Institucionalização da educação superior a distância nas universidades federais da região Centro-Oeste: Temáticas em questão
Palabras clave:
Ensino a distância, Institucionalização, Ensino superior, Universidades - Brasil, Centro OesteSinopsis
De modo geral, podemos dizer que o levantamento da trajetória institucional da Educação a Distância (EaD) no país é recente e, talvez por isso, apresente uma série de elementos considerados de relevância e cuidado para as próximas políticas públicas e ações na área. Esses elementos dizem respeito, principalmente, às características da sua expansão; às variadas formas sob as quais as modalidades presencial e a distância são vistas pelos diversos órgãos e regulamentações; aos mecanismos de avaliação e acompanhamento das ações das Instituições de Educação Superior que ofertam essa modalidade; e, nosso objeto de estudo, ao processo de institucionalização da EaD na educação superior, tanto na esfera pública quanto privada. Além da necessidade de estudos acerca da institucionalização da EaD, o próprio crescimento da modalidade no ensino superior público demonstra a importância de pesquisar como vem ocorrendo a implementação de políticas referentes à modalidade. Assim, o tema da institucionalização da educação a distância é abordado neste livro, tendo em vista a relevância da compreensão desse processo, para que se possa auxiliar no debate da capacidade do Estado de formular políticas públicas em EaD e problematizar como essa modalidade tem sido implementada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior da região Centro-Oeste, por meio de sua institucionalização ou não.
Capítulos
-
Prefácio
-
Apresentação
-
Capítulo 1 - Institucionalização da Educação a Distância: da lente teórica à sua proposição
-
Capítulo 2 - Educação a Distância na Universidade de Brasília – percurso histórico da ação institucional
-
Capítulo 3 - A autoavaliação institucional e a Educação a Distância: limites e possibilidades da institucionalização na Universidade de Brasília
-
Capítulo 4 - Percepção dos gestores em relação à institucionalização da Educação a Distância na Universidade de Brasília (2013-2015)
-
Capítulo 5 - Percurso histórico da Educação a Distância na Universidade Federal de Goiás
-
Capítulo 6 - Concursos para docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Goiás em vagas destinadas à Educação a Distância
-
Capítulo 7 - O impacto do processo seletivo de tutores na gestão da Educação a Distância na Universidade Federal de Goiás
-
Capítulo 8 - Instrumentos de avaliação interna para a Educação a Distância utilizados na Universidade Federal de Goiás
-
Capítulo 9 - Estado e Educação a Distância: educação superior pública em pauta
-
Capítulo 10 - A institucionalização e os desafios da educação superior a distância na Universidade Federal de Mato Grosso
-
Capítulo 11 - A institucionalização pioneira da Educação a Distância na educação superior em Mato Grosso: visão de envolvidos na trajetória
-
Capítulo 12 - A institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal da Grande Dourados: a visão de avaliadores externos
-
Capítulo 13 - A institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal da Grande Dourados: contribuições do curso de licenciatura em Letras Libras
-
Capítulo 14 - Levantamento bibliográfico sobre a autoavaliação institucional na Educação a Distância
-
Capítulo 15 - Educação a Distância e cultura digital: possibilidades e desafios
-
Capítulo 16 -Um estudo sobre a inclusão digital no estado de Goiás
-
Institucionalização da educação superior a distância: algumas considerações finais
-
Notas sobre as autoras e autores