Educação, pobreza e desigualdade social: a iniciativa EPDS na Universidade de Brasília (2017-2018)

Autores/as

Alexandre Pilati (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-1811-2118
Cynthia Bisinoto (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-2188-5592
Natalia de Souza Duarte (ed)
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Silvia Cristina Yannoulas (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-6662-9528

Palabras clave:

Educação, Desigualdade social, Pobreza

Sinopsis

Este livro é fruto de pesquisas desenvolvidas ao longo da Iniciativa do curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social (IEPDS UnB), realizada entre julho de 2017 e dezembro de 2018 pela Universidade de Brasília. A iniciativa foi fruto de parceria com a extinta Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

Os cinco capítulos exploram as relações entre educação, pobreza e desigualdade social e revelam inúmeras contradições sociais historicamente inviabilizadas. De modo mais específico os textos abordam o direito à educação e à alimentação de qualidade, as condicionalidades dos programas de transferência de renda, uma revisão das produções científicas sobre educação, pobreza e desigualdade social em quase duas décadas, bem como o perfil dos cursistas e das especificidades da Iniciativa do curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social realizado pela UnB.

O conjunto de reflexões apresentadas nesta obra direcionam-se tanto aos estudiosos da temática quanto aos gestores públicos e aos profissionais da educação, do serviço social e das ciências sociais.

Capítulos

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Biografía del autor/a

Alexandre Pilati, Universidade de Brasília (UnB)

É Professor Associado do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília – UnB. É atualmente diretor técnico de extensão da UnB e foi Coordenador Adjunto da IEPDS UnB (2017/2018).

Natalia de Souza Duarte, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Graduada em Educação Física e Pedagogia, é mestre em Educação, doutora e pós-doutora em Política Social pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal há 31 anos, é integrante do Fórum Distrital de Educação, o Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social e o Fórum Nacional Popular de Educação. É diretora da ANPAE/DF e pesquisadora do grupo TEDis da UnB. Desenvolveu tecnologia educacional para alfabetizar aprovada pelo MEC e recomendada pelo Guia de Tecnologias 2011/2012.

Silvia Cristina Yannoulas, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais / Sede Acadêmica Argentina (FLACSO/Argentina), Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós Doutorada em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Serviço Social (SER) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB. Líder do grupo de pesquisa TEDis – Trabalho, Educação e Discriminação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Adir Valdemar Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Educação e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado do Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC. Coordenador do Programa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social e Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (GPEPDS). Realiza Estágio Pós-Doutoral em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) no período de 14/02/18 a 30/12/18, com Bolsa PNPD/CAPES

Adriano Vinício da Silva do Carmo, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juíz de Fora. Mestre em Comunicação pela mesma Universidade. Professor do Instituto Federal de Brasília.

Camila Potyara Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Socióloga, mestre e doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB. Pesquisadora do Grupo de Estudos Político-sociais (POLITIZA/PPGPS/UnB) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS/CEAM/UnB).

Gabriela Fogaça Alves Pinheiro, Universidade de Brasília (UnB)

Estudante de graduação Curso de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação (TEDis). Realizou a atualização preliminar da coleta de dados sobre produção acadêmica relativa à Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) como atividade de iniciação científica.

Leila D’Arc Sousa

Graduada em Arquivologia e em licenciatura para educação profissional, é especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça e mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Foi professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal por 30 anos. É militante dos Movimentos Feminista e Grupo de Mães pela Diversidade.

Rafael Monteiro da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Grupo de Pesquisa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (GPEPDS).

Rosa Helena Stein, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente Social, Mestre em Política Social e Doutora em Sociologia, pela Universidade de Brasília. Realizou estágio Pós-Doutoral em Serviço Social, na Universidade Autônoma de Barcelona em intercambio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (dezembro 2009 a março 2010), e em Sociologia, na Universidade de Alcalá/Madri (setembro 2012 a 30 agosto 2013), junto ao Grupo de Investigação em Política Social Joaquín Costa -UAH. Professora Associada, do Departamento de Serviço Social (SER) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB, aposentada em 2018. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Seguridade Social e Trabalho (GESST/UnB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS/CEAM/UnB).

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setembro 10, 2020

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ISBN-13 (15)

978-65-5846-048-0

Fecha de publicación (01)

2020