Agronegócios: perspectivas

Autores

Patricia Guarnieri (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0001-5298-5348
Magali Costa Guimarães (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
Karim Marini Thomé (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-2701-5643

Palavras-chave:

Agroindústria, Agricultura familiar, Sistemas agroindustriais, Cadeia agroalimentar

Sinopse

Apresentamos, nesta obra, uma conjugação de saberes advindos de pesquisadores com formações básicas diversas que integram o Propaga/UnB - Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. Essa diversidade de saberes é expressa no título que escolhemos para a presente obra: “Agronegócios: Perspectivas”. No capítulo 1, os autores analisam as representações sociais sobre o conceito de Agronegócios. O capítulo 2 usa a Análise Histórico Comparativa de Casos, para estruturar uma metodologia de estudo do Agronegócio. No capítulo 3, os autores trazem para o campo do Agronegócio discussões relativas às competências gerenciais. No capítulo 4, os autores apresentam a agricultura orgânica e analisam os impactos das tecnologias sustentáveis e das inovações desenvolvidas nesse tipo de produção. No capítulo 5, os autores apresentam múltiplas formas de interpretar e discutir mercados e chamam atenção para a teoria dos mercados como práticas de análise no agronegócio. No capítulo 6, a autora detalha o modelo qualitativo e quantitativo de Análise de Risco, ressaltando sua importância para a tomada de decisões relativas à segurança alimentar do consumidor. O capítulo 7, apresenta um estudo sobre a percepção dos consumidores de hortaliças orgânicas sobre a qualidade do produto na cadeia produtiva do Distrito Federal. No capítulo 8, o autor caracteriza a aderência de parte da comercialização de cafés aos princípios orientadores do atual movimento slow food. No capítulo 9, as autoras discutem o déficit no setor de armazenagem e o conceito de condomínios de armazéns rurais. No capítulo 10, as autoras utilizam a metodologia de investigação de redes sociais para compreender influência das redes sociais de três projetos de assentamento. No capítulo 11, as autoras avaliaram a existência de plantas alimentícias não convencionais no comércio do Distrito Federal-DF. Por fim, No último capítulo são analisadas questões relativas à inovação no âmbito das organizações que integram diferentes elos produtivos do Agronegócio.

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Biografia do Autor

Patricia Guarnieri, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco em Engenharia de Produção. Professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, graduação em Administração, pós-graduação em Agronegócios (Propaga) e em Administração (PPGA). Áreas de interesse: logística de suprimentos e reversa e Supply Chain Management.

Magali Costa Guimarães, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Faculdade de Agronomia Medicina Veterinária/UnB. Áreas de interesse: ergonomia aplicada às organizações rurais e agroindustriais, saúde no trabalho, trabalho rural, representações sociais sobre o agronegócio.

Karim Marini Thomé, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Administração, com estágio pós-doutoral na Stockholm School of Economics e na Uppsala University. Professor na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária/UnB. Coordenador do Propaga/UnB. Áreas de interesse: estudos de mercados, mercados de status e performatividade.

Priscila Brelaz da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Graduanda em Agronomia pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária/UnB. Áreas de interesse: agronegócio e representação social.

Marlon Vinícius Brisola, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Ciências Sociais. Professor da Universidade de Brasília – FAV/PROPAGA. Áreas de interesse: Desenvolvimento Regional e História Econômica no âmbito dos Sistemas Agroindustriais, tanto no Brasil, como na América Latina.

Sthefane Cristina de Lima Duarte

Mestre em Agronegócios pelo Propaga/UnB. Graduada em Administração pela Universidade de Brasília. Áreas de interesse: competências gerenciais no agronegócio, gestão da cadeia de suprimentos.

Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UnB. Professora da Universidade de Brasília – FAV/Propaga. Áreas de interesse: gestão do agronegócio na perspectiva das redes sociais, comportamento humano nas organizações; e competências gerenciais no agronegócio.

João Paulo Guimarães Soares, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Doutor em Zootecnia (Produção Anima) pela Unesp-FCAVJ. Pesquisador da Embrapa Cerrados e do Propaga/UnB. Áreas de interesse: Agricultura orgânica, agricultura familiar e impactos ambientais.

Ana Maria Resende Junqueira, Universidade de Brasília (UnB)

PhD em Produção Vegetal, pela University of Wales, Grã-Bretanha. Pósdoutorado em Gestão da Qualidade na Produção Agrícola, pela University of Queensland, Austrália. Graduada em Agronomia, pela UnB. Professora
do Propaga/UnB. Áreas de interesse: sistemas sustentáveis de cultivo de hortaliças, contaminação química e microbiológica de alimentos, percepção de consumidores sobre a qualidade de produtos agrícolas

Matheus Boratto Nascimento Campos

Mestre em Agronegócios pelo Propaga/UnB. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Áreas de interesse: agricultura familiar, energias renováveis, impactos ambientais.

