). Assistente da Gerencia de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Brasília (2009). Colaboradora Técnica do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da UnB (2015-2018). Instrutora do Curso de Sensibilização Ambiental do MPDFT aplicado aos apenados de ilícitos ambientais (2017-2018). Atua na elaboração de projetos educacionais com foco na divulgação científica e na educação ambiental.

Edimar dos Santos de Sousa Junior

Doutorando em Agronomia pela Universidade de Brasília e mestre em Agronegócios pela mesma Universidade. Tem MBA em Administração em Agronegócios e Biotecnologia pela Uninter e é residente em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduou-se em Agronomia também pela UFRRJ. Atua em agronegócios e grandes culturas, com foco em cereais, grãos e sementes, hortifrúti, agricultura orgânica, agroecologia, produção vegetal e desenvolvimento sustentável, agricultura familiar e educação rural.

Armando Fornazier, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV/UnB. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP com Estágio de Doutoramento em Wageningen University (Países Baixos). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007). Tem experiência em Economia Agrícola, Economia Institucional, Cadeias Produtivas Agroindustriais, Mercados Institucionais e políticas públicas de desenvolvimento rural.

Karim Marini Thomé, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Administração, com estágio pós-doutoral na Stockholm School of Economics e na Uppsala University. Professor na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária/UnB. Professor do Propaga/UnB.

Ermano Corrêa da Silva Junior, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília – UnB/DF, 2018. É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (2000), com especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Católica de Goiás e Especialização em Contabilidade Pública pela Universidade GranFortaleza. Possui trabalhos com enfoque em Sustentabilidade na Gestão ambiental e Eficiência de Unidades produtivas. Analista da Secretaria de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Embrapa.

João Paulo Guimarães Soares, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) / Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Zootecnia (Produção Animal) pela Unesp-FCAVJ. Pesquisador da Embrapa Cerrados e do Propaga/UnB. Áreas de atuação: Agricultura orgânica, agricultura familiar e impactos ambientais.

Anna Paula Rodrigues dos Santos

Graduada em Agronomia pela Universidade de Brasília (2005), com mestrado em Agronegócios (2008) e doutorado em Agronomia (2016) pela mesma Universidade. Professora titular da União Pioneira de Integração Social. Atua nas áreas de análise sensorial, agricultura orgânica, aceitação do consumidor e seleção de sistemas.

Eloiza Aparecida Barbosa

Engenheira Agrônoma pela Universidade de Brasília (2017). Estagiou na área de Agronomia, com ênfase em Produção Sustentável. Atuou como estagiária na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, dando apoio ao desenvolvimento de pesquisas em campo na Fazenda Água Limpa e publicações científicas realizadas pelo Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade de Brasília. Atuou como estagiária, no Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lotada na Divisão de Agricultura Conservacionista, Florestas Plantadas e Mudanças Climáticas.

Laryssa Brito Tavares, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Gestão de Agronegócios pela Universidade de Brasília, participante do Gecomp (Grupo de Estudo sobre a Competitividade e Sustentabilidade do Agronegócio). Estagiária de Pesquisa e Extensão no Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília. Bolsista do Programa de Iniciação Científica – UnB. Graduanda em Contabilidade, UnB.

Aline de Oliveira Monteiro

Mestre em Agronegócio pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (Propaga – UnB). Graduada em Gastronomia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2015). Atua na área de Nutrição, com ênfase em Gastronomia, valorização de frutos do Cerrado, agroextrativismo no Cerrado, agricultura familiar. Ênfase em: desenvolvimento rural, pluriatividade na agricultura familiar, tendências alimentares e antropologia e sociologia da alimentação.

 

Sara Brito de Oliveira, Centro Vocacional Tecnológico

Graduada em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Brasília. Estagiária Técnica do Centro Vocacional Tecnológico. Bolsista do Programa de iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Priscila Brelaz da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Graduanda em Agronomia pela Universidade Brasília. Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Agronomia.

Camila Cembrolla Telles

Doutora, mestre e graduada em Agronomia pela Universidade de Brasília. Atua nas áreas de produção agrícola sustentável, produção de hortaliças não convencionais e consorciação de culturas.

Naiany Candida Andrade da Silva

Graduada em Agronomia pela Universidade Brasília. Atuou em pesquisa de produção de flores de corte produzidas sob o sistema orgânico realizado pelo Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

junho 25, 2021

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5846-147-0

Publication date (01)

2021