Trabalho, direitos e desigualdades na realidade brasileira
Keywords:
Trabalho - Aspectos sociais, Direitos sociais, Política social, Desigualdade socialSynopsis
A coletânea organizada por Reginaldo Ghiraldelli reúne capítulos que são resultado de pesquisas de integrantes do Trasso (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social). Abrange temas importantes, como as questões relacionadas ao trabalho e aos direitos sociais, especialmente neste momento histórico, caracterizado por um clima de obscurantismo e de subtração do compromisso do Estado com o sistema de proteção social.
Os capítulos abordam diferentes aspectos da realidade, com destaque para a situação do mundo do trabalho e a realização dos direitos sociais. Dentre os temas estudados, analisam-se a configuração do trabalho no contexto de reformas, o sindicalismo, a problemática do trabalho temporário, a participação social na política de saúde do trabalhador, a necessária efetivação de uma política de educação permanente para trabalhadores da assistência social, as expressões do trabalho precário na assistência social, as condições de trabalho e as intervenções profissionais de assistentes sociais na área da saúde.
Trata-se de uma obra cuidadosa, que explora diversas questões com olhar crítico e abordagem científica, voltada para pesquisadores e profissionais da área, mas também para todos aqueles que desejam ter uma visão aprofundada dos problemas atuais, em contraste com os slogans superficiais e mistificadores da realidade contemporânea.
Chapters
-
Prefácio
-
Apresentação
-
Capítulo 1 - Trabalho, contrarreformas e (des)proteção social no Brasil
-
Capítulo 2 - Classe trabalhadora, novo sindicalismo e autoemancipação
-
Capítulo 3 - O trabalho temporário no Estado capitalista
-
Capítulo 4 - A participação social no campo da saúde do trabalhador e da trabalhadora
-
Capítulo 5 - A Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social
-
Capítulo 6 - As multifaces do trabalho precário no Sistema Único de Assistência Social
-
Capítulo 7 - Ações profissionais e condições de trabalho de assistentes sociais na Atenção Primária à Saúde
-
Sobre os autores e as autoras