Oficinas didáticas interdisciplinares: proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022

Autores

Marcelo Pinheiro Cigales (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-4320-5941
Cristiane de Assis Portela (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-4500-4748
Bibiana Soyaux de Almeida Rosa (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-0005-5226
Gabriela Almeida de Lima (ed)
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
https://orcid.org/0000-0003-2159-7558

Palavras-chave:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Universidade de Brasília, História, Sociologia

Sinopse

A publicação é resultado das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Brasília (UnB) na edição 2020-2022. Trata-se de um material produzido por pibidianos(as): licenciados(as) de História e Ciências Sociais, professores(as) supervisores(as) da Educação Básica e professores(as) coordenadores(as) da UnB. Com a publicação deste material pedagógico, resultado de 18 meses de trabalho coletivo e colaborativo, queremos registrar que para a profissionalização da formação docente no Brasil urge a ampliação, fortalecimento e valorização do Pibid, que demostra ser uma política efetiva para a permanência dos estudantes de licenciatura nos cursos de graduação. Trata-se de um material pedagógico, estruturado em formato de oficinas, que refletem ao menos duas questões que estruturaram o subprojeto entre as licenciaturas de História e de Sociologia da UnB. A primeira é referente a interdisciplinaridade entre duas licenciaturas da área de humanidades. Como registro desse trabalho colaborativo, destacamos que a integração entre os componentes disciplinares ocorreu por meio de trabalhos e debates a partir de eixos temáticos, uma vez que a proposta do projeto foi utilizar a pesquisa como pressuposto de ensino, questão já presente nos debates teóricos e pedagógicos de ambas as áreas. A segunda questão faz alusão a criação de grupos (também chamados de clubes) que se dividiram de forma a reunir integrantes de ambas as áreas para discutir e exercitar pedagogicamente os quatro eixos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a partir da forma em que foram recontextualizados pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal para o Ensino Médio, publicado em 2020. Assim, os(as) pibidianos(as) foram estimulados a elaborar oficinas pedagógicas ao redor dos eixos de: a) "Investigação Científica", que se transformou na Oficina "Artivismo"; b) "Processos Criativos", que deu origem à Oficina intitulada "Cineclube Lado B"; c) "Mediação e Intervenção Sociocultural", que se materializou na Oficina intitulada "Rasurando Narrativas", e; d) "Empreendedorismo", a partir do qual foi proposta a Oficina "Além dos Muros".

Capítulos

  • 1. Apresentação
    Marcelo Pinheiro Cigales, Cristiane de Assis Portela, Bibiana Soyaux de Almeida Rosa, Gabriela Almeida de Lima
  • 2. Oficinas Artivismo
    Alice Rocha Santana, Gabriel Antonio da Silva Ribeiro, Gabrielle Pereira da Conceição, Júlia Duarte Pires de Mendonça, Nathalia Luiza Alves Silva, Gabriela Almeida de Lima, Paulo Stumpf
  • 3. Oficina Cine Clube Lado B
    Beatriz Amorim, Laísa Fernanda Alves da Silva, Nathalia Sofia, Pedro Henrique Ferreira, Thaiane Miranda, Bibiana Rosa, Caê Penna, Norlan Silva
  • 4. Oficinas Rasurando Narrativas
    Marcelo Pinheiro Cigales, Cristiane de Assis Portela, Gabriela Almeida de Lima, Alexandre Bruno Barzani Santos, Beatriz de Oliveira Andrade, Celine Maria do Nascimento, Gabriela Gomes Rabelo, Guilherme Fernandes da Luz
  • 5. Oficinas Além dos muros
    Marcelo Pinheiro Cigales, Cristiane de Assis Portela, Bibiana Soyaux de Almeida Rosa, Guilherme Henrique Cruz Quevedo, Isabella Cristina Barbosa Ramos, Lauanny Kassya de Gois Aguiar, Luiza Leticia Mendes de Alcantara, Ricardo Daniel Lucas Monteiro de Sousa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

March 9, 2023

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-86503-92-0

Publication date (01)

2022