As licenciaturas na Universidade de Brasília: avanços, desafios e perspectivas
Palavras-chave:
Universidade de Brasília, Professores - FormaçãoSinopse
O livro reúne um conjunto de textos que evidenciam aspectos políticos, acadêmicos, científicos e educacionais sobre a formação de professores (as) na Universidade de Brasília (UnB). Historicamente as licenciaturas se constituíram como um espaço de menor prestígio no campo acadêmico brasileiro, mas nas últimas décadas, a institucionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores, a regulamentação dos estágios obrigatórios supervisionados e o investimento das políticas educacionais voltadas a formação inicial de professores acarretaram mudanças significativas na forma de conceber esses cursos no país. Como instituição pioneira, a UnB vem se redesenhando institucionalmente para valorizar e dar visibilidade aos cursos de formação docente, tendo criado em 2021 uma Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas, vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação. Além de abordar os aspectos históricos da gestão educacional, responsável por integrar os 24 cursos de licenciatura e suas 41 habilitações, a obra destaca alguns projetos desenvolvidos junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), assim como da trajetória das licenciaturas de Ciências Naturais, Letras/Japonês e Educação do Campo. A obra é um convite para refletirmos sobre diferentes ângulos, os avanços, os desafios e as perspectivas dos cursos de formação de professores na UnB.
Capítulos
-
Prefácio
-
Apresentação
-
Capítulo 1 - As licenciaturas da UnB na visão da gestão Dapli/CIL: avanços e desafios
-
Capítulo 2 - As licenciaturas na UnB: historicidade e a perspectiva da práxis na formação de professores
-
Capítulo 3 - O lugar da formação de professores no contexto da pós-verdade
-
Capítulo 4 - A formação do professor de ciências e biologia na Universidade de Brasília: uma trajetória entre diretrizes, bacharelizações e a constituição da licenciatura
-
Capítulo 5 - O curso de licenciatura em ciências naturais da Universidade de Brasília: conquistas e desafios da formação de um profissional interdisciplinar
-
Capítulo 6 - Os 25 anos da licenciatura em língua e literatura japonesa na Universidade de Brasília
-
Capítulo 7 - Formação de educadores(as) do campo em alternância na Universidade de Brasília
-
Capítulo 8 - Experiências e experimentações no Pibid Português 2020-2022
-
Capítulo 9 - O programa de residência pedagógica 2020/2022 na Universidade de Brasília: aspectos gerais sob o olhar da coordenação
-
Capítulo 10 - Ensino por investigação na formação inicial de professores de ciências: a experiência do Programa de Residência Pedagógica na Universidade de Brasília
-
Capítulo 11 - Ações e perspectivas para as licenciaturas na Universidade de Brasília: uma entrevista com a reitora Márcia Abrahão
-
Capítulo 12 - Considerações finais
-
Sobre a autoria desta coletânea
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.