Trajetórias das licenciaturas da UnB: a experiência do Prodocência em foco

Autores

Maria Lidia Bueno Fernandes (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-4878-3115

Palavras-chave:

Educação superior - Brasília, Universidade de Brasília – licenciaturas, Universidade de Brasília – programas de ensino, Prodocência

Sinopse

O presente livro, Trajetórias das licenciaturas na UnB: a experiência do Prodocência em foco, registra e divulga a experiência da Universidade de Brasília, no Programa de Consolidação das Licenciaturas-Prodocência no período 2008 a 2011. Participar Prodocência, programa de iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes, que busca contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e de reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica, era especialmente importante para a UnB porque, além de contemplar alguns dos objetivos específicos do Reuni, o programa possibilita lançar um novo olhar para os cursos de licenciatura, retomando o compromisso histórico da UnB com a formação qualificada de professores.

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lidia Bueno Fernandes, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo, possui especialização (Magister Artium) pela Ludwig-Maximilian-Universität de Munique, Alemanha, e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, foi coordenadora adjunta de Integração das Licenciaturas e coordenadora institucional do programa Prodocência em 2010. Desde 2011 é coordenadora UAB/UnB e Coordenadora Operacional de Ensino de Graduação a Distância ligada à Diretoria de Ensino de Graduação a Distância e Gestão da Informação/DEG/UnB.

Denise Imbroisi, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada e mestre em Química pela Universidade de Brasília e doutora em Química pela University of Florida, Estados Unidos. Professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. Exerceu a função de Diretora Técnica de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação de maio de 2008 a dezembro de 2011.

Nina Laranjeira, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestre e doutora nessa mesma área pela Universidade de Brasília. Professora da Faculdade UnB Planaltina, atualmente exerce a função de Diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica no Decanato de Ensino de Graduação da UnB. Atua em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de formação de professores de Ciências e educação ambiental.

Márcia Abrahão Moura, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada, mestre e doutora em Geologia pela Universidade de Brasília, com doutorado-sanduíche na Université d´Orléans, França, e pós-doutorado na Queen´s University, Canadá. Professora do Instituto de Geociências da UnB, exerceu entre a função de Decana de Ensino de Graduação de abril de 2008 a dezembro de 2011.

Cristina M. Madeira Coelho, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá, mestre em Linguística e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UnB e responsável pela Coordenação Pedagógica da UnB na equipe da Diretoria Técnica de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação.

Maria Isabel Montandon, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em piano e licenciada em Educação Artística-Música pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Educação Musical/Pedagogia do Piano pela University of Oklahoma, Estados Unidos. Professora adjunta do Departamento de Música da UnB, atua na graduação presencial e à distância, em projetos de extensão e no programa de pós-graduação nas áreas de formação de professores, pedagogia do instrumento e metodologia da pesquisa em educação musical. Foi coordenadora da Coordenação de Integração das Licenciaturas-CIL no Decanato de Graduação-DEG da UnB entre 2009 e 2011, atuando também como coordenadora do PIBID e Prodocência.

Rozana Reigota Naves, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas – pela Universidade Católica de Brasília (UCB), mestre e doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Atua no ensino superior, na área de Letras e no ensino de pós-graduação com ênfase em teoria e análise linguísticas. Tem experiência em gestão do ensino superior. Desde 2011 é coordenadora institucional do programa Programa de Consolidação das Licenciaturas-Prodocência.

Erika Zimmerman, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Física e mestre em Físico-Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e PhD em Ensino de Ciências (Física) pela Universidade de Reading, Reino Unido. Realizou pós-doutorado em Aprendizagem de Ciências em museus na Université de Montréal, Canadá. Professora associada da Faculdade de Educação, atua na graduação (Pedagogia) e na pós-graduação (área de Ensino de Ciências), realizando pesquisa em Ensino de Física (Ciências) em ambientes não formais de aprendizagem e formação de professores para ensino de Ciências e Física (ensino básico).

Cristiano Alberto Muniz, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel e licenciado em Matemática e mestre em Educação pela Universidade de Brasília; doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris Nord, França. Professor adjunto da Faculdade de Educação, atua na graduação (Pedagogia) e na pós-graduação (área de Educação Matemática), realizando pesquisa acerca da produção matemática de crianças consideradas em situação de dificuldade. Atualmente, é vice-diretor da FE-UnB e presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Alice Melo Ribeiro, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2000), mestre e doutora pela mesma Universidade (2001-2008) e pós-doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília e especialista em Educação a Distância (2011).

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta I da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atua na área de Didática, realizando pesquisas na área de educação de jovens e adultos, memória e educação popular.

Olgamir Amância Ferreira de Paiva, Universidade de Brasília (UnB) / Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal

Licenciada e bacharel em Ciências pelo Centro de Ensino Superior de Brasília (Uniceub), mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília, na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Atua como professora adjunta I no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da FUP-UnB. Atualmente é secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal.

Waleska Valença Manyari, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em Planejamento Energético e Ambiental pela Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília.

Fernando Luiz Araújo Sobrinho, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciado e bacharel em Geografia, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998) e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atua como professor adjunto do Departamento de Geografia da UnB.

Belidson Dias, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Artes Plásticas –Educação Artística pela Universidade de Brasília (1989); mestre em Artes Visuais - Pintura, pela Manchester Metropolitan University, Inglaterra (1992) e doutor em Estudos Curriculares em Arte Educação - Artes Visuais, pela University of British Columbia, Canadá (2006). Atua como professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Especializou-se nos estudos críticos da sexualidade, particularmente na Teoria Queer, para analisar a cultura visual.

Felícia Johansson Carneiro, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Educação Artística-Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (1989), mestre em Literatura Brasileira pela mesma universidade (1996) e doutora pela School of Arts and Education, Middlesex University, Londres. Professora titular do Departamento de Artes Cênicas da UnB, atriz e autora teatral, suas principais áreas de atuação e interesse são humor, interpretação teatral, dramaturgia, teatro e educação.

Flávia Narita, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1995) e mestre em Educação Musical (área: sociologia da Educação Musical) pelo Institute of Education, Universidade de Londres, Inglaterra (1997). Atua como professora assistente do Departamento de Música da Universidade de Brasília.

Rosana Andréa de Castro, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília e mestre em Tecnologias de Comunicação e Informação e suas implicações para a Arte/Educação. É professora assistente do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes, oordenadora do curso noturno de Licenciatura em Artes Plásticas e coordenadora de tutoria do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB. Integra o Laboratório de Educação em Visualidades-LIGO.

Downloads

Publicado

mayo 31, 2021

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-230-1058-4

Publication date (01)

2012