Educação, pobreza e desigualdade social: a iniciativa EPDS na Universidade de Brasília (2017-2018)
Keywords:
Educação, Desigualdade social, PobrezaSynopsis
Este livro é fruto de pesquisas desenvolvidas ao longo da Iniciativa do curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social (IEPDS UnB), realizada entre julho de 2017 e dezembro de 2018 pela Universidade de Brasília. A iniciativa foi fruto de parceria com a extinta Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).
Os cinco capítulos exploram as relações entre educação, pobreza e desigualdade social e revelam inúmeras contradições sociais historicamente inviabilizadas. De modo mais específico os textos abordam o direito à educação e à alimentação de qualidade, as condicionalidades dos programas de transferência de renda, uma revisão das produções científicas sobre educação, pobreza e desigualdade social em quase duas décadas, bem como o perfil dos cursistas e das especificidades da Iniciativa do curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social realizado pela UnB.O conjunto de reflexões apresentadas nesta obra direcionam-se tanto aos estudiosos da temática quanto aos gestores públicos e aos profissionais da educação, do serviço social e das ciências sociais.
Chapters
-
Apresentação: O curso de aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social na Universidade de Brasília – IEPDS UnB (2017/2018)
-
O curso EPDS no DF: conquistas e desafios
-
Perfil dos/as cursistas EPDS comparado: EPDS/UFSC e EPDS/UnB
-
Condicionalidades dos programas de transferência de renda e compreensões dos cursistas EPDS no DF
-
O direito humano à alimentação adequada e a alimentação escolar no Distrito Federal
-
A literatura científica sobre educação, pobreza e desigualdade social – duas décadas de produção acadêmica brasileira sobre EPDS
-
Sobre os autores
Downloads
References
O curso EPDS no DF: conquistas e desafios
ARROYO, Miguel Gonzales. Pobreza, desigualdades e educação. Módulo Introdutório. In: Curso de Especialização em Educação, pobreza e desigualdade social. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/. Acesso em: 25 set. 2018.
BITTENCOURT, Ibsen Mateus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014.
CASTEL, Robert. A discriminação negativa: cidadãos ou autóctones. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
CORTINA, Adela. Aporofobia, el rechazo al pobre. Un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós Espasa Libros, 2017.
COSTA, Fernando Braga. Homens Invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Globo, 2004.
COSTA, Fernando Braga da. Moisés e Nilce: retratos biográficos de dois garis. Um estudo de psicologia social a partir de observação participante e entrevistas. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
DUARTE, Natalia de S. Política Social: um estudo sobre educação e pobreza. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
DUBET, Francois. As desigualdades multiplicadas. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 05-19, mai./ago., 2001.
DUBET, Francois. O que é uma Escola Justa? A Escola das Oportunidades. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
FREITAS, Luiz Carlos. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, v. 23, n. 80, p. 299-325, 2002.
GONÇALVES FILHO, José Moura. A invisibilidade pública (Prefácio). In: COSTA, Fernando Braga da. Homens Invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Globo, 2004, p. 06-34.
OFFE, Claus. Capitalismo Desorganizado. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação básica: Gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
PEREGRINO, Mônica. Trajetórias desiguais: um estudo sobre os processos de escolarização pública de jovens pobres. Rio de Janeiro: Garamons, 2010.
SANTOS, Boaventura. Para uma concepção multicultural de direitos humanos. Contexto Internacional, v. 23, n. 1, p. 7-34, 2001.
SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso: da escravidão à Lava-Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
UNICEF. Pobreza na infância e na adolescência. UNICEF, 2018. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/pobreza_infancia_adolescencia.pdf. Acesso em: 23 ago. 2018.
VEIGA, Ilma P. de A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, v. 23, n. 61, p. 267-281, 2003.
YANNOULAS, Silvia C. (Coord.). A convidada de pedra: mulheres e políticas públicas de trabalho e renda. Brasília: FLACSO; Abaré, 2003.
Perfil dos/as cursistas EPDS comparado: EPDS/UFSC e EPDS/UnB
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Disponível em: http://pdet.mte.gov.br/rais?view=default. Acesso em: 25 jun. 2018.
DUARTE. Natália de S. Uma crítica da relação entre educação e pobreza. In: YANNOULAS, Silvia C. (Coord.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 67-86. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31210/1/LIVRO_PoliticaEducacionalPobreza.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.
GOMES, Carlos A. T; DUARTE, Marisa R. T. Os últimos serão os mais pobres? Evolução da desigualdade de infraestrutura escolar no Brasil (2007-2013). In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Formação e pesquisa no âmbito da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, p. 243-293. Disponível em: http://fliphtml5.com/wskm/fvcb/. Acesso em: 26 jun. 2018.
IBGE. Censo demográfico 2010: aglomerados subnormais – primeiros resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/92/cd_2010_aglomerados_subnormais.pdf. Acesso em: 25 jun. 2018.
