América Latina: história de meio século (Coleção pensamento-latino-americano e caribenho, 2)
Palavras-chave:
América LatinaSinopse
“Há uma história interna das coisas que nem sempre se correlaciona bem com a lógica do mundo.”
A afirmação é de René Zavaleta Mercado, um dos analistas deste segundo volume da série América Latina: história de meio Século, ao discorrer sobre a situação vivida na Bolivia durante o período de 1932 a 1975. Este segundo volume traz também estudos sobre o periodo de 1925 a 1975 dos quatro países que, juntamente com a Bolívia, compõem o chamado grupo “andino” (Colômbia, Equador, Peru e Venezuela).
A afirmação feita por Zavaleta Mercado, assentada na falta de lógica e cooperação da comunidade boliviana, pode ser estendida aos demais países andinos, que não conseguiram superar suas dificuldades internas e alcançar status de bem-estar para seus povos. Devido a este aspecto idiossincrático, o panorama histórico desses países, repetido alternadamente, é bastante semelhante: luta das classes populares contra as oligarquias que detêm o poder, primordialmente por meio de intervenção militar.
É nesta ambiência política, que permite às nações imperialistas ditar o dia-a-dia dos povos andinos, que se consuman as guerras civis e os golpes militares. Tamanha instabilidade se reflete na inquietação com a ordem interna e com a militarização do Estado destes povos que, embora vizinhos, ainda não se descobriram.
Flávio Castro
Capítulos
-
Prefácio
-
1. Considerações gerais sobre a história da Bolívia (1932-1971)
-
2. Colômbia: meio século de história contemporânea
-
3. Equador: 1925-1975
-
4. Peru: estado oligárquico e reformismo militar
-
5. História de meio século na Venezuela: 1926-1975
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.