Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: trajetórias (volume 2)
Keywords:
Educação inclusiva, Desenvolvimento humano, Inclusão escolarSynopsis
Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e UAB/UnB.
Chapters
-
Apresentação
-
TRAJETÓRIAS EM PRÁTICAS
-
Capítulo 1 - Contribuição da mediação para narrativas emancipatórias na inclusão social e escolar
-
Capítulo 2 - Escolas inclusivas, professores inclusivos, estudantes incluídos: a democracia vista por dentro da escola
-
Capítulo 3 - Atendimento Educacional Especializado para o aluno com altas habilidades/superdotado: garantias, discrepâncias, cenários e possibilidades
-
Capítulo 4 - Educação Inclusiva: significados e práticas pedagógicas em transição
-
Capítulo 5 - El desarrollo de trayectorias de identificación en estudiantes españoles con dificultades de aprendizaje
-
Capítulo 6 - Jovens com diagnóstico de DI no Ensino Médio: breves reflexões
-
Capítulo 7 - Desafios no processo de inclusão da pessoa com transtornos do espectro do autismo: o uso de tecnologias assistivas em ambientes digitais de aprendizagem
-
PRÁTICAS REFLEXIVAS
-
Capítulo 8 - A equoterapia na escolarização da criança com transtorno do espectro autista: o trabalho colaborativo com cavalos na prática inclusiva
-
Capítulo 9 - Criança, família e escola na inclusão escolar de um aluno acometido por toxoplasmose congênita e com baixa visão
-
Capítulo 10 - Protagonismo em crianças do Ensino Fundamental na produção de significados sobre inclusão
-
Capítulo 11 - Educação Inclusiva e desafios político-pedagógicos: a organização da escola contemporânea à luz da Teoria Crítica
-
Capítulo 12 - Projeto de desenvolvimento compensatório da Deficiência Intelectual: aprendendo inglês na inclusão
-
Sobre os autores
Downloads
Published
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.