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira - 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101459.pdf. Acesso em: 26 jun. 2018.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua - Educação 2016/2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101576_informativo.pdf. Acesso em: 26 jun. 2018.
INEP. Sinopse estatísticas da Educação Básica 2015. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacaobasica. Acesso em: 11 jul. 2018.
INEP. Sinopse estatísticas da Educação Básica 2017. Brasília: INEP, 2017a. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacaobasica. Acesso em: 11 jul. 2018.
INEP. Nota Técnica Nº 10/2017/CGCQTI/DEED. Brasília: INEP, 2017b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/rendimento_medio_docentes/rendimento_medio_docentes_2014.pdf. Acesso em: 25 jun. 2018.
MATTEI, Lauro. A pobreza e suas interfaces multidisciplinares. In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Reflexões sobre a pobreza: concepções, enfrentamentos e contradições. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, p.23-79. Disponível em: http://fliphtml5.com/wskm/whai/. Acesso em: 13 jul. 2018.
NOVAES, Luis C. A formação des(continuada) dos professores temporários: provisoriedade e qualidade de ensino. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 247-265, mai./ago., 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2392/2308. Acesso em: 11 jul. 2018.
PASSOS, Joana C. dos. Relações raciais, cultura acadêmica e tensionamentos após ações afirmativas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 02, p. 155-182, abr./jun., 2015. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2017/04/0102-4698-edur-31-02-00155.pdf. Acesso em: 21 jun. 2018.
REGO, Walquíria L; PINZANI, Alessandro. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
REGO, Walquiria L; PINZANI, Alessandro. Pobreza e cidadania. Módulo I. Curso de Especialização em Educação, pobreza e desigualdade social. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/. Acesso em: 25 out. 2016.
SANTOS, João B. S. dos. Professores temporários da Rede Estadual de São Paulo: análise da política de pessoal da perspectiva orçamentária. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://vml029.epm.br/bitstream/handle/11600/39226/Publico-39226.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 11 jul. 2018.
YANNOULAS, Sílvia C. Feminização ou feminilização? Apontamentos em torno de uma categoria. Temporalis, Brasília (DF), ano 11, n. 22, p. 271-292, jul./dez., 2011. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1368/1583. Acesso em: 20 jun. 2018.
YANNOULAS, Sílvia C.; DUARTE, Natália de S. Conversando com as professoras de educação básica. In: YANNOULAS, Sílvia C. (Coord.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 215-233. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31210/1/LIVRO_PoliticaEducacionalPobreza.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.
VIANNA, Cláudia P. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia C. (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília, DF: Abaré, 2013, p. 159-180. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31211/1/LIVRO_TrabalhadorasAnaliseFeminizacao.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.
Condicionalidades dos programas de transferência de renda e compreensões dos cursistas EPDS no DF
ABRAMOVICH, Víctor. Una aproximación al enfoque de derechos en las estrategias y políticas de desarrollo. Revista de la Cepal, v. 88, p. 35-50, abr. 2006. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/11102/1/088035050_es.pdf. Acesso em: 28 jun. 2018.
ABRAMOVICH, Víctor; PAUTASSI, Laura. El enfoque de derechos y la institucionalidad de las políticas sociales. In: ABRAMOVICH, Víctor; PAUTASSI, Laura (Orgs). La revisión judicial de las políticas sociales. Estudio de casos. Buenos Aires: Ed. Del Puerto, 2009, p. 276-340.
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2000/2001. Luta contra a Pobreza. Panorama Geral. Washington, D. C., 2001 Disponível em: http://web.worldbank.org. Acesso em: 25 jun. 2018.
BARBIER, Jean-Claude. Para un balance del workfare y de la activación de la protección social. In: CASTEL, Robert; DUVOUX, Nicolas (Dirs.). El povenir de la solidaridad. Trad. Pablo Betesh. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Nueva Visión, 2014, p. 37-56.
BEHRIN, Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social. Fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Biblioteca básica de Serviço Social, v. 2.
BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em Contra-Reforma: Desestruturação do Estado e Perda de Direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BOSCHETTI, Ivanete; TEIXEIRA, Sandra Oliveira. Em defesa da política de assistência social e o trabalho do assistente social. CFESS Manifesta. 2º Seminário Nacional sobre O Trabalho do Assistente Social na Política de Assistência Social. Brasília: CFESS, 2018. Disponível em: http://www.cfess.org.br/visualizar/manifesta. Acesso em: 01 ago. 2018.
BOSCHETTI, Ivanete. Assistência social e trabalho no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2016.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 01 ago. 2018.
BRASIL. IBGE. As entidades de assistência social privada sem fins lucrativos no Brasil: 2014-2015: unidades de prestação de serviços socioassistenciais. IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94686.pdf. Acesso em: 20 mai. 2018.
