Automação e trabalho na indústria automobilística
Palavras-chave:
automaçãoSinopse
A microeletrônica intensificou em muito as possibilidades para a automação industrial. Tanto assim que a automação está se tornando um dos pontos cruciais no debate sobre emprego a relações industriais. Tem sido saudada como ambos: o salvador a o diabo. Os fornecedores da tecnologia a as empresas usuárias enfatizam a melhoria proporcionada pelo maquinário automático, aumentando a produtividade, assumindo o trabalho arriscado e repetitivo, deixando aos trabalhadores as tarefas mais dignas de monitoração a manutenção. Os trabalhadores e seus sindicatos estão acima de tudo preocupados com a perda da emprego a argumentam qua o novo equipamento não significa, necessáriamente, melhores empregos.
O debate até agora não tem sido escasso am controvérsia, mas em informação sobre o que está realmente acontecendo. O objetivo deste livro é melhorar nossa compreensão sobre as implicações sociais da automação na indústria brasileira. Confiamos que os resultados de nossa pesquisa sejam uma contribuição útil - embora modesta - ao debate nacional.
A parte de nosso trabalho que está contida nesta obra focaliza a indústria automobilística que está na vanguarda do impulso rumo à automação a é um dos maiores empregadores industriais do pais.
As conclusões do estudo apontam que as vantagens das novas tecnologias são reais, resultando em aumento da competitividade das empresas. Por outro lado revelam que, dependendo da forma como são usadas, também implicam custos sociais. Portanto, achamos que a questão para países de industrialização tardia, como o Brasil, não deve ficar entre automatizar ou não, mas sim a que velocidade a sob quais condições. O governo, as empresas a os sindicatos é que irão moldar estas condições.
Capítulos
-
Agradecimentos
-
Apresentação
-
Resumo
-
PARTE I - ESTUDO DE CASO NA MONTADORA A DE AUTOMÓVEIS
-
Capítulo I - Nível atual de automação com base microeletrônica na empresa
-
Capítulo II - Motivos e obstáculos à automação
-
Capítulo III - Repercussões no processo de trabalho e efeitos sociais
-
Capítulo IV - Resposta operária à automação e ação sindical na empresa
-
PARTE II - ESTUDO DE CASO NA MONTADORA B DE AUTOMÓVEIS
-
Introdução
-
Capítulo I - Nível atual de automação com base microeletrônica na empresa
-
Capítulo II - Motivação e obstáculos à automação microeletrônica
-
Capítulo III - Implicações da automação microeletrônica para o processo de trabalho e padrão de uso da força de trabalho
-
Capítulo IV - Resposta operária à automação e ação sindical na empresa
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.