Café com Europa | Humano +Design + Natureza

Autores

Claudia da Conceição Garcia (ed), Universidade de Brasília (UnB); Elane Ribeiro Peixoto (ed), Universidade de Brasília (UnB); Georgia Maria de Castro Santos (ed), Universidade de Brasília (UnB); José Airton Costa Junior (ed), Centro Universitário de Brasília (CEUB); Marisa Cobbe Maass (ed), Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Ecodesign, Arquitetura sustentável

Sinopse

Esta publicação é o resultado da terceira edição do evento Café com Europa, dedicada ao tema HUMANO + DESIGN + NATUREZA, aliando o design sustentável à arquitetura. Em 2021, ano marcado pela pandemia COVID-19, o Café com Europa trouxe ao público, de forma totalmente virtual e gratuita, temas relacionados a cidades mais sustentáveis, retomada verde, fortalecimento da bioeconomia e novo modo de vida e consumo, no contexto do design e da arquitetura. Foram dois dias de palestras, entrevistas e apresentações de cases com designers e arquitetos brasileiros e europeus, com representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Finlândia, Itália e Portugal. A realização é da EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia), presidida em 2021 pela Embaixada da Itália, e da Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Istituto Europeo di Design (IED).

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia da Conceição Garcia, Universidade de Brasília (UnB)

Arquiteta e urbanista (UnB, 1988), com mestrado (UnB, 1998) e doutorado (UnB, 2009) em Arquitetura e Urbanismo. Professora do Departamento de Projeto, Expressão e Representação e do PPG da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisa em Estética do Projeto, Patrimônio e Preservação. Desenvolveu projetos de Arquitetura em coautoria com outros professores da UnB, tal como o edifício da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE). Em parceria com o Professor Matheus Gorovitz, desenvolveu, no âmbito do CEPLAN: o Centro de Convenções e a Aula Magna da Universidade de Brasília. No âmbito da administração central da UnB, atuou como coordenadora geral da DAIA/DEG (2011-2012), Diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica – DAIA/DEG (2012), além de Pró-reitora do Decanato de Ensino de Graduação (2016-2018).

Elane Ribeiro Peixoto, Universidade de Brasília (UnB)

Arquiteta e urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Doutora em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo. Estágio na Maison des Sciences de l’Homme em Paris, França. Estágio pós-doutoral no Istituto di Architettura di Venezia. Professora de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cidades Possíveis. Suas pesquisas centram-se nas áreas de patrimônio cultural, cidade e arquitetura contemporâneas.

Georgia Maria de Castro Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Designer de Produto e Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ). Mestre em Teoria em História pelo PPG – Arte (IdA – UnB), com a pesquisa sobre a indumentária e o advento da moda no Baixo Medievo. Doutora em Teoria e História pelo PPG -Arte (IdA – UnB) e Universidade Nova de Lisboa (UNL), com a pesquisa sobre os movimentos da moda no Brasil a partir da vinda da Corte Portuguesa. Professora no Departamento de Design (DIn) da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Design e Moda – LabMODA (Din-UnB). Investigadora Correspondente do Centro de Humanidades(CHAM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal. Suas pesquisas se concentram nas áreas de design: de identidade e marca, do vestuário como linguagem e da moda como documento cultural.

José Airton Costa Junior, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU–UnB), com a pesquisa Arquitetos-designers: o mobiliário moderno da Universidade de Brasília. Professor de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB). Integrante do grupo de pesquisa Cidades Possíveis (CIPO) (FAU–UnB). Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU–UnB). Seus estudos se concentram na relação entre a Arquitetura Moderna e o Design Industrial brasileiro.

Marisa Cobbe Maass, Universidade de Brasília (UnB)

Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Teoria, História e Crítica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Teoria e História e Crítica pela Universidade de Brasília (UnB). Estágio na Université de Paris 1 - Sorbonne em Paris, França. Estágio pós-doutoral no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS) na Universidade do Porto, Portugal. Professora do Departamento de Design e do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa Design Educação. Suas pesquisas conectam às áreas de design, educação e artes.

Ignacio Ybáñez, União Europeia

Embaixador da União Europeia no Brasil

Van Bo Le-Mentzel

Arquiteto, autor de Der kleine Professor (2016)1 e cineasta de Berlim. Lançou várias iniciativas que relacionam o design à participação social. Entre os projetos mais conhecidos, encontram-se o Hartz IV Möbel (2010), série de móveis acessíveis a um público de baixo poder aquisitivo (Hartz IV), e a Tinyhouse University (2015). Suas concepções fizeram parte de exposições internacionais e entraram para o acervo de diversos museus como o Vitra Design Museum. Em 2016, foi lançado seu primeiro longa-metragem: 3Min of Fame, Love and Peace. Recebeu diversos prêmios por propostas de sustentabilidade e participa ativamente de discussões sobre questões de urbanismo.

