Literaturas de autoria indígena

Autores

Danglei de Castro Pereira (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-1010-1238
Luzia Aparecida Oliva (ed)
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
https://orcid.org/0000-0003-4405-6308

Palavras-chave:

Literatura – Estudo e ensino, Etnoliteraturas, Educação Básica – Brasil

Sinopse

Os artigos e as entrevistas que compõem este e-book são resultados das ações do projeto de pesquisa O escritor nativo por ele mesmo: literatura e representação (2020-2022) desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – campus de Sinop, sob a coordenação da Profa. Luzia Aparecida Oliva. O objetivo do projeto, já concluído, consistiu em divulgar, ler e debater acerca da produção literária de autoria indígena no Brasil e ampliar seu alcance. Assim, as obras foram lidas por estudantes de graduação e pós-graduação, professores do Ensino Básico e Superior, de diversas instituições, entre elas, UNEMAT, UnB, UEA que contribuíram de maneira significativa na divulgação de autores e obras. Os encontros virtuais (Plataforma Google Meet) possibilitaram o acesso a muitos profissionais da educação que não poderiam participar se fossem realizados de maneira presencial. Isso também se justifica em virtude da pandemia que impôs outros caminhos tecnológicos a serviço da pesquisa e extensão. Estamos certos de que o projeto cumpriu sua finalidade socioeducacional e, agora, torna público o resultado por meio de artigos de pesquisadores e entrevistas com escritores indígenas. Registra-se o agradecimento aos envolvidos que fizeram esse percurso de leitura e se propuseram a manter viva a tradição dos povos originários pelas histórias narradas e pelas vozes autorais. Agradecimento ao Prof. Waraxowoo’i Maurício Tapirapé que, gentilmente, cedeu as fotos de seu acervo para que compusessem a capa. São registros do interior da cultura de seu povo. Por meio dessas imagens, dedicamos este trabalho aos povos originários que, desde a invasão, lutam incansavelmente pela Mãe Terra.

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Aparecida Oliva, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Estudou Letras na FACILCAM-PR; mestrado em Teoria da Literatura e Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa, pela UNESP – São José do Rio Preto. Atua no PPGECII – Programa de Pós-graduação em Linguagem em Contexto Indígena Intercultural – UNEMAT – campus de Barra do Bugres – MT. Professora (inativa) do curso de Letras UNEMAT – campus de Sinop. Publicou: Literatura/História: o (re)encontro com o mito (2005) e O percurso da Indianidade na Literatura Brasileira: matizes da figuração (e-book), 2009. Coordenou o projeto de pesquisa: O escritor nativo por ele mesmo: literatura e representação (2020-2022).

Luiz Renato de Souza Pinto, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduado em Letras-Literatura com trabalho que versa sobre a relação da escrita de Clarice Lispector com a de Nelson Rodrigues. Em nível de Pós-graduação, cursou Mestrado em História trabalhando as relações entre a história, memória e literatura na obra de José de Mesquita, autor mato-grossense da primeira metade do século XX. Em nível de doutoramento estudou o romance A Última Quimera, de Ana Miranda em tese que a discutiu sob o prisma de romance-ensaio, a partir da fundamentação proposta por Theodor Adorno. Professor de Língua Portuguesa desde 2001 no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) desenvolve atividades ligadas à difusão da literatura e formação de leitores, bem como publicação de crônicas acerca de escritores/ escritoras e obras contemporâneos. Autor dos romances Matrinchã do Teles Pires (1998), Flor do Ingá (2014) e Xibio (2018), publicou recentemente a novela A Filha da Outra (2020) e Gênero, Número, Graal (2017), ambos premiados em editais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL). Encontra-se no prelo sua segunda novela, A gaveta, o lápis, o papel, com previsão de publicação para o primeiro semestre de 2022.

