Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: percursos e práticas em cotidianos - Volume 3
Palabras clave:
Educação inclusiva, Desenvolvimento humano, Inclusão escolarSinopsis
Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e da UAB/UnB.
Capítulos
-
Apresentação
-
Percursos mediados
-
Capítulo 1 - Percursos dialógicos no ensinar-aprender de uma professora e uma jovem estudante com Síndrome de Down
-
Capítulo 2 - O Moodle como instrumento de mediação pedagógica de uma professora com deficiência visual
-
Capítulo 3 - Lousa digital: uma ferramenta para a inclusão
-
Capítulo 4 - Autismo em tempo de inclusão: percursos do caso Rafael
-
Capítulo 5 - Dialogando com o Transtorno do Espectro Autista: um estudo narrativo de caso
-
Práticas estruturadas
-
Capítulo 6 - A inclusão de aluno hipoacúsico: um estudo de caso
-
Capítulo 7 - Processos comunicativos de crianças com paralisia cerebral
-
Capítulo 8 - Criatividade no ensino: percursos de inclusão
-
Capítulo 9 - O circo: uma proposta de ação inclusiva em Educação Física para a Educação Básica
-
Capítulo 10 - O lúdico e a arte como meios facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência inseridos na escola regular
-
Capítulo 11 - A aprendizagem matemática no contexto da sala de recursos: interações e adequações curriculares no processo ensino-aprendizagem
-
Percursos e práticas em cotidianos
-
Capítulo 12 - Questões contemporâneas sobre educação hospitalar para a criança e a família
-
Capítulo 13 - A participação das famílias na inclusão educacional de um aluno com deficiência sem laudo médico/diagnóstico
-
Capítulo 14 - Violência contra crianças e adolescentes com deficiências e suas repercussões na Educação Inclusiva
-
Capítulo 15 - Como educar para um mundo nupérrimo
-
Sobre os autores
Descargas
![](https://livros.unb.br/public/presses/1/submission_630_692_coverImage_pt_BR_t.jpg)
Publicado
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.