BRASIL. IBGE. As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil 2010. Estudos e Pesquisas Informação Económica, n. 20. Rio de Janeiro: IPEA, IBGE, 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv62841.pdf. Acesso em: 20 mai. 2018.
BRASIL. MDS. CENSO Suas 2016. Análise dos componentes sistêmicos da Política de Assistência Social. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/publicacao_eletronica/muse/Censo2016/index.html. Acesso em: 20 mai. 2018.
BRASIL. MDS. SAGI. Relatórios de Informações Sociais. RI Bolsa Família e Cadastro Único. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/portal/. Acesso em: 20 mai. 2018.
CARLOTO, Cassia Maria. Condicionalidades nos Programas de Transferência de Renda e autonomia das mulheres. Sociedade em Debate, Pelotas, v. 18, n. 2, p. 121-130, jul./dez., 2012.
CARUSO, Pablo Ignacio. Un remedio peor que la enfermedad: la vía neoliberal de lucha contra la pobreza en América Latina. Con énfasis en el caso argentino. Centro Interdisciplinario para el estudio de política públicas – CIEPP. Buenos Aires, Documento Trabajo n. 38, febrero 2003, 35 p. Disponível em: http://www.ciepp.org.ar/images/ciepp/docstrabajo/doc%2038.pdf. Acesso em: 25 mai. 2018.
CASTAÑEDA, Tarcisio; LINDERT, Kathy. O desenho e a implementação dos sistemas de focalização familiar: lições da América Latina e dos Estados Unidos. Social Protection Unite. Banco Mundial. (Séries sobre Redes de Segurança Social). Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/SOCIALPROTECTION/Resources/0526Portuguese.pdf. Acesso em: 22 mai. 2018.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTEL, Robert. Políticas del riesgo y sentimiento de inseguridad. In: CASTEL, Robert et al. Individuación, precariedad, inseguridad. Buenos Aires: Paidós, 2013.
CASTEL, Robert. De la protección social como derecho. In: CASTEL, Robert; DUVOUX, Nicolas (Dirs.). El povenir de la solidaridad. Trad. Pablo Betesh. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Nueva Visión, 2014, p. 7-20.
CECCHINI, S; MADARIAGA, A. Balance de la experiencia reciente en América Latina y el Caribe. Cuadernos de la CEPAL, n, 95, 2011. Disponível em: www.cepal.org. Acesso em: 20 mai. 2018
CECCHINI, S.; MARTÍNEZ, R. Protección social inclusiva en América Latina. Una mirada integral, un enfoque de derechos. Naciones Unidas, Santiago de Chile, 2011. Disponível em: www.cepal.org. Acesso em: 20 mai. 2018.
CECCHINI, Simone. Transferências condicionadas na América Latina e Caribe: da inovação à consolidação. In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes (Orgs.). Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013, p. 297-304. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_bolsafamilia_10anos.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
CECCHINI, Simone; ATUESTA, Bernardo. Programas de transferencias condicionadas en América Latina y el Caribe. Tendencias de cobertura e inversión. Serie Políticas Sociales, n. 224. CEPAL. Naciones Unidas, Santiago, jun 2017. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/41811/1/S1700419_es.pdf. Acesso em: 20 mai. 2018.
CEPAL. Comisión Económica para América Latina y el Caribe. Panorama social de América Latina 2016. Aciones Unidas, 2017. Disponível em: www.cepal.org. Acesso em: 10 jun. 2018.
CEPAL. Comisión Económica para América Latina y el Caribe. Panorama social de América Latina 2015. Naciones Unidas, 2016. Disponível em: www.cepal.org. Acesso em: 10 jun. 2018.
CEPAL. Brechas, ejes y desafíos en el vínculo entre lo social y lo productivo. Segunda Reunión de la Conferencia Regional sobre el Desarrollo Social de América Latina y el Caribe. Montevideo (LC/CDS.2/3), 2017a. Disponívelem: www.cepal.org. Acesso em: 20 mai. 2018.
CEPAL. Desarrollo social inclusivo. Una nueva generación de políticas para superar la pobreza y reducir la desigualdad en América Latina y el Caribe. (Conferencia Regional sobre el Desarrollo Social de América Latina y el Caribe. Lima, 2 a 4 de nov. 2015). (LC.L/4056/Rev.1), 2016a. Disponível em: www.cepal.org. Acesso em: 20 mai. 2018.
CEPAL. Transferencias de ingresos para la erradicación de la pobreza. Dos décadas de experiencia en los países de la Unión de Naciones Suramericanas (UNASUR). Naciones Unidas, Santiago de Chile, 2014. (LC/L.3925). Disponível em: www.cepal.org. Acesso em: 15 ago. 2018.
CIRENO, Flávio; SILVA, Joana; PROENÇA, Rafael Prado. Condicionalidades, desempenho e percurso escolar de beneficiários do programa bolsa família. In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes (Orgs.). Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013, p. 297-304. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_bolsafamilia_10anos.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
COADY, David; GROSH, Margaret; HODDNOTT, John. La focalización de las transferencias en los países en desarrollo: Revisión de lecciones y experiencias. Washington, D.C., Banco Mundial: IFRI (Instituto Internacional de Investigaciones sobre Políticas Alimentares), 2004.
COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Los programas de transferencias con Corresponsabilidad en América Latina: similitudes y diferencias. In: COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Transferencia con corresponsabilidad. Una mirada latinoamericana. México : SEDESOL, 2006, p. 85-136.
DELGADO, Guilherme. A questão agrária no Brasil, 1950-2003. In: JACCOUD, Luciana (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005, p. 51-90.
ESPING-ANDERSEN, Gosta. Fundamentos sociales de las economías postindustriales. Trad. Francisco Ramos. Barcelona: Ariel, 2000.
FISZBEIN, A.; SCHADY, N. Panorama General. Transferencias monetarias condicionadas: reduciendo la pobreza actual y futura. Banco Internacional de Reconstrucción y Fomento. Banco Mundial. Washington, DC. 2009.
FRIGOTTO, Gaudencio. Capital Humano. In: Pereira, Isabel Brasil; LIMA, Julio César França (Orgs.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Rio de Janeiro, 2009, p. 44-50 Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/Capital_Humano_-_rec.pdf. Acesso em: 24 ago. 2018.
GARCÉS, Laura Eugenia. Políticas Sociales y condicionalidades. Un abordaje relacional de la Asignación Universal por Hijo. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Espacio Editorial, 2017.
HOLZMANN, Robert; JØRGENSEN, Steen. Manejo social del riesgo: un nuevo marco conceptual para la protección social y más allá. Rev. Fac. Nac. Salud pública, vol. 21, n. 1, 73-106, 2003. Universidad de Antioquia. Colombia. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12021106. Acesso em: 24 ago. 2018.
HOLZMANN, Robert; JØRGENSEN, Steen. Manejo social del riesgo: un nuevo marco conceptual para la protección social y más allá. Banco Mundial. Documento de Trabajo sobre la Protección Social, n. 006, 2000, Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/SOCIALPROTECTION/Resources/0006Spanish.pdf. Acesso em: 10 fev. 2018.
IAMAMOTO, Marilda. A questão social no capitalismo. In: Temporalis 3. Ano II. Rio de Janeiro: ABEPSS, jan./jun., 2001, p. 09-32.
IBARRARÁN, Pablo; CUEVA, Pedro. Condicionalidades para el desarrollo de capacidades. In: IBARRARÁN, Pablo; MEDELLÍN, Nadan; REGALIA, Ferdinand; STAMPINI, Marco. Así funcionan las transferencias condicionadas. Buenas prácticas a 20 años de implementación. Banco Interamericano de Desarrollo, 2017.
KEELEY, Brian. Capital humano: Cómo influye en su vida lo que usted sabe, Esenciales OCDE, Ediciones Castillo S.A. de C.V., México, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264064652-es. Acesso em: 20 ago. 2018.
LAVINAS, Lena. Bolsa Família é positivo, mas insuficiente. Entrevista a Heloisa Villela. Jornal Digital Viomundo, em 07/05/2016. Disponível em: https://www.viomundo.com.br/politica/lena-lavinas-bolsa-familia-e-positivomas-tambem-serve-a-financeirizacao.html. Acesso em: 28 ago. 2018.
LO VUOLO, Rubén. Alternativas. La economía como cuestión social. Buenos Aires: Ed. Altamira, 2001.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MEDEIROS, Marcelo; BRITO, Tatiana; SOARES, Fábio. Transferência de renda no brasil. NOVOS ESTUDOS – CEBRAP, v. 79, p. 5-21, nov. 2007.
MORENO, Luis. “Estado del Bienestar y ‘mallas’ de seguridad”. In: MORENO, Luis (Ed.). Pobreza y exclusión: la “malla de seguridad” en España. Consejo Superior de Investigación Científica. Instituto de Estudios Sociales Avanzados, Madrid, 2001, p. 17-50.
MOTA, Ana Elizabete. Serviço Social e Seguridade Social: uma agenda recorrente e desafiante. Revista em Pauta. n. 20, p. 127-139, 2007.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política. Uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.
OFFE, Claus. Algumas contradições do Estado Social moderno. In: Trabalho e Sociedade: Problemas estruturais e perspectivas para o futuro da “Sociedade do Trabalho”. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991, v.II.
ONU. Cumbre del Milenio de las Naciones Unidas 54/254. 2000. Disponível em: http://www.un.org/spanish/milenio/ares54254.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.
PAIVA, Luis Henrique et al. O efeito do acompanhamento das condicionalidades em indicadores educacionais: evidências do Programa Bolsa Família. In: Centro Internacional de Políticas para o crescimento Inclusivo. ONE PAGER 322, 2016. Disponível em: http://www.ipc-undp.org/pub/port/OP322PT_O_efeito_do_acompanhamento_das_condicionalidades_em_indicadores_educacionais.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.