Bruno Henrique Crespo Porto

Mestrando no Propaga/UnB. Engenheiro Agrônomo, UFRural/RJ, Engenheiro Agrônomo da SEAD/Casa Civil/PR. Áreas de interesse: agricultura familiar, energias renováveis, impactos ambientais.

Kahlil Marini Thomé

Mestrando em Agronegócios pelo Propaga/UnB. Analista do Ministério da Justiça. Áreas de interesse: normatização e construção de mercados.

Vânia Ferreira Roque-Specht, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase em gerenciamento de risco de alimentos. Professora da Faculdade UnB Planaltina – FUP/UnB e do Propaga/
UnB. Áreas de interesse: garantia de controle de qualidade, segurança de alimentos e processamento de alimentos.

Isaac Leandro de Almeida, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Mestre em Agronegócios pelo Propaga/UnB. Graduado em Engenharia Agronômica). Atualmente é gerente local do Escritório de Brasília da Embrapa Produtos e Mercado. Áreas de interesse: Posicionamento estratégico, produção, negociação e licenciamento de ativos, legislação e tecnologia de sementes, perfil do consumidor

Cleidson Nogueira Dias, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Doutor em Administração pela (UnB) com doutorado-sanduíche na Universitat Jaume I (UJI/Espanha). Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape/FGV). Especialista em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Marketing (FGV). Graduado em Administração pela União Educacional de Brasília.

José Márcio Carvalho, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Comércio Internacional pela University of Reading, Inglaterra. Pós-doutorado na Universidade Jaume I, Espanha. Professor e pesquisador da Universidade de Brasília, graduação em Administração,
pós-graduação em Agronegócios (Propaga/UnB). Áreas de interesse: negócios internacionais, gestão de cadeias de suprimentos, estratégias de operações e agronegócios.

Amanda Cristina Gaban Filippi, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Agronegócios da Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Agronegócios pelo Propaga/UnB. Professora colaboradora no Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Áreas
de interesse: Agronegócios, Logística Agroindustrial e Condomínios de armazéns rurais.

Raquel Aparecida Alves, Instituto de Ensino Superior Cenecista

Mestre em Agronegócios pelo Propaga/UnB. Especialista em Gestão de Pessoas e graduada em Administração. Atua como docente na Faculdade CNEC/Unaí/MG. Áreas de interesse: agricultura familiar, relações sociais rurais e saúde e segurança no trabalho rural.

Sergio Ricardo Franco Vieira, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

Mestre em Psicologia Social Organizacional e do Trabalho. Servidor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf. Áreas de interesse: redes organizacionais, mudança organizacional, gestão por competências.

Juliana Martins de Mesquita Matos

Doutora em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Agronegócios, pela FAV- UnB. Consultora da Embrapa Cenargen na estruturação do Espaço Educacional Caminho Sustentável (Circuito Educacional para divulgação científica). Instrutora do Curso de Sensibilização Ambiental do MPDFT aplicado aos apenados de ilícitos ambientais. Colaboradora técnica do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília.

Alda Mieko Rocha Kimura Vidal

Mestranda em Ciências Florestais na Universidade de Brasília. Graduada em Gestão do Agronegócio na Universidade de Brasília.

Antônio Maria Gomes de Castro

Doutorado em Agricultural Systems Analisis And Simulation pela University Of Reading. Mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisador associado no Propaga/UnB. Áreas de interesse: gestão de C&T, prospecção de demandas de cadeias produtivas, gestão de P&D e análise prospectiva de cadeias produtivas.

Suzana Maria Valle Lima

Doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin, Madison. Mestrado e graduação em Psicologia pela UnB. Foi pesquisadora da Embrapa e é pesquisadora associada no Propaga/UnB. Áreas de interesse: estudos de prospecção tecnológica, gestão de C&T, cadeias produtivas e gestão de inovação tecnológica.

Luís Fernando Vieira

Ph.D. em Economia de Recursos Naturais, pela University of Rhode Island. Graduado em Estatística pela Unicamp. Atualmente é consultor sênior da Inova Consultoria Prospectiva e Estratégia Ltda. Áreas de interesse: planejamento estratégico, desenvolvimento institucional, estratégia e gestão da pesquisa, desenvolvimento agrícola e agroindustrial, cadeias e complexos produtivos e agricultura familiar.

Eduardo Paulo de Moraes Sarmento

Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi pesquisador da Embrapa.

Camille Gonçalves Bruno de França

Mestre em Agronegócios e bacharel em Gestão de Agronegócios pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária/UnB.

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Publicado

dezembro 19, 2020

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Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5846-026-8

Publication date (01)

2020