As licenciaturas na Universidade de Brasília: avanços, desafios e perspectivas

Autores

Eloisa Pilati (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-2895-5557
Marcelo Cigales (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-4320-5941

Palavras-chave:

Universidade de Brasília, Professores - Formação

Sinopse

O livro reúne um conjunto de textos que evidenciam aspectos políticos, acadêmicos, científicos e educacionais sobre a formação de professores (as) na Universidade de Brasília (UnB). Historicamente as licenciaturas se constituíram como um espaço de menor prestígio no campo acadêmico brasileiro, mas nas últimas décadas, a institucionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores, a regulamentação dos estágios obrigatórios supervisionados e o investimento das políticas educacionais voltadas a formação inicial de professores acarretaram mudanças significativas na forma de conceber esses cursos no país. Como instituição pioneira, a UnB vem se redesenhando institucionalmente para valorizar e dar visibilidade aos cursos de formação docente, tendo criado em 2021 uma Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas, vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação. Além de abordar os aspectos históricos da gestão educacional, responsável por integrar os 24 cursos de licenciatura e suas 41 habilitações, a obra destaca alguns projetos desenvolvidos junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), assim como da trajetória das licenciaturas de Ciências Naturais, Letras/Japonês e Educação do Campo. A obra é um convite para refletirmos sobre diferentes ângulos, os avanços, os desafios e as perspectivas dos cursos de formação de professores na UnB.

Capítulos

  • Prefácio
    Diêgo Madureira de Oliveira
  • Apresentação
    Marcelo Cigales, Eloisa Pilati
  • Capítulo 1 - As licenciaturas da UnB na visão da gestão Dapli/CIL: avanços e desafios
    Marcelo Cigales, Eloisa Pilati
  • Capítulo 2 - As licenciaturas na UnB: historicidade e a perspectiva da práxis na formação de professores
    Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Shirleide Pereira da Silva Cruz
  • Capítulo 3 - O lugar da formação de professores no contexto da pós-verdade
    Amurabi Oliveira
  • Capítulo 4 - A formação do professor de ciências e biologia na Universidade de Brasília: uma trajetória entre diretrizes, bacharelizações e a constituição da licenciatura
    Ana Júlia Pedreira, João Paulo Cunha de Menezes, Samuel Molina Schnorr
  • Capítulo 5 - O curso de licenciatura em ciências naturais da Universidade de Brasília: conquistas e desafios da formação de um profissional interdisciplinar
    Jeane Cristina Gomes Rotta, André Vitor Fernandes dos Santos, Delano Moody Simões da Silva
  • Capítulo 6 - Os 25 anos da licenciatura em língua e literatura japonesa na Universidade de Brasília
    Kimiko Uchigasaki Pinheiro, Yuko Takano, Yûki Mukai
  • Capítulo 7 - Formação de educadores(as) do campo em alternância na Universidade de Brasília
    João Batista Pereira de Queiroz, Felipe Canova Gonçalves
  • Capítulo 8 - Experiências e experimentações no Pibid Português 2020-2022
    Adriana de Fatima Alexandrino Lima Barbosa, Geovanna Helen Ribeiro Melo, Maria Rosália da Silva Rodrigues
  • Capítulo 9 - O programa de residência pedagógica 2020/2022 na Universidade de Brasília: aspectos gerais sob o olhar da coordenação
    Ana Júlia Pedreira
  • Capítulo 10 - Ensino por investigação na formação inicial de professores de ciências: a experiência do Programa de Residência Pedagógica na Universidade de Brasília
    Amanda Marina Andrade Medeiros, André Vitor Fernandes dos Santos
  • Capítulo 11 - Ações e perspectivas para as licenciaturas na Universidade de Brasília: uma entrevista com a reitora Márcia Abrahão
    Eloisa Pilati
  • Capítulo 12 - Considerações finais
    Eloisa Pilati, Marcelo Cigales
  • Sobre a autoria desta coletânea

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Pilati, Universidade de Brasília (UnB)
Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. É professora da UnB, onde atua como Diretora de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas.

Downloads

Publicado

noviembre 5, 2024

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5846-264-4