Etnocenologia: saberes de vida, fazeres de cenas

Autores

Palavras-chave:

Artes cênicas – Aspectos antropológicos

Sinopse

Os nove textos aqui apresentados refletem um pouco das transformações pelas quais a Etnocenologia vem passando, desde sua fundação em 1995. Se, é da natureza dessa disciplina se insurgir contra o etnocentrismo, é de sua natureza também refletir continuamente sobre suas práticas e seu lugar na pesquisa.

Capítulos

  • Apresentação - Etnocenologia: saberes de vida, fazeres de cena
    Cícero Félix, Graça Veloso
  • SABERES
  • Porque Cultura e por que não Popular? Léxicos, políticas e espaços
    Adailson Costa dos Santos
  • Etnocenologia: em demanda de uma epistemologia de permanência e manutenção do radical Etno
    Graça Veloso
  • Corporalidad, corporeidad, corpospfera
    Paul San Martín
  • FAZERES
  • O lugar da reza no Altar do Menino Deus e na Folia de Nossa Senhora do Livramento
    Cícero Félix
  • Processo de criação na Etnocenologia: experiência, teatro e branquitude
    Diego Pereira Borges
  • Uma vivência estética e afetiva com menores em cumprimento de medidas de liberdade assistida - UAMA do Paranoá (DF)
    João Timótheo Maciel Porto
  • Educação e Etnocenologia: horizontes tangentes que podem ser visibilizados. Possíveis?
    Joselito Eduardo Matos Sampaio
  • Espetáculo Ninho: a mulher-pássaro e sua trajetividade etnocenológica para criação em dança
    Liubliana Silva Moreira Siqueira, Graça Veloso
  • Tombo do maguio: trajetos de corpo e criação cênica a partir do cavalo marinho pernambucano
    Tainá Dias de Moraes Barreto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Félix

Doutorando do PPGCEN da UnB, na linha Culturas e Saberes em Artes Cênicas, sob a orientação do prof. Graça Veloso; membro do Afeto, grupo de pesquisa em Etnocenologia da UnB, do GRUDET, Grupo de Dinâmicas Espaciais e Desenvolvimento Territorial da UFOB e professor efetivo da UFOB, na qual está atuando na Coordenadoria de Cultura e Arte, e na edição da revista Francisco, uma plataforma digital para divulgação e troca de saberes. Este artigo foi apresentado no XI Reunião Científica da ABRACE: Artes Cênicas na Amazônia: saberes tradicionais, fazeres contemporâneos realizado em novembro de 2022.

Graça Veloso

(Jorge das Graças Veloso) é ator, diretor teatral, dramaturgo. Fez estágio pós-doutoral em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás – UFG, é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2005) e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2001). É professor associado II na Universidade de Brasília - UnB, atuando na graduação e nos programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES. É líder do Afeto, Grupo de Pesquisa em Etnocenologia – UnB/CNPq.

Adailson Costa dos Santos

Bixa, Preta, Gorda, Professor, Pesquisador, Diretor e Ator. Paraibano, possui Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e, atualmente, é doutorando em Artes Cênicas na UnB. Desde 2017 atua como professor da Licenciatura em Teatro e na Pós-Graduação Lato Sensu em Arte Educação no Campus Gurupi do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e, foi coordenador da referida pós-graduação entre 2019 e 2022. É membro do grupo de pesquisa Afeto - Grupo de Pesquisa em Etnocenologia da UnB, sob orientação do professor Graça Veloso e, desde novembro de 2021, atua como segundo pesquisador coordenando a linha de pesquisa Afrocenologias.

Paul San Martín

Dr. C. A. M.A magister en Teoría y filosofía del artes, Magister en Dirección Escénica, Candidato a PhD en Estudios de Teatro, docente universitario, Actor, Director, investigador dentro de lineas de trabajo relacionadas con aspectos etnoescenológicos, dramaturgias expandidas y campos del teatro aplicado.

Diego Pereira Borges

Ator, diretor e professor de teatro. É doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com cotutela na Universidade Paris 8 na França, onde investiga Dispositivos Poiéticos de criação e ensino. É mestre e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) e criador da pesquisa internacional First Body Programme compartilhada através de residências artísticas e workshops nos EUA, Colômbia, Portugal, Alemanha, Portugal, Moçambique e Brasil.

João Timótheo Maciel Porto

Mestre em teatro, diretor de 25 peças, ator em 32 montagens e professor de artes cênicas e filosofia.

Joselito Eduardo Matos Sampaio

Professor da Educação Básica da Secretária de Estado da Educação do Distrito Federal desde 1998. Mestre pelo Departamento de Artes Cênicas da UnB em 2020. Este artigo, numa versão resumida, foi publicado no livro Pedagogia das Artes Cênicas: saberes tradicionais, fazeres contemporâneos. Série Encontros. Volume 6, em 2023, organizado por Robson Rosseto e Wellington Menegaz.

Liubliana Silva Moreira Siqueira

Doutoranda em Artes Cênicas, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB (PPGCEN/UnB), sob a orientação do profesor Graça Veloso, integrante do Afeto, grupo de pesquisa em Etnocenologia da UnB e coordenadora do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (TO), Bailarina e Produtora Cultural.

Tainá Dias de Moraes Barreto

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (PPGCEN/UnB), mestre em Artes pela mesma universidade e graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Artista da cena, criadora e pesquisadora de manifestações culturais. É docente da área de Arte-Dança no Instituto Federal de Goiás / IFG.

Downloads

Publicado

marzo 7, 2024

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-88507-08-7

Publication date (01)

2024