PAIVA, V. Sobre o conceito de “Capital Humano”. Cadernos de Pesquisa, n. 113, julho 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n113/a10n113.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.
PAUTASSI, Laura. Estabilización, ajuste estructural y Derechos Sociales. Acerca de la relación entre orientación política y cambio técnico-económico. En Courtis, C. (comp.). Desde otra mirada. Textos de Teoría Crítica del Derecho. Buenos Aires, Eudeba marzo de 2001.
PEREIRA, Potyara A. P. Política social no capitalismo em crise: desafios atuais e guerra de classe. Leste Vermelho. Revista de Estudos Críticos Asiáticos, v. 2, n. 1, abril 2016. Disponível em: http://www.lestevermelho.org/revista/index.php/lestevermelho/article/view/19/38. Acesso em: 26 ago. 2018.
PEREIRA, Potyara A. P. A política social entre o direito e o mérito: velhas apologias revisitadas. Revista Política social e desenvolvimento, v. 4, p. 19-25, 2014. Disponível em: https://revistapoliticasocialedesenvolvimento.files.wordpress.com/2014/10/revista04.pdf. Acesso em: 26 ago. 2018.
PEREIRA, Potyara A. P. Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 112, p. 729-753, out./dez., 2012.
PEREIRA, Potyara A. P. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In: BOSCHETTI, Ivanete et al. (Orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.
PEREIRA, Potyara A. P. Necessidades Humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez, 2000.
PEREIRA, Potyara A. P. A assistência social na perspectiva dos direitos. Crítica aos padrões dominantes de proteção social aos pobres no Brasil. Brasília: Thesaurus, 1996.
PIRES, Murilo José de Souza; RAMOS, Pedro. O Termo Modernização Conservadora: Sua Origem e Utilização no Brasil. In: REN, Revista Econômica do Nordeste. Volume 40, Nº 03, p. 411-427, Jul./Set., 2009. Disponível em: https://www.bnb.gov.br/projwebren/exec/artigoRenPDF.aspx?cd_artigo_ren=1140>. Acesso em: 20 ago.2018.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Informe Regional sobre Desarrollo Humano para América Latina y el Caribe 2010: Actuar sobre el futuro: romper la transmisión intergeneracional de la desigualdad. San José, C.R.: Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD), 2010.
ROBLES, Marcos; RUBIO, Marcela G. Rubio, Marco Stampini. ¿Las transferencias monetarias han sido capaces de llegar a los pobres de América Latina y el Caribe? / (Resumen de políticas del BID; 246), Octubre, 2015.
ROSSEL, Cecilia; COURTOISIE, Denise; MARSIGLIA, Magdalena. Programas de transferencias, condicionalidades y derechos de la infancia Apuntes a partir del caso del Uruguay. Naciones Unidas, Santiago de Chile, nov. 2014. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/37328/S1420825_es.pdf?sequence=1. Acesso em: 29 ago. 2018.
SCHULTZ, T. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Tradutor: Marco Aurelio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
SILVA e SILVA, Maria Ozanira da; CARNEIRO, A. M. Condicionalidades no Bolsa Família: controvérsias e realidade. In: SILVA e SILVA, Maria Ozanira da. (Org.). O Bolsa Família: verso e reverso. Campinas: Papel Social, 2016a, v. 1, p. 101-116.
SILVA e SILVA, Maria Ozanira da. (Coord.). O Bolsa Família: Verso e Reverso. Campinas: Papel Social, 2016a.
SILVA e SILVA, Maria Ozanira da. (Org.). O Mito e a Realidade no Enfrentamento à Pobreza na América Latina. Estudo comparado de Programas de Transferência de Renda no Brasil, Argentina e Uruguai. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA e SILVA, Maria Ozanira da. (Org.). Programas de Transferência de Renda na América Latina e Caribe. São Paulo: Cortez, 2014.
SOJO, Ana. Protección social en América Latina. La desigualdad en el banquillo. Libros de la Cepal, n. 143 (LC/PUB.2017/7-P), Santiago, Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), 2017.
STEGER, M.; ROY, R. Neoliberalismo. Una breve introducción. Trad. Paloma Tejada Caller. Madrid: Alianza Editorial, 2011.
STEIN, Rosa Helena. La protección social en América Latina y la particularidad de la asistencia social. SER Social, v. 19, n. 40, p. 49-68, set. 2017. Disponível em: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/SER_Social/article/view/14671. Acesso em 15 ago. 2018.
STEIN, Rosa Helena. As políticas de transferência de renda na Europa e na América Latina: recentes ou tardias estratégias de proteção social? Tese (Doutorado sobre as Américas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
STEIN, Rosa Helena. A descentralização como instrumento de ação política e suas controvérsias. (Revisão teórico-conceitual). Serviço Social e Sociedade, ano XVII, n. 54, p. 75-96, jul. 1997.
