Trabalho, direitos e desigualdades na realidade brasileira

Autores/as

Reginaldo Ghiraldelli (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-9229-7686

Palabras clave:

Trabalho - Aspectos sociais, Direitos sociais, Política social, Desigualdade social

Sinopsis

A coletânea organizada por Reginaldo Ghiraldelli reúne capítulos que são resultado de pesquisas de integrantes do Trasso (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social). Abrange temas importantes, como as questões relacionadas ao trabalho e aos direitos sociais, especialmente neste momento histórico, caracterizado por um clima de obscurantismo e de subtração do compromisso do Estado com o sistema de proteção social.
Os capítulos abordam diferentes aspectos da realidade, com destaque para a situação do mundo do trabalho e a realização dos direitos sociais. Dentre os temas estudados, analisam-se a configuração do trabalho no contexto de reformas, o sindicalismo, a problemática do trabalho temporário, a participação social na política de saúde do trabalhador, a necessária efetivação de uma política de educação permanente para trabalhadores da assistência social, as expressões do trabalho precário na assistência social, as condições de trabalho e as intervenções profissionais de assistentes sociais na área da saúde.
Trata-se de uma obra cuidadosa, que explora diversas questões com olhar crítico e abordagem científica, voltada para pesquisadores e profissionais da área, mas também para todos aqueles que desejam ter uma visão aprofundada dos problemas atuais, em contraste com os slogans superficiais e mistificadores da realidade contemporânea.

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reginaldo Ghiraldelli, Universidade de Brasília (UnB)

Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Realizou estágio de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (Itália). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (Trasso).

Andreia de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Serviço Social, mestrado em Saúde Púbica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (Trasso).

Eduardo Augusto Rodrigues Barros, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Serviço Social e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). É assistente social da carreira pública socioeducativa do Distrito Federal. Pesquisador e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (Trasso).

Michelly Ferreira Monteiro Elias, Universidade de Brasília (UnB)

Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (Trasso).

Natália Pereira Caixeta, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Serviço Social e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como assistente social na área da educação no Distrito Federal. Pesquisadora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (Trasso).

Regiane Cota e Rocha, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). É doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Servidora pública lotada na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal. Pesquisadora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (Trasso).

Renata Maria da Conceição Freitas

Possui graduação em Serviço Social e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). É assistente social do município de Várzea Grande (MT), lotada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Pesquisadora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (Trasso).

Descargas

Publicado

abril 13, 2021

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-5846-016-9

Fecha de publicación (01)

2021