Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
Palavras-chave:
Acústica (Arquitetura) - Aspectos ambientais, Arquitetura, Conforto ambiental, Projeto ambiental integrado, SustentabilidadeSinopse
A formação em Arquitetura e Urbanismo vem, ao longo das últimas décadas, crescendo em complexidade para atender às novas demandas sociais, ambientais e tecnológicas contemporâneas, resultando em desafios profissionais e exigências normativas cada vez maiores, num contexto de integração com outras áreas de conhecimento que se ocupam do ambiente construído. Sob essa ótica, a pesquisa e o ensino na área de conforto ambiental têm ampliado sua abordagem para incluir novos conceitos para além dos tradicionais - conforto térmico, luminoso, sonoro e ergonomia - abraçando temas como eficiência energética, qualidade ambiental, análise do ciclo de vida, emissões de CO2, balanço energético nulo, interoperabilidade BIM, dentre outras relacionadas à sustentabilidade. A pesquisa, neste sentido, torna-se ferramenta poderosa para o ensino, permitindo que resultados de investigações recentes sejam utilizados neste processo, enquanto o projeto torna-se palco de aplicação e objeto de pesquisas, resultando num diálogo evolutivo constante. Esta publicação surge no VI ENANPARQ, “Limiaridade: Processos e práticas em Arquitetura e Urbanismo”, sediado em Brasília no ano de 2021. Às discussões ocorridas nas sessões livres somaram-se os temas como a aprendizagem autônoma e o ensino de projeto para sustentabilidade, evidenciando a necessidade de discutir aspectos inovadores e tendências atuais do ensino e da pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade. Aborda aspectos de ensino, integração com projeto, pesquisa-ação, integração entre graduação e pós e outros temas relevantes neste contexto. Os capítulos estão organizados em duas partes: Ensino e Pesquisa, a primeira trazendo abordagens inovadoras e relatos sobre ensino na área de conforto e sustentabilidade e a segunda com experiências de pesquisa na área. Em alguns momentos, confundem-se e misturam-se as experiências e lições a partir de ensino e pesquisa, sendo desafiador traçar limites entre uma e outra. Lança-se aqui uma semente para iniciativas semelhantes que possam registrar a evolução da área de conforto ambiental e sustentabilidade, na ponte entre tecnologia e projeto, como base para muitos debates futuros que permitam o aperfeiçoamento e a evolução e a inserção de novos saberes, ferramentas e metodologias na área de Arquitetura e Urbanismo.
Capítulos
-
Prefácio
-
Apresentação
-
PARTE 1. ENSINO
-
O ensino de Conforto Térmico: uma busca por métodos mais integrados com as práticas projetuais
-
Relato da experiência de ensino-aprendizagem em Acústica Arquitetônica em Berçário localizado em Cuiabá/MT
-
Metodologia ativa aplicada ao ensino integrado de Conforto Lumínico e Arquitetura de Interiores
-
Exploraciones pedagógicas en confort y eficiencia energética realizadas por el Grupo de Investigación EMAT en Colombia
-
Integrando graduação e pós-graduação no ensino de Conforto: Uma experiência na Universidade Federal de Minas Gerais
-
PARTE 2. PESQUISA
-
Projeto, Ensino e Prática: Inovações e experiência rumo ao balanço energético nulo em edifícios
-
Critérios de avaliação de sistemas de certificação e interface com o conforto ambiental de edificações residenciais
-
Experimentos de condições ambientais na iniciação científica embasados nos princípios da Cultura Maker
-
Ensino de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e Design Circular em Arquitetura e Urbanismo: Resultados de Pesquisa-Ação no curso da Unicamp
-
Perfil dos autores
Downloads
Publicado
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.