Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente
Palavras-chave:
Educação, Educação a distância, Pedagogia, Professores - FormaçãoSinopse
A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial.
Capítulos
-
Prefácio
-
Apresentação
-
PARTE I
-
O Curso PEDEeD: espaço público de formação de professores
-
O registro reflexivo e a avaliação docente
-
O professor reflexivo no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - PEDEaD
-
Análise de indicadores de participação online no Programa PEDEaD
-
O espaço interativo de construção coletiva por meio do fórum: a experiência dos seminários de psicologia da educação
-
Competências universitárias para a formação e o desempenho profissional dos estudantes de Pedagogia a Distância do Acre
-
PARTE II
-
Nas trilhas da aprendizagem em educação a distância: raízes e significados em diálogo
-
Educação e sustentabilidade: ações ambientais desenvolvidas na turma 2009
-
Educação matemática: experiência de formação ancorada em reflexões nas e sobre as práxis
-
Os conhecimentos linguísticos e sociolinguísticos na formação continuada de professores alfabetizados
-
O lugar da memória no percurso de formação dos professores-mediadores: uma leitura a partir da psicanálise
-
A perspectiva inclusiva na formação de professores
-
Gestão e tecnologias - vivências no percurso formativo
-
Autores
-
Apêndices
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.