A repetição em narrativas de adolescentes : do oral ao escrito
Palavras-chave:
Lingüística, Linguagem oral, Linguagem escritaSinopse
Este livro mostra com clareza por que se admite hoje como fato normal a repetição de sons, itens lexicais, estruturas sintáticas e enunciados no discurso oral e derruba o equívoco das gramáticas de nosso ensino escolar que insistem em resistir à presença da repetição na escrita. Uma resistência comprovadamente infundada, já que também a escrita se serve da repetição como estratégia de textualização em grau próximo ao da oralidade. Nas palavras da Autora, “embora o ato de repetir tenha suas raízes mergulhadas na oralidade”, as análises qualitativas e quantitativas evidenciaram que, tanto para o português como para o espanhol falado e escrito, pode-se “colocar em julgamento a afirmação corrente na literatura lingüística de que a repetição é um traço central da oralidade". Mesmo fazendo um recorte nítido em seus materiais de análise, ao se restringir a textos narrativos e, dentro destes, enfocar em especial o caso dos enunciados avaliativos, as observações e as análises realizadas são riquíssimas e estimulantes a todos os interessados no funcionamento do discurso oral e escrito. A partir das poucas observações aqui trazidas, não me restam dúvidas de que esta obra deverá servir de estímulo e inspiração a professores, pesquisadores e estudantes em suas atividades no tratamento de questões da língua, cumprindo-se, assim, um dos propósitos da Autora, quando lembra que “o objetivo central deste livro terá sido alcançado se o que foi discutido aqui contribuir para uma nova postura, sobretudo no trabalho da escola com a língua materna".
Luiz Antônio Marcuschi
Capítulos
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Apresentação
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Introdução
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Capítulo 1 - A oralidade da linguagem frente à cultura escrita
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Capítulo 2 - A repetição
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Capítulo 3 - Um estudo qualitativo com narrativas de adolescentes
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Capítulo 4 - Os dois enfoques: forma e função
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Capítulo 5 - Os domínios funcionais
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Considerações finais
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Bibliografia
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