Sementes do cerrado: análise e conservação

Autores

Rosana de Carvalho Cristo Martins (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0001-8066-7566
Ildeu Soares Martins (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-2926-5382
Juliana Martins de Mesquita Matos (ed)
Faculdade CNA
https://orcid.org/0000-0002-0322-4785

Palavras-chave:

Sementes -Testes, Espécies arbóreas do Cerrado, Sementes nativas, Sementes - Qualidade fisiológica

Sinopse

A presente obra trata-se uma apresentação de resultados práticos das técnicas de análise e preservação aplicadas em sementes florestais, particularmente do Cerrado, resultantes de trabalhos de pesquisa em nível de graduação e de Pós graduação realizados no Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília. A obra aqui apresentada contempla 5 capítulos:
Capítulo 1- Avaliação das sementes de Dalbergia miscolobium Benth: análise da composição química das sementes e a efetividade dos testes de lixiviação de potássio e condutividade elétrica aplicados para verificação da qualidade fisiológica.
Capítulo 2 - Secagem de sementes florestais: estudo de caso das sementes de Myracrodruon urundeuva FR. ALL. submetidas a três métodos de análise de determinação de umidade
Capítulo 3 - Técnicas alternativas para conservação de sementes de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong.
Capítulo 4 - teste de envelhecimento acelerado e condutividade elétrica aplicados para a avaliação do vigor de sementes de Dalbergia miscolobium Benth.
Capítulo 5 - Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Terminalia argentea Mart. et Zucc. pelos testes de raios x e germinação.
O objetivo da obra é demonstrar a importância do manejo das sementes durante a coleta e o armazenamento e apresentar ao leitor as técnicas de verificação da qualidade das sementes para estimar a produção de mudas.

Capítulos

  • Prefácio
    Rosana de Carvalho Cristo Martins, Ildeu Soares Martins, Juliana Martins de Mesquita Matos
  • Capítulo I - Avaliação das sementes de Dalbergia miscolobium Benth.: análise da composição química e testes de lixiviação de potássio e condutividade elétrica aplicados para verificação da qualidade fisiológica
    Juliana Martins de Mesquita Matos, Valéria Regina Bellotto, Rosana de Carvalho Cristo Martins, Ildeu Soares Martins
  • Capítulo II - Secagem de sementes florestais: sementes de Myracrodruon urundeuva Fr. All. submetidas a três métodos de análise de determinação de umidade
    Alexandre Eurico Teza de Souza, Rosana de Carvalho Cristo Martins, Ildeu Soares Martins, Juliana Martins de Mesquita Matos
  • Capítulo III - Técnicas alternativas para conservação de sementes de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong
    Letícia Mendes Rabelo, Juliana Martins de Mesquita Matos, Rosana de Carvalho Cristo Martins
  • Capítulo IV - Teste de envelhecimento acelerado e condutividade elétrica aplicados para a avaliação do vigor de sementes de Dalbergia miscolobium Benth.
    Daniela Vasconcelos de Oliveira, Ildeu Soares Martins, Rosana de Carvalho Cristo Martins
  • Capítulo V - Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Terminalia argentea Mart. et Zucc. pelos testes de raios X e germinação
    Kever Bruno Paradelo Gomes, Rosana de Carvalho Cristo Martins, Juliana Martins de Mesquita Matos
  • Sobre os organizadores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana de Carvalho Cristo Martins, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (1984), mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é professora associada II da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Sementes Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de sementes de espécies arbóreas nativas do cerrado, produção de mudas em viveiro florestal, recuperação de áreas degradadas através de sementes e mudas, etnobotânica, educação ambiental e gestão florestal.

Ildeu Soares Martins, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1983), mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Genética e Melhoramento Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento florestal, tecnologia de sementes, parâmetros genéticos, vigor de sementes e sementes do cerrado.

Juliana Martins de Mesquita Matos, Faculdade CNA

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2006). Mestre em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (2009). Doutora em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (2014) com ênfase em sementes florestais. Licenciada em Pedagogia (2015). Tem pós-doutorado em Agronegócio, pela FAV- UnB (2018). MBA em Direito Ambiental pelo Centro Universitário Uninter (2018). Consultora da Embrapa Cenargen na estruturação do Espaço Educacional Caminho Sustentável (Circuito Educacional para divulgação científica) (2011-2013). Assistente da Gerência de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Brasília(2009). Colaboradora técnica do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da UnB (2015-2018). Instrutora do Curso de Sensibilização Ambiental do MPDFT aplicado aos apenados de ilícitos ambientais (2017-2018).

capa do livro Sementes do cerrado: análise e conservação v. 1

Downloads

Publicado

junio 25, 2021

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5846-150-0

Publication date (01)

2021