Carlos Chagas - Coletânea de trabalhos científicos (coleção temas brasileiros vol. 6)

Autores

Carlos Chagas
Aluizio Prata
Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Doença de Chagas — Coletânea

Sinopse

A obra de Carlos Chagas (1879—1934) constitui-se em uma das mais importantes contribuições brasileiras ao progresso da ciência. Membro do Instituto Bacteriológico Osvaldo Cruz desde seus tempos de acadêmico, e Doutor pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1903), suas qualidades de pesquisador e sanitarista levaram-no a dirigir a campanha profilática que erradicou a malária da cidade de Santos em 1905. A teoria sobre a transmissão domiciliar da malária que propôs então projetou seu nome nos meios científicos nacionais. Chefe da comissão de estudos sobre a profilaxia da malária em Minas Gerais em 1907, publica dois anos depois suas conclusões sobre a tripanossomiase, identificando-lhe o agente causador, ao qual denominou Trypanosoma cruzi, em homenagem a Osvaldo Cruz. Desenvolvendo sua pesquisa sobre a doença, abrange todos os aspectos da mesma: anatomia patológica, sintomatologia, etiologia, meios de transmissão e profilaxia, passando por suas 'formas clínicas, sua patogenia e epidemiologia. Esse múltiplo labor está bem refletido nesta coletânea, que inclui também duas de suas aulas inaugurais.

Em 1910, fazendo eco ao reconhecimento da comunidade científica internacional, a Academia Nacional de Medicina abre uma vaga especial para Chagas, que passa os dois anos seguintes levantando a carta epidemiológica do vale do Amazonas e em 1912 recebe o prêmio Schaudinn ao melhor trabalho sobre protozoologia e microbiologia. Nomeado Diretor do Instituto Osvaldo Cruz em 1917, cargo que ocupou até sua morte. Chagas dirige em 1918 a campanha contra a gripe espanhola no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, como Diretor da Saúde Pública da cidade, aperfeiçoa e moderniza seus serviços sanitários. Em 1925, ocupa cátedra na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e recebe o prêmio Kummel da Universidade de Hamburgo e ainda o título de magister honoris causa das Universidades de Harvard e Paris. Membro das academias de medicina de Lima (1922), Nova York (1926) e Paris (1930), Chagas elabora trabalhos científicos que se destacam pelo rigor metodológico e científico. A presente reedição de alguns de seus textos mais importantes, muitos dos quais traduzidos para o espanhol, o alemão, o inglês e o francês, além de uma homenagem pelo primeiro centenário do seu nascimento, constitui-se em obra de referência para o pesquisador, tornando acessíveis publicações fundamentais há muito esgotadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

fevereiro 7, 2025

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

Date of first publication (11)

1981