Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: princípios, ensino superior e formação de professores - Volume 1
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Desenvolvimento humano, Educação básica, Ensino superiorSinopse
Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e UAB/UnB.
Capítulos
-
Apresentação
-
PRINCÍPIOS
-
Capítulo 1 - Construção identitária e movimento social das pessoas com deficiência frente à exclusão social no Brasil
-
Capítulo 2 - O processo de inclusão: reflexões e compromissos
-
Capítulo 3 - Educação Inclusiva: precursores e desdobramentos
-
Capítulo 4 - Os desafios da educação de surdos no Brasil: velhos preconceitos e novos discursos
-
Capítulo 5 - Deficiência intelectual e manifestações de preconceito em contextos inclusivos
-
Capítulo 6 - As deficiências do bebê têm que ser tratadas com diferença?
-
ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-
Capítulo 7 - Inclusão na Educação Superior
-
Capitulo 8 - La producción de ficciones políticas e ideologías en la formación de maestros para la educación inclusiva
-
Capítulo 9 - Três princípios norteadores da inclusão em educação
-
Capítulo 10 - Teoria e prática da educação inclusiva
-
Sobre os autores
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.