Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura

Authors

Danglei de Castro Pereira
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-1010-1238

Keywords:

Literatura - Estudo e ensino, Educação Básica - Brasil

Synopsis

O livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada.

Chapters

  • Apresentação
  • Primeira parte: Harpócrates
  • A literatura nos primeiros documentos no século XIX
  • O Século XX: e a continuidade do silêncio dos primeiros textos
  • Leitor, leitura, regimentos e normas: Século XX
  • O ensino de literatura no distrito federal: discussão e análise dos dados
  • Segunda parte: Calíope
  • Uma ação de intervenção: a hora do conto e as primeiras oficinas
  • Método linear de leitura literária: caminho
  • Leituras em processo: primeiras descrições e comentários
  • Leituras em continuum: descrição e comentários
  • Exercícios de leituras em processo nas oficinas
  • Um encerramento
  • Sobre o autor
  • Referências

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Danglei de Castro Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Letras pela UNESP (2006), pós-doutor em Literatura brasileira pela USP (2012), Pós-doutor em Letras pela Universitè de Rennes 2 (2020) e professor de Literatura brasileira na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura, também na UnB. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UNEMAT/Sinop-MT e no Programa de Pós-Graduação em Estudos em Linguagens (UFMS/Campo Grande/MS). É líder do grupo de Pesquisa “Historiografia Literária, Cânone e Ensino” (CNPq), membro do GT Literatura e Ensino da ANPOLL e pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Publicou, entre outros livros, Nas Linhas de Ariadne: literatura e ensino em debate, (Con)tradição: perspectivas do marginal, Olhares sobre o marginal; Dissolução do inferno em movimento: poesia incontida de Sousândrade, Baú de Barros: ensaios sobre a poética de Manoel de Barros; Olhares em labirinto: modernidade e arte literária no (contra)tempo, Romantismo e modernismo: continuum, Diagramas, folhas e literatura em marginalidade, entre outras obras.

References

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1997.

AGUIAR, V.T. ; BORDINI, M.G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2.ed. Porto Alegre : Mercado Aberto, 1993.

AMARAL, E. et. Al. Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio. E3 ed. São Paulo: FTD, 2010. (três volumes);

ANTUNES, C. Trabalhando habilidades: construindo idéias. São Paulo: Scipione, 2001.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2004.

BLOOM, Harold. A angustia da influência. Tradução Marcos Santarita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1990.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1993.

BORDINI, M. G. da ; AGUIAR, V. T. Literatura: A Formação do Leitor: Alternativas Metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BORELLI, Silvia Helena Simões. Ação suspense e emoção: literatura e cultura de massa no Brasil. São Paulo: Fapesp; Educ, 1996.

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 37.ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas transversais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília/SEF, 1998.

CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil? 6. ed. São Paulo : Brasiliense, 1994.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2003.

CALDEIRA, J. O cânone nos estudos Anglo-americanos.Coimbra: 1994.

CAMPOS, H. O Sequestro do Barroco. São Paulo. Invenção, 1978.

CANDIDO, A. Direito a literatura. In. ______. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2000.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1976.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura brasileira. 3 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002. Volume único.

CARPEAUX, O. M. História da literatura ocidental. Rio de Janeiro: Cruzeiro, 1961.

CASCUDO, L. C. da. Literatura oral no Brasil. 2 ed. São Paulo: Global, 2006.

CASTRO, M. C. da. Língua e literatura. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. (três volumes)

CHARTIER, R. Sobre a leitura. In. Revista Nova Escola. São Paulo: Ática, 2002.

COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil: História / Teoria / Análise: das origens Orientais ao Brasil de Hoje. São Paulo: Quíron; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1981.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e práatica. São Paulo: Contexto, 2011.

COUTINHO, A. A literatura no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1969.

CURTIUS, Ernst Robert. Literatura europea y Edad Media Latina. México: Fondo de Cultura Econômica, 1998.

FARIA, M. A. Parâmetros curriculares e literatura: as personagens de que os alunos realmente gostam. São Paulo: Contexto, 1999.

FOWLER, Alastair. Gênero y Canon literário. In. GARRIDO GALLARDO, M. Teoria de los gêneros literários. Madrid: Arco, 199. p. 95-127.

FRANCHETTI, P. O cânone em língua portuguesa. Revista Voz lusíada, N 18, 2 semestre de 2002. São Paulo, p. 56-68.

HEUSER, Ester Maria Dreher. História da filosofia: escola de intimidação ou de criação? Congresso Internacional de Filosofia: debate de ideias e cidadania. 14 a 16 mai. 2008. Disponível em: <http://is.gd/XpLmzH>. Acesso em: 17 nov. 2013.

ILARI, R. A linguística e o ensino de Língua portuguesa. São Paulo. Martins Fontes, 1986.

INSTITURO PRÓ-LIVRO. Retratos de leitura no Brasil. 3 ed. São Paulo: Instituto Pró-livro, 2012.

JOLLES, André. Formas simples: Legenda, saga, mito, adivinha, ditado, caso,

KETELE, J.; ROEGIERS, X. Méthodologie du recueil d’informations: fondements de méthodes d’observations de questionaires, d’interviews et d’étude de documents. 2. ed. Bruxelles: De Boeck Université, 1993.

KOTHE, F. O cânone colonial. Brasília: EUNB, 1999.

KOTHE, F. O cânone imperial. Brasília: EUNB, 1999.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LAJOLO, Marisa. Usos e Abusos da Literatura na Escola: Bilac e a Literatura Escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

LAUTER, P. Canons and Contexts. Oxford: Oford Universite Pren Demand, 1991.

LEVI, G.; SCHMITT, J-C.(org.) História dos Jovens: da antiguidade à era moderna. São Paulo. Companhia das Letras.Vl.1996.

LOBATO, Monteiro. Conferências, artigos e crônicas. São Paulo: Brasiliense, 1964.

LOBO, L. Tradição e modernidade em Sousândrade. São Paulo: Contexto, 1986.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MERQUIOR, José Guilherme. O fantasma romântico e outros ensaios. Petrópolis: Vozes, 1980.

PERRAULT, Charles. Chapeuzinho vermelho. In.______.Contos de Perrault. Tradução Regina Reis Junqueira. Belo Horizonte: Vila Rica, 1999, p.57.

ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura / Ensino: uma Problemática. São Paulo: Ática, 1981.

SILVA, Joaquim Norberto Souza de. História da literatura brasileira e outros ensaios. Organização, apresentação e notas por Roberto Acízelo de Souza. Publicado originalmente em 1841. Rio de Janeiro: Zé Mário Editor, 2002.

SULLÀ, Enric (Org.) El Canon literário. Madrid: Arco/Libro, 1998.

TODOROV, T. Os gêneros do discurso. São Paulo: Global, 2000.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

ZILBERMAN, R ________ (org.). Leitura em Crise na Escola: As Alternativas do Professor. Novas Perspectivas 1. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

ZILBERMAN, Regina (Org.). A Produção Cultural para a Criança. Novas Perspectivas 3. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.

ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em Crise na Escola: as Alternativas do Professor. Novas Perspectivas 1. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. Teses 1. 3. ed. São Paulo, Global, 1983.

Downloads

Published

August 18, 2021