TELES, A.; STEIN, R. H. Programas de transferência de renda e condicionalidades educacionais: acesso ao direito ou moralização do acesso? In: YANNOULAS, S. C. (Coord.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 193-211.
TELLES, Vera da Silva. A “nova questão social” brasileira: ou como as figuras de nosso atraso viraram símbolo de nossa modernidade. CADERNO CRH, n. 30/31, p. 85-110, jan./dez., 1999. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/18704/12077. Acesso em 15 set. 2018.
TONET, Ivo. Qual política social para qual emancipação? SER Social, v. 17, n. 37, p. 279-295, 2016. Disponível em: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/SER_Social/article/view/13432. Acesso em: 15 set. 2018.
TONET, Ivo. Cidadania ou emancipação humana. In: Espaço Acadêmico, n. 44, 2005, 4 págs. Disponível em: http://ivotonet.xp3.biz/arquivos/CIDADANIA_OU_EMANCIPACAO_HUMANA.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.
WACQUANT, Loïc. El matrimonio entre el workfare y el prisonfare en el siglo XXI. Astrolabio. Nueva Época, n. 9, p. 185-205, 2012. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/astrolabio/. Acesso em 15 set. 2018.
WILLIAMSON, John. Revisión del Consenso de Washington. In: EMMERIJ, Louis; NUÑEZ del ARCO, José (comp.). El desarrollo económico y social en los umbrales del siglo XXI. Washington: Banco Interamericano de Desarrollo, 1998, pp. 51-65.
O direito humano à alimentação adequada e a alimentação escolar no Distrito Federal
ARANHA, Ana. “É diário”, professor denuncia intoxicação por agrotóxicos como algo recorrente em escolas rurais. In: Repórter Brasil, 20 de julho de 2018. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2018/07/e-diario-professor-denuncia-intoxicacaopor-agrotoxicos-como-algo-recorrente-em-escolas-rurais/. Acesso em: 05 set. 2018.
BARRETO, Rodrigo; RODRIGUES, Robson G. Criança de 8 anos desmaia de fome em escola pública do Cruzeiro. Correio Braziliense, 17 de novembro de 2017. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2017/11/17/ensino_educacaobasica_interna,641763/crianca-de-8-anos-desmaia-de-fome-em-escola-no-cruzeiro.shtml. Acesso em: 07 set. 2018.
BOMBARDI, Larria Mies. Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia. São Paulo: FFLCH - USP, 2017.
CARDOSO, Ryzia de Cássia Vieira et al. Programa nacional de alimentação escolar: há segurança na produção de alimentos em escolas de Salvador (Bahia)? Revista de Nutrição, v. 23, n. 5, p. 801-811, set./out., 2010. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rn/v23n5/a10 v23n5.pdf. Acesso em: 07 set. 2018.
CARNEIRO, Fernando Ferreira; AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva; RIGOTTO, Raquel Maria; FRIEDRICH, Karen; BÚRIGO, André Campos (Orgs.). Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2015.
ESTEVES, Esther Vivas. O negócio da comida: quem controla nossa alimentação? São Paulo: Expressão Popular, 2017.
FAO; OPAS. 2016 - Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional: sistemas alimentares sustentáveis para acabar com a fome e a má nutrição. Sumário Executivo. Santiago, Chile, 2017.
GOUGH, Ian; DOYAL, Len. A Theory of Human Need. New York: The Guilford. Press, 1991.
GOMES JUNIOR, Newton Narciso. Segurança Alimentar e Nutricional e Necessidades Humanas. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2015.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopsesestatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 04 set. 2018.
LEÃO, Miriam (Org.). O direito humano à alimentação adequada e o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. Brasília: ABRANDH, 2013.
MARIANO, João Paulo. Pipoca vira prato principal nas escolas públicas do DF. Jornal de Brasília, Caderno Cidades, 31 de maio de 2017. Disponível em: http://www.jornaldebrasilia.com.br/cidades/pipoca-vira-prato-principal-nasescolas-publicas-do-df/. Acesso em: 07 set. 2018.
PEDRAZA, Dixis Figueroa, et al. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em Escolas Públicas Municipais. Revista Brasileira de Promoção à Saúde, v. 30, n. 2, p. 161-169, abr./jun., 2017. Disponível em: http://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/6007/pdf. Acesso em: 07 set. 2018.
PEREIRA-PEREIRA, Potyara Amazoneida. Necessidades Humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez, 2000.
ROCHA, Naruna Pereira; FILGUEIRA, Mariana De Santis; ALBUQUERQUE, Fernanda Martins de; MILAGRES, Luana Cupertino; CASTRO, Ana Paula Pereira; SILVA, Mariane Alves; et al. Análise do programa nacional de alimentação escolar no município de Viçosa, MG, Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 52, n. 16, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2018052007090. Acesso em: 07 set. 2018.