Leila Sílvia Sampaio, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc - MT)

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, pela Universidade Estadual de Mato Grosso, polo de Sinop, na linha de pesquisa em Estudos Literários, com a temática Literatura indígena: um caminho para a formação da identidade leitora multicultural. Professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso, atuando na Escola Estadual Professora Alzira Maria da Silva, no município de Colíder.

Delma Pacheco Sicsú, Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Comunicação Social/Jornalismo também pela Universidade Federal do Amazonas (2013). É especialista em Literatura Brasileira Moderna e Pós Moderna pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas); Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Faculdade Aldemar Rosado -FAR, em convênio com o Centro de Formação, Estudos e Pesquisas. É Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é doutoranda do Pós-Lit.- Doutorado em Literatura e Práticas Sociais - pela Universidade de Brasília e desenvolve pesquisa de Doutorado com a Literatura Indígena Amazonense. Coordena projetos de pesquisa pelo PAIC (Programa de Apoio à Iniciação Científica) fomentado pela FAPEAM (Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas) e projetos de extensão pela PROGEX (Programa de Extensão da UEA). Faz parte do grupo de pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino. Professora da rede pública estadual do Amazonas desde 1990; é professora da Universidade do Estado do Amazonas desde 2003 e atua no curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Parintins. Foi coordenadora do curso de Letras do CESP (Centro de Estudos Superiores de Parintins) de 2014 a 2018. Atualmente coordena o curso de Letras modular de oferta especial em municípios do Amazonas: Boca do Acre, Eiurunepé, Manicoré e Presidente Figueiredo. Foi coordenadora de área do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) no subprojeto Oficina de Produção de Texto.

Rosana Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui doutorado em Letras pela UNESP- São José do Rio Preto-SP (2003) e mestrado em Letras pela UFRGS, campus de Porto Alegre- RS (1997). Graduou-se em Letras pela UNESP, campus de Assis-SP (1992). Professora efetiva da UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso), campus de Sinop- MT, do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras). Possui experiência na área de Literatura Infantil e Juvenil; Ensino de literatura; Teoria do texto poético; Literatura brasileira produzida em Mato Grosso. Integra o grupo Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas; é membro do Grupo de Trabalho “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil” (ANPOLL). Integra o conselho editorial e consultivo da Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018). Coordena o projeto de pesquisa atual “Educação literária em contexto escolar mato-grossense: análise, crítica e ensino na formação do leitor”.

Rosivânia dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em LETRAS VERNÁCULAS - AGES - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (2008). Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Candido Mendes. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professora do Colégio Municipal de Adustina e do Colégio Estadual Castro Alves. Pesquisadora de Literatura indígena. Autora do livro Os cantos indígenas de Eliane Potiguara e de Graça Graúna.

Julie Stefane Dorrico Peres, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021); Mestre no Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal de Rondônia (2015); Graduada em Letras Português e suas respectivas Literaturas na Fundação Universidade Federal de Rondônia (2013). Pesquisadora na área da Teoria da Literatura com ênfase na Literatura Indígena Contemporânea. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Teoria Política Contemporânea, sediado no Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Rondônia.

Edson Kayapó, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutor pelo programa de pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP. Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), com pós-graduação lato sensu (especialização) em História e Historiografia da Amazônia, pela Universidade Federal do Amapá (2000). Professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Docente e orientador de pesquisas de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia. É palestrante, assessor em projetor artístico-educacionais, escritor premiado pela UNESCO e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil e membro da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas- CAIAPI/UNICAMP,.

Aline Ngrenhtabare L. Kayapó, Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba)

Descendente do povo Aymara. Escritora, autora na obra Nós: Uma antologia de literatura indígena (Companhia das Letrinhas), ativista no movimento nacional de indígenas mulheres. Fundadora do Wairaísmo - corrente ancestral-filosófica que se vincula à reflexão da resistência das indígenas mulheres no Brasil. É acadêmica do curso de Direito e, atualmente, secretária de comunicação regional do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba).

Downloads

Publicado

abril 6, 2022

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-89350-04-0

Publication date (01)

2022