Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: percursos e práticas em cotidianos - Volume 3

Authors

Silviane Barbato (ed), Universidade de Brasília (UnB); Rossana Beraldo; Patrícia Campos-Ramos; Raquel Santana (ed), Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); Diva Maciel; Gabriela Mietto (ed), Universidade de Brasília (UnB)

Keywords:

Educação inclusiva, Desenvolvimento humano, Inclusão escolar

Synopsis

Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e da UAB/UnB.

Chapters

  • Apresentação
    Patrícia Campos-Ramos, Rossana Beraldo, Silviane Barbato
  • Percursos mediados
  • Capítulo 1 - Percursos dialógicos no ensinar-aprender de uma professora e uma jovem estudante com Síndrome de Down
    Silviane Barbato, Fabíola Souza de Ribeiro, Rossana Beraldo
  • Capítulo 2 - O Moodle como instrumento de mediação pedagógica de uma professora com deficiência visual
    Débora Machado, Geane de Jesus Silva
  • Capítulo 3 - Lousa digital: uma ferramenta para a inclusão
    Cristiane Pacheco, Raquel Santana
  • Capítulo 4 - Autismo em tempo de inclusão: percursos do caso Rafael
    Emilene Coco dos Santos, Juliana Eugênia Caixeta
  • Capítulo 5 - Dialogando com o Transtorno do Espectro Autista: um estudo narrativo de caso
    Tainá Mani Almeida, Priscila Pires Alves, Lucia Maria de Assis
  • Práticas estruturadas
  • Capítulo 6 - A inclusão de aluno hipoacúsico: um estudo de caso
    Marcélia Fiedler Bremer Souza, Celeste Azulay Kelman
  • Capítulo 7 - Processos comunicativos de crianças com paralisia cerebral
    Ingrid Brandão Lapa, Silviane Barbato
  • Capítulo 8 - Criatividade no ensino: percursos de inclusão
    Eloisa de Fátima Cunha, Edileusa Borges Porto-Oliveira, Suellen Cristina Rodrigues Kotz, Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho
  • Capítulo 9 - O circo: uma proposta de ação inclusiva em Educação Física para a Educação Básica
    Viviane Flávia Cardoso, Juliana Eugênia Caixeta
  • Capítulo 10 - O lúdico e a arte como meios facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência inseridos na escola regular
    Christiane Torloni Torres, Raquel Santana
  • Capítulo 11 - A aprendizagem matemática no contexto da sala de recursos: interações e adequações curriculares no processo ensino-aprendizagem
    Raimunda Maria de Oliveira, Gabriela Mietto
  • Percursos e práticas em cotidianos
  • Capítulo 12 - Questões contemporâneas sobre educação hospitalar para a criança e a família
    Kathelem de Oliveira dos Santos França, Patrícia Campos-Ramos, Fabiana da Silva
  • Capítulo 13 - A participação das famílias na inclusão educacional de um aluno com deficiência sem laudo médico/diagnóstico
    Tânia de Sousa Lima, Patrícia Campos-Ramos
  • Capítulo 14 - Violência contra crianças e adolescentes com deficiências e suas repercussões na Educação Inclusiva
    Neulabihan Mesquita e Silva Montenegro, Gabriela Mietto
  • Capítulo 15 - Como educar para um mundo nupérrimo
    Maria do Amparo de Sousa
  • Sobre os autores

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silviane Barbato, Universidade de Brasília (UnB)

Professora associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília. Coordena o Laboratório de Pesquisa e Inovação Ágora-Psyché, responsável por plano de trabalho no Capes PrInt/UnB. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPPCult). Estuda convencionalização e dinâmicas dialógicas, e interpretações de si em processos de transição.

Rossana Beraldo

Tem pós-doutorado pelo PGPDS-UnB, com duplo doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano (UnB) e em Psicologia pela Università Degli Studi di Parma, Itália. Membro do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPPCult). Estuda a produção de significados na intersubjetividade e processos de convencionalização em práticas de ensino-aprendizagem em contextos digitais e analógicos.

Patrícia Campos-Ramos

Psicóloga clínica, doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDE/IP/UnB). Professora em cursos de Educação Especial e Inclusiva (UAB/UnB; UAB/UFABC). Pesquisadora de temas relacionados ao desenvolvimento e à educação, especialmente as transições escolares, a participação da criança e da família, as inter-relações família-escola; e a inclusão.

Raquel Santana, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professora da SEEDF. Coordena atividades de gestão das ações de formação continuada da Gerência de Pesquisa e Formação Continuada para Modalidades da Educação Básica, na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação. Estuda os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes na perspectiva inclusiva

Gabriela Mietto, Universidade de Brasília (UnB)

Psicóloga, professora do PED/IP e do Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da UnB. Pesquisadora do Laboratório Ágora Psyché (IP/UnB) e dos Grupos de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPPCult); e Desarrollo Temprano y Educación (UAM, Espanha). Estuda o desenvolvimento da criança pequena e processos de inclusão.

Downloads

Published

fevereiro 4, 2025

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-5846-062-6