Projeto, ensino e espaço universitário: o Instituto Central de Ciências (ICC - UnB) e outras arquiteturas
Palavras-chave:
Universidade de Brasília. Instituto Central de Ciências, Arquitetura, Campi universitáriosSinopse
Este livro chegou em boa hora, e tem como foco um objeto extraordinário: o Instituto Central de Ciências (ICC), edifício estruturador do campus da Universidade de Brasília (UnB), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe. Em abril de 2022, a UnB comemorou 60 anos de existência (1962-2022). O ICC faz parte da história da universidade pública brasileira e foi resultado de uma experiência inovadora de organização universitária aliada ao processo de planejamento espacial e inovação tecnológica construtiva – a pré-fabricação de uma megaestrutura. A proposição foi elaborada por um grupo de educadores, intelectuais e profissionais – arquitetos e engenheiros, principalmente – liderados por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. No livro, o ICC é abordado por diferentes enfoques. Mas chama a atenção o subtítulo discreto de sua capa: “e outras arquiteturas”. Refere-se a uma seção de artigos dedicados a outras universidades nacionais: UFRJ, no Rio de Janeiro; UFPE, em Recife; UFRGS, em Porto Alegre; e UFMG, em Belo Horizonte. Depreende-se da leitura dessa seção fatos intrigantes, por exemplo, a interrupção e posterior abandono de duas experiências de organização institucional universitária: a do campus da UnB e da UFMG. Entretanto, os articulistas não levam em conta as forças nem os atores envolvidos na questão. Porém, a luta atávica pelo poder das corporações da universidade é inquestionável. Temos como consequência a pulverização dos edifícios no campus. O leitor e a leitora encontrarão este e outros fatos acerca do ICC e das outras arquiteturas mencionadas ao longo da obra.
Capítulos
-
Apresentação
-
PARTE 1 | PROJETO E ENSINO: A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E OUTRAS ARQUITETURAS NO BRASIL
-
1. Da gênese e magnitude da praça
-
2. Grelha modular na ilha artificial: O projeto da Cidade Universitária no Rio de Janeiro e o ensino de arquitetura
-
3. O Campus Joaquim Amazonas da UFPE: criação, consolidação, desafios atuais e perspectivas
-
4. A Faculdade de Arquitetura da UFRGS, o ensino e a Arquitetura Moderna Brasileira no Sul (1940/1960)
-
5. Da megaestrutura à estrutura mínima: o sistema básico da Universidade Federal de Minas Gerais
-
ICC | Caderno de imagens
-
PARTE 2 | O INSTITUTO CENTRAL DE CIÊNCIAS: PROJETO, CONSTRUÇÃO E VIVÊNCIA
-
6. O instituto de Niemeyer
-
7. Planos e projetos do Instituto Central de Ciências, 1963/2013
-
8. A complexidade da síntese
-
9. Projeto e questões ambientais: percorrendo o Instituto Central de Ciências
-
10. O ICC como espaço museológico
-
11. Berçário de inovação e integração de saberes
-
CONSIDERAÇÕES FINAIS | Projeto e memória: (re)configurações do ICC
-
12. O Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília: pedagogia e megaestrutura
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.