Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)

Autores/as

José Vieira de Sousa (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-6948-1549
Girlene Ribeiro de Jesus (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-1782-1089
Claudia Maffini Griboski (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-5203-7927

Palabras clave:

Ensino superior, Cursos superiores de tecnologia, Ensino profissional

Sinopsis

Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira.

O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado.

Capítulos

  • Introdução
    José Vieira de Sousa, Girlene Ribeiro de Jesus, Claudia Maffini Griboski
  • Capítulo 1 - Percurso da pesquisa
    Ivanildo Ramos Fernandes, José Vieira de Sousa, Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues, Valdinei Costa Souza
  • Capítulo 2 - Trajetória dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil no período pré-LDB nº 9.394/96
    Ana Lúcia Cunha Duarte, Camylla Portela de Araujo, Cláudio Amorim dos Santos, Paola Matos da Hora
  • Capítulo 3 - Os Cursos Superiores de Tecnologia na reforma da educação profissional e tecnológica
    Ana Paula de Matos Oliveira Rocha, Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves, Jéssica Ferreira Santos, Luciana da Silva Castro, Paola Matos da Hora
  • Capítulo 4 - Retrato da expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no período entre 1997 e 2012
    Arlete de Freitas Botelho, Claudia Maffini Griboski, Girlene Ribeiro de Jesus, José Vieira de Sousa, Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz
  • Capítulo 5 - Características e repercussões da expansão dos CSTs sobre a educação superior brasileira: quo vadis?
    Arlete de Freitas Botelho, Claudia Maffini Griboski, Girlene Ribeiro de Jesus, José Vieira de Sousa, Michelle Espíndola Batista
  • Considerações finais
  • Referências
  • Notas sobre os autores e as autoras
  • Apêndice A - Roteiro de entrevista

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Vieira de Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciado em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e em Letras pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), mestre em Educação e doutor em Sociologia pela UnB. Professor da Universidade de Brasília, onde realiza estudos sobre avaliação, expansão, democratização e acesso à educação superior. Autor de livros e diversos capítulos de livros e artigos sobre educação superior, com ênfase em avaliação e autoavaliação institucional: concepção, metodologias e uso dos resultados. Coorganizador da coleção Políticas Públicas de Educação, publicada pelas Editoras Autores Associados (2011, 2013 e 2014), Líber Livro (2012) e Fino Traço (2015, 2016 e 2017). Coordenador do grupo de trabalho Política de Educação Superior da
Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nos biênios 2013-2015 e 2015-2017. Membro do Conselho Fiscal da Anped no biênio 2017-2019. Pesquisador da Rede Universitas/Br – Projeto Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil (Obeduc/Capes). Avaliador ad hoc institucional e de cursos de graduação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Coordenador do Grupo de Estudos de
Políticas de Avaliação de Educação Superior (Gepaes/UnB), no âmbito do qual vem coordenando pesquisas financiadas pelo CNPq acerca do tema.

Girlene Ribeiro de Jesus, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada (licenciatura e formação) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Psicologia, com ênfase em Avaliação Educacional, pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Psicologia, com ênfase em Validação e Normatização de Testes, também pela UnB. É coautora do teste não verbal de inteligência SON-R 2 1/2 a 7 anos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação. Interesses de pesquisa: política e avaliação da educação básica e superior, monitoramento e avaliação de programas educacionais e sociais, indicadores e metas educacionais, matrizes de referência e validade das medidas educacionais. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Claudia Maffini Griboski, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Pedagogia, especialista em Gestão Escolar e mestre em Engenharia da Produção na área da Qualidade da Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da UnB, diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional e pesquisadora institucional dessa universidade. Tem experiência em gestão de políticas e avaliação de sistemas educacionais e docência da educação básica e superior. Desenvolve estudos e pesquisas sobre interprofissionalidade e tecnologias de educação em saúde, educação especial, acessibilidade, projetos pedagógicos, currículo e avaliação institucional. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Ana Lúcia Cunha Duarte, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Educação pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano e Caribenho (Iplac) e pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) dessa Universidade. Tem experiência na área de educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da educação; formação de professores; avaliação institucional e projetos pedagógicos.