Kirsi Niinimäki, Universidade de Aalto (Finlândia)

Doutora pela Universidade de Aalto, é uma Professora Associada de Design, cujo foco se dá especialmente na pesquisa de Moda, no Departamento de Design da Universidade de Aalto, Finlândia. A pesquisa de Kirsi se foca na compreensão holística dos campos da moda sustentável e do campo têxtil, assim como as relações entre design, manufatura, modelos de negócios e consumo. Seu grupo de pesquisa, intitulado Fashion/Textile Futures [Futuros da Moda/ Têxteis], está envolvido em vários projetos de pesquisa, os quais integram abordagens de ciclo fechado, bioeconomia e economia circular em sistemas têxteis e da moda, visando ampliar a compreensão de estratégias do design sustentável. A obra de Niinimäki foi amplamente publicada e seu livro mais recente, Sustainable Fashion in a Circular Economy [Moda Sustentável em uma Economia Circular], foi publicado em 2018. 

Laurent Bourgeois

Antes de aprender marcenaria, Laurent se formou em tradução e teve várias experiências profissionais em logística, comunicação e gestão humanitária. No Design With Sense, atua na garantia da qualidade final dos projetos e resolve problemas técnicos que possam surgir durante a produção.

Kimberly Hex

Mestre em Design de Interiores com foco em Design Social pela Esa (Saint-Luc, Bruxelas), participa do Design With Sense¸ coletivo de arquitetos, designers de interiores e marceneiros/carpinteiros com sede em Bruxelas. Com sua natureza dinâmica e ouvido atento, orienta os momentos de co-design com os clientes, dando forma às ideias que emergem das sessões criativas.

Susana Godinho

Nascida em Espinho, Portugal, é licenciada pelo CITEX em design têxtil. Ao longo dos últimos 18 anos, desenvolveu uma abordagem 360° às indústrias têxteis e da moda. Como designer criativa na DeMatos Design, professora de tecelagem no ensino especial e consultora de tendências na Promostyl, combina criatividade e craftsmanship [aptidão]. A sua ética como designer e empresária está orientada para o contemporâneo e o sustentável, nomeadamente a utilização inovadora de uma solução de cortiça com pedido de patente no processo de tecelagem, que alia as técnicas tradicionais da arte ao design contemporâneo.

Leandro de Sousa Cruz, Universidade de Brasília (UnB)

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cidades Possíveis. Suas pesquisas se concentram em temas como Habitação de Interesse Social e Colaborações Acadêmicas em Urbanismo.

Eva Garibaldi

Designer nascida em Ljubljana (Eslovênia) e baseada em Roterdã (Holanda). Graduada em Desenho Industrial pela Akademijaza likovno umetnost in oblikovanje, Ljubljana [Academia de Belas Artes e Design da Universidade de Ljubljana], Eva está finalizando seus estudos em Arquitetura de Interiores com a Pesquisa + Design no Instituto Piet Zwart, em Roterdã. Em 2020, seu projeto de pesquisa de materiais Papel + Bioplástico foi selecionado como parte do catálogo Made in Slovenia pelo Centre for Creativity (MAO). Em Roterdã, é membra ativa do grupo de pesquisa artística TreeCollective, que explora o papel das árvores nas cidades.

Mariana Siqueira

Arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como arquiteta e paisagista na Índia Rural e no escritório holandês West 8, no qual participou do projeto Madrid Rio, parque linear na capital espanhola. Colaborou também em projetos de Rosa Kliass em São Paulo e Goiânia e foi repórter da Revista AU (Arquitetura e Urbanismo). Em seus projetos, busca expressar valores estéticos e ecológicos de savanas e campos do Brasil. Ao trazer capins, ervas e arbustos nativos para ambientes urbanos, seu objetivo é inspirar a valorização e a conservação dessas importantes e incompreendidas paisagens.

Flavia Amadeu

Empresária e designer, Doutora pelo Centre for Sustainable Fashion na London College of Fashion [Centro de Moda Sustentável da UAL]. Desde 2004, pesquisa e desenvolve projetos com borracha nativa da floresta Amazônica, onde trabalha diretamente com comunidades ribeirinhas e artesãos locais. Assina a marca Flavia Amadeu Design e é proprietária da AMADEU Agência de Materiais e Design Sustentável. Em 2020, recebeu o Prêmio Muda de design sustentável e o Green Product Award.

Downloads

Publicado

fevereiro 8, 2022

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-86503-62-3

Publication date (01)

2021