Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês
Palavras-chave:
Língua inglesa-ensino, Literatura inglesa-ensinoSinopse
Caminhos e colheita é uma contribuição para o mapeamento da área de inglês no Brasil, iniciada formalmente na década de 1940. A construção de sua memória é tarefa inadiável, considerando-se a riqueza das atividades desenvolvidas na área ao longo dessas décadas. Para execução deste projeto historiográfico, reunimos professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras. Em seus artigos, eles não tratam exclusivamente da língua inglesa como parte do processo educacional brasileiro, mas exploram o ensino e a pesquisa das literaturas em língua inglesa. Analisam os níveis secundário e superior - graduação e pós-graduação - em instituições públicas e privadas e também discutem perspectivas futuras para a área no Brasil.
Capítulos
-
Organizadoras
-
Colaboradores
-
Apresentação
-
Capítulo 1 - Ontem e hoje no ensino de línguas no Brasil
-
Capítulo 2 - Uma visão geral do ensino de inglês no Brasil
-
Capítulo 3 - A LDB E A legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa
-
Capítulo 4 - Da didática à pedagogia: uma desventura brasileira de proporções pedagógicas
-
Capítulo 5 - A pedagogia crítica, a estilística e o ensino das literaturas em língua inglesa
-
Capítulo 6 - A pós-graduação em literaturas de língua inglesa no Brasil - resgate e rumo
-
Capítulo 7 - Momentos históricos na pesquisa da área de língua inglesa
-
Capítulo 8 - O ensino do inglês no futuro: da dicotomia para a convergência
-
Capítulo 9 - Associações de professores de inglês
-
Capítulo 10 - Quando, como e por que aprendi inglês: as narrativas de Francisco, Hilário, Antonieta, Munira e Nora
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.