Ana Paula de Matos Oliveira Rocha, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Licenciada em Pedagogia, mestre em Educação e doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Tem como foco de pesquisa a avaliação educacional, com ênfase na avaliação externa e na regulação da educação básica. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) e do Grupo Trabalho, Educação e Discriminação (TEDis), ambos vinculados à UnB. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Arlete de Freitas Botelho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre em Economia Ambiental e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Formosa, onde desenvolve estudos sobre educação superior, com ênfase em avaliação institucional. Vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Coordenadora da Avaliação Institucional Interna da UEG. Foi pró-reitora de Administração (02/2005 a 03/2009), diretora do campus de Formosa (2000/2004) e eleita para a mesma função no período de 2018 a 2021 nessa universidade. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Camylla Portela de Araujo, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão Pública pelo IMPConcursos/DF. Analista de Educação do Ministério Público da União (MPU). Já atuou como pesquisadora da educação no Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e como docente na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Tem experiência nas áreas de planejamento, educação a distância, educação ambiental e educação corporativa. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Cláudio Amorim dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciado em História pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrando em Educação pela UnB. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Pesquisador do tema autoavaliação de instituições públicas e privadas de educação superior. Foi bolsista da Rede Universitas/BR – Obeduc/Capes no período 2016-2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: credenciamento e recredenciamento de IES, autorização e reconhecimento de
cursos, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Secretaria Acadêmica/Geral de IES. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Ivanildo Ramos Fernandes, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), especialista em Políticas e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Observatório Universitário/RJ, estudando os temas regulação e avaliação da educação superior, da Rede Universitas/Br, no Grupo POW1, que investiga a educação superior, vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi diretor de Regulação e Avaliação da Ucam. Possui experiência como docente da educação superior e avaliação de políticas públicas de educação. Autor de livros e diversos capítulos de livros e artigos sobre educação superior, com ênfase em regulação e avaliação institucional. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Jéssica Ferreira Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Pedagogia e mestranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem como foco de pesquisa a avaliação educacional, com ênfase nas políticas públicas de avaliação do Governo Federal. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) e do Grupo sobre os Indicadores Docentes da Educação Básica Brasileira: construção e levantamento de evidências de validade, ambos vinculados à UnB.

Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Centro das Humanidades. Autora de livro, capítulos de livros e artigos sobre temáticas da avaliação da educação superior. Possui experiência na docência e gestão da educação básica e superior. Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em avaliação institucional, avaliação de cursos de graduação e regulação nacional. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes)
da Faculdade de Educação/UnB.

Luciana da Silva Castro, Ministério da Educação (MEC)

Graduada em História pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (FE/UnB). Servidora efetiva do Ministério da Educação, com exercício na Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), atuando no monitoramento e avaliação dos planos estaduais e municipais de educação. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)

Licenciada e Bacharel em Língua Portuguesa – Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Cursa Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Membro da Comissão Própria de Avaliação da UnB e do Subprojeto 3 – Avaliação na Expansão da Educação Superior – da Rede Universitas/Br. Autora diversos artigos sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, em especial sobre os temas autoavaliação institucional e qualidade da educação superior. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)

Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), mestre em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri), doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e diretora de graduação do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Tem experiência na área educacional com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, avaliação educacional, currículo, didática, educação infantil, gestão e política educacional, avaliação institucional, educação a distância. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Michelle Espíndola Batista, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Letras – Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Secretária acadêmica do Centro Universitário Iesb. Avaliadora ad hoc institucional e de cursos de graduação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Membro do Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior (POW1), ligado à
Rede Universitas/Br – Obeduc/Capes. Possui experiência na área educacional com ênfase em políticas de avaliação e regulação da educação superior, como procuradora institucional e coordenadora de Comissão Própria de Avaliação. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Paola Matos da Hora, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Licenciada em Pedagogia, especialista em avaliação escolar, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora-tecnologista em informações e avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Membro do Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior (POW1), ligado à Rede Universitas/BR. Tem experiência na elaboração de matrizes, diretrizes e do instrumento de prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Valdinei Costa Souza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Bacharel em Administração e Especialista em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestre em Administração e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Analista em Ciência e Tecnologia Sênior da Capes, tendo exercido a função de Coordenação de Gestão da Informação da Diretoria de Avaliação e da área de recursos humanos da Agência. Atua no acompanhamento e monitoramento de resultados de políticas públicas. Possui experiência como docente da educação superior e produção acadêmica e profissional nas áreas de Administração e de Educação, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, formação de professores, avaliação institucional e
gestão da informação. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes) da Faculdade de Educação/UnB.

Descargas

Publicado

marzo 30, 2021

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-5846-017-6

Fecha de publicación (01)

2021