Análise de práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária : volume II
Palavras-chave:
Educação do campo, Ciências Agrárias, Residência agrária, AgroecologiaSinopse
Apresentamos aos leitores o segundo volume do livro Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Trata-se do sexto livro da série resultante do projeto de pesquisa "Educação do Campo e Educação Superior: uma análise de práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da educação e das ciências agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte", realizada no âmbito do Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Ao direcionar estas reflexões ao Programa Residência Agrária, a pesquisa faz um reconhecimento da importância desta ação do Pronera para a construção da Educação do Campo. Iniciado como projeto-piloto em 2004, no âmbito do MDA-INCRA, em parceria com movimentos sociais do campo e universidades das cinco grandes regiões do país, o Residência Agrária foi incorporado ao Pronera em 2008, seguindo uma trajetória de crescimento quantitativo e de acúmulo de experiências no ensino superior de ciências agrárias vinculado a este Programa. Destacam-se, nesse processo, a concepção político-pedagógica que lhe fundamenta, o desafio de trazer os fundamentos metodológicos mais gerais da Educação do Campo para o âmbito da Pós-Graduação Lato Sensu.
Capítulos
-
Prefácio
-
Apresentação
-
BASES TEÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA AGRÁRIA
-
Residência Agrária e projeto educativo dos camponeses
-
Agroecologia: uma contribuição camponesa à emancipação humana e à restauração revolucionária da relação metabólica sociedade-natureza
-
EIXO 1 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TERRITÓRIOS CAMPONESES E ORGANIZAÇÃO SOCIAL
-
Educação do Campo e democracia: a experiência do Curso "Residência Agrária - Matrizes Produtivas da Vida no Campo" da Universidade de Brasília
-
Construção compartilhada de saberes: a experiência do NEEPA
-
Ressignificando resistências e apontando caminhos: IALA Amazônico e Residência Agrária
-
Uma entrada pela fresta: reflexões sobre a Pós-Graduação Residência Agrária na Universidade Federal do Pará
-
Estratégias pedagógicas na articulação entre teoria e prática no Programa de Pós-Graduação em Direitos Sociais do Campo - Residência Agrária (UFG/Regional Goiás)
-
EIXO 2 - MATRIZES TECNOLÓGICAS
-
Processos históricos e inovações tecnológicas no semiárido brasileiro
-
Das sementes aos frutos: a experiência do Curso de Especialização em Extensão Rural Agroecológica e Desenvolvimento Rural Sustentável - Residência Agrária/UFC
-
Arte, cultura e Educação do Campo no Centro de Ciências Agrárias: o confronto com o instituído
-
Residência Agrária - Sergipe: semeando a agroecologia e a soberania alimentar
-
EIXO 3 - AGROECOLOGIA, SAÚDE, FEMINISMO, SEMENTES E O PROCESSO DE GERAÇÃO DA VIDA
-
Mulheres camponesas e quintais: anúncio de esperança e (re)existência para a vida planetária
-
O protagonismo das mulheres no Residência Agrária da UnB: um despertar feminista
-
Diálogo entre segurança alimentar, saúde e agroecologia: uma experiência de pesquisa e extensão do Curso de Residência Agrária da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
-
EIXO 4 - FEIRAS DA REFORMA AGRÁRIA, AGROECOLOGIA E RELAÇÃO CAMPO E CIDADE
-
Feiras da Reforma Agrária: uma ferramenta para a organização produtiva e para o fortalecimento da soberania alimentar
-
Feira dos Produtores Rurais de Parauapebas/PA: produção e circulação de alimentos como temática de estudo no Residência Agrária
-
A construção de dados sobre a inserção dos agricultores assentados no PNAE
-
As Feiras Nacionais do MST e a Reforma Agrária Popular
-
Posfácio
-
A respeito das Organizadoras e Organizadores
-
A respeito dos Autores
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.