ROCHA, Sônia. Pobreza no Brasil: afinal, de que se trata? Rio de Janeiro: FGV, 2003.
SACINELLI, Paula de Novaes. A exposição de crianças e adolescentes a agrotóxicos. In: PERES, F.; MOREIRA, J. C. (Orgs). É veneno ou é remédio? Agrotóxicos, saúde e ambiente [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003, p. 43-58. Disponível em: http://books.scielo.org/id/sg3mt/pdf/peres-9788575413173-04.pdf. Acesso em: 03 set. 2018.
SILVA, Camilo Adalton Mariano da. O Programa Nacional de Alimentação Escolar sob a ótica dos alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 4, p. 963-969, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000400008. Acesso em 07/09/2018.
TALGA, Dagmar. Pontal dos Buritis: brincando na chuva de veneno. Documentário. Cor/35min. Cidade de Goiás: Gwatá - Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qHQdWwZcGlg. Acesso em: 05 set. 2018.
VALLADARES, Lícia. Cem anos pensando a pobreza (urbana) no Brasil. In: BOSCHI, Renato (Org.). A construção do espaço público no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1994.
A literatura científica sobre educação, pobreza e desigualdade social – duas décadas de produção acadêmica brasileira sobre EPDS
ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2012.
ARROYO, Miguel. O direito à educação e a nova segregação social e racial – tempos insatisfatórios? Educação em Revista, v. 31, p. 15-47, 2015.
ARROYO, Miguel. O humano é viável? É educável? Revista Pedagógica, v. 17, p. 21-40, 2015.
ARROYO, Miguel; SARAIVA, Ana M. Entrevista: Algumas questões sobre educação e enfrentamento da pobreza no Brasil. Em Aberto, Inep, v. 30, n. 99, p. 147-158, 2017.
ARRUDA, Ana L. B. de; ANDRADE, Edson F. de. Relação entre Educação e Pobreza no Brasil: algumas notas. In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Reflexões sobre a Pobreza: Educação e Assistência. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017b, Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 2, p. 23 – 63.
ASSIS, Samuel G.; YANNOULAS, Silvia C. A pobreza na formação docente: a situação de pobreza na formação das futuras professoras. Educação Unisinos, n. 16, v. 3, p. 102-112, set./dez., 2012.
AYED, Choukri Ben. As desigualdades socioespaciais de acesso aos saberes: uma perspectiva de renovação da sociologia das desigualdades escolares? Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 783-803, jul./set., 2012.
BOTTINELLI, Leandro. Educación y desigualdad - Un repaso por algunos aportes de la sociología de la educación en Argentina. Revista Sociedad. Número Especial: Pobreza - Aportes para un abordaje múltiple sobre la urgencia social. Buenos Aires, UBA Sociales, p. 95-112, 2017.
CARARO, Marlene de F. et al. Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social na UFES: (des)caminos, tensões e ousadias em terras capixabas. In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Formação e Pesquisa no âmbito da iniciativa educação, pobreza e desigualdade social. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017c, Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 3, p. 23-71.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social. 9. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.
CFESS. Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Brasília: CFESS, Brochura 3 Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais, 2013.
DUARTE, Natalia de Souza. Política social: um estudo sobre educação e pobreza. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
DUARTE, Natalia de Souza. O impacto da pobreza no Ideb: um estudo multinível. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, p. 343-363, mai./ago., 2013.
FILICE, Renísia Cristina Garcia. Raça e classe na gestão da educação básica brasileira. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
FRIGERIO, Graciela. Inventarios. Argumentos para ampliar lo pensable. In: BAQUERO, Ricardo; DICKER, Gabriela; FRIGERIO, Graciela (Comps.), Las formas de lo escolar. Buenos Aires: Del Estante, 2007, p. 323-340.
FRIGERIO, Graciela. Obstinaciones duraderas. In: ADESU. Educación social: acto político y ejercicio profesional. Montevideo: MEC/ADESU, 2009, p. 41-75.
GARCIA, Adir V. A pobreza humana: concepções, causas e soluções. Florianópolis: Editora em Debate, 2012.
GARCIA, Adir V. et al. Concepções e Proposições de Enfrentamento à Pobreza: o que dizem os PPA do Estado de Santa Catarina. In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Reflexões sobre a Pobreza: concepções, enfrentamentos e contradições. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017a, volume 1, p. 157-222.
GARCIA, Adir V. et al. A Pobreza e a Desigualdade Social nas Propostas Curriculares e nos Planos Municipais de Educação. In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Formação e Pesquisa no âmbito da iniciativa educação, pobreza e desigualdade social. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017b, volume 3, p. 295-363.
GARCIA, Adir V.; HILLESHEIM, Jaime. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial n. 2, p. 131-147, 2017.
GARCIA, Adir V.; TUMUOLO, Paulo. Pobreza: reflexões acerca do fenômeno. Revista da Abet, Recife, v. 8, n. 1, p. 111-124, 2009.
