Jeitinho brasileiro: as bases psicológicas de um fenômeno cultural

Autores

Ronaldo Pilati
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-2982-5033

Palavras-chave:

Psicologia Social - Brasil, Comportamento – Aspectos culturais, Comportamento de massa

Sinopse

O que é o jeitinho brasileiro? É possível explicar esse fenômeno cultural por meio da psicologia? Esse livro traz um olhar distinto e novo, juntando a visão de um alemão morando no Brasil com o olhar de um brasileiro com experiencia no exterior. Os autores apresentam os fundamentos psicológicos do jeitinho dialogando entre a visão local do brasileiro com a visão global por meio da ciência moderna, iluminando uma síndrome cultural complexa, criativa e polêmica. Os fundamentos psicológicos foram desenvolvidos ao longo de mais de quinze anos de estudos realizados pelos autores do livro, resumindo de uma forma acessível dezenas de projetos de pesquisa executados ao longo dos anos.

O livro inicia com exemplos de fura-filas da vacina contra a covid-19, as visões do jeitinho dentro na música e na literatura e breve descrição dos estudos das ciências sociais sobre o jeitinho. A seguir apresenta-se a abordagem científica dos estudos sobre as bases psicológicas do jeitinho e traços de personalidade e valores como elementos estruturantes dos diferentes tipos de jeitinho. Em resumo, convidamos o leitor a conhecer as bases psicológicas do jeitinho e por meio desse conhecimento mostrar como cada cidadão pode lidar mais efetivamente com os dilemas e situações com as quais os brasileiros se deparam em sua interação cotidiana com outras pessoas. Nosso enfoque é apontar que uma melhor compreensão, a partir de uma perspectiva científica de uma síndrome cultural como o jeitinho, é um caminho eficaz para promover uma sociedade melhor.

Capítulos

  • Introdução
  • Capítulo 1: Brasil, o país do jeitinho!
  • Capítulo 2: As bases psicológicas do jeitinho
  • Capítulo 3: Motivações psicológicas do jeitinho
  • Capítulo 4: O poder da situação e a teoria do priming
  • Capítulo 5: O jeitinho é brasileiro ou mundial?
  • Capítulo 6: Afinal, compreender o jeitinho para quê?
  • Referências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronald Fischer

Doutor em Psicologia Social pela Sussex University na Inglaterra. Membro da Royal Society of New Zealand e Membro Eleito da Association of Psychological Science. Atualmente atua como Pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Brasil.Já publicou mais de 200 artigos e capítulos científicos. É reconhecido internacionalmente como um dos 10 pesquisadores mais importantes na área da psicologia cultural e está incluído na lista dos 2% mais importantes pesquisadores do mundo da Universidade de Stanford. Junto com o Ronaldo e seu grupo de pesquisa, ele tem investigado as bases psicológicas do jeitinho brasileiro. Além disso, tem forte interesse em perspectivas evolucionistas e culturais para estudar processos dinâmicos de valores, crenças e personalidade.

Ronaldo Pilati, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Psicologia. Professor Titular de psicologia social da Universidade de Brasília. Pesquisador do Instituto Nacional em Neurociência Social e Afetiva (INCT-SANI). Realiza pesquisas sobre temas como moralidade, comportamento prosocial, desonestidade, elaboração do pensamento científico e outros processos cognitivos e sociais. Já publicou dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais além de mais de uma centena de comunicações em congressos científicos nacionais e internacionais. A partir de 2008 iniciou a linha de pesquisa sobre as bases psicológicas do jeitinho em conjunto com vários colegas, especialmente com Ronald Fischer, o que possibilitou a redação deste livro. Na literatura de divulgação do pensamento científico é autor do livro ‘Ciência e Pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar’, publicado pela Editora Contexto em 2018.

Downloads

Publicado

octubre 23, 2024

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5846-061-9