GARCIA, Adir V.; YANNOULAS, Silvia C. Seção Enfoque: Educação, pobreza e desigualdade social. Revista Em Aberto, Inep, v. 30, n. 99, p. 21-41, 2017.
GIROLAMI, Monica Cecilia. Educação e trabalho: um olhar dos jovens de baixa renda do Brasil e da Argentina. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
GIROLAMI, Monica C. Educación y trabajo: los jóvenes nini en Brasil y Argentina. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 63-78, mai./ago., 2017.
GOMES, Carlos A. T.; DUARTE, Marisa R.T. Os últimos serão os mais pobres? Evolução da desigualdade de infraestrutura escolar no Brasil (2007-2013). In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Formação e Pesquisa no âmbito da iniciativa educação, pobreza e desigualdade social. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017c, Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 3, p. 243 – 293.
GRACINDO, Regina V.; MARQUES, Sonirza C.; PAIVA, Olgamir A. F. de Paiva. A contradição exclusão/inclusão na sociedade e na escola. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 20, p. 3-25, jan./jun., 2005.
IOSIF, Ranilce Mascarenhas Guimarães. A qualidade da educação na escola pública e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação da pobreza e desigualdade no Brasil. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
KINPARA, Daniel Ioshiteru. Abordagem multinível na avaliação o Programa Bolsa Família. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
MAIA, Anette Lobato. Entre as políticas de educação e de assistência social: o caso da permanência escolar de alunos em acolhimento institucional. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
MEDEIROS, Simone. Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social: concepção e instituição. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 115-128, mai./ago., 2017.
PAIVA, Olgamir Amância Ferreira de. Os sentidos dos programas de transferência de renda na educação: mediações e contradições no movimento real. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
SCHNEIDER, Edith O. Educação formal e pobreza: causa, efeito ou determinação recíproca? Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
SCHNEIDER, Gabriela et al. Baixa Frequência nas Escolas: Uma análise dos Estudantes Vinculados ao Programa Bolsa Família. In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Reflexões sobre a Pobreza: Concepções, enfrentamentos e contradições. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017a, Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 1, p. 253-290.
SERRA, María Silvia. Pedagogía y metamorfosis. Las formas de lo escolar en la atención de contextos específicos. In: BAQUERO, Ricardo; DICKER, Gabriela; FRIGERIO, Graciela (Comps.). Las formas de lo escolar. Buenos Aires: Del Estante, 2007, p. 119-132.
SILVA, Francisco José da, Custo-aluno e condições tangíveis de oferta educacional em escolas públicas do Distrito Federal: (des)igualdades à flor da pele. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2010.
SOARES, Kelma Jaqueline. Pobreza e educação formal: a relação entre pobreza e política educacional no Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
SOBRINHO, Moisés D. et al. As Concepções de Pobreza em Debate: Uma análise das representações sociais dos cursistas do Programa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. In: GARCIA, Adir V. et al. (Orgs.). Formação e Pesquisa no âmbito da iniciativa educação, pobreza e desigualdade social. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017c, Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Volume 3, p. 159-199.
SOUZA, Janaína Augusta Neves de. A família como espelho: a pobreza material e política como obstáculo à aprendizagem reconstrutiva política. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
VILLAR, Nayara L. Relatório final individual – Atualização da revisão bibliográfica sobre educação formal e pobreza. Brasília: UnB/TEDis, ago. 2012.
XAVIER, Marcelo F; MINADEO, Roberto. Políticas em educação e pobreza: nos últimos tempos um fator que caracteriza as sociedades de Brasília. UNISANTA Law and Social Science, v. 3, n. 2, p. 57-75, 2014.
YANNOULAS, Silvia C. Literatura Recente sobre uma Antiga Problemática. In: YANNOULAS, Silvia C. (Coord.), Política Educacional e Pobreza. Múltiplas Abordagens para uma Relação Multi-Determinada. Brasília/DF: Liberlivro, 2013a, p. 25-65.
YANNOULAS, Silvia C. (Coord.), Política Educacional e Pobreza. Múltiplas Abordagens para uma Relação Multi-Determinada. Brasília/DF: Liberlivro, 2013b.
YANNOULAS, Silvia C. (Org.). Trabalhadoras – Análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Liberlivro, 2013c.
YANNOULAS, Silvia C. (Coord.). O Trabalho das Equipes Multiprofissionais na Educação - 10 Anos do Grupo de Pesquisa TEDis. Curitiba: Editora CRV, 2017.
YANNOULAS, Silvia C., ASSIS, Samuel G., MONTEIRO, Kaline F. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 17, p. 329-351, 2012.
YANNOULAS, Silvia C.; GARCIA, Adir V. A complexa relação entre educação, pobreza e desigualdade social. Revista em Aberto - Inep, v. 30, n. 99, p. 15-18, 2017.
Downloads
Published
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.