Cartas de minh'alma

Autores/as

Adailson Costa dos Santos (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-0969-4024
Liubliana Silva Moreira Siqueira (ed)
Rede municipal de ensino de Palmas/TO
https://orcid.org/0000-0001-7950-4524

Palabras clave:

Artes cênicas, Cartas

Sinopsis

Amiga leitora e amigo leitor

Gostaria de te convidar para um passeio. Um caminho que te levará para lugares bem pessoais de cada um dos autores deste livro. Nossa intenção aqui nunca foi fundar conceitos, problematizar teorias e inventar tratados. É tudo muito mais simples e acolhedor, como uma conversa entre amigos no fim da tarde com uma xícara de café. Aqui queremos dizer quem somos. Aqui você verá cicatrizes, feridas abertas, sucessos, dúvidas, angústias, incertezas. Aqui você entenderá nossos dois principais propósitos. O primeiro é aceitar como é delicado e gentil o exercício de se perceber no passado e compreender como sua pesquisa foi se desenvolvendo. Isso nos ajuda a respeitar nossos processos e sermos gentis com nossos avanços que muitas vezes não enxergamos. O segundo propósito é postular a respeito da importância de nos colocarmos enquanto potências afetivas em nossos trabalhos. Somos seres pensantes, mas somos também seres moventes, sofrentes, delirantes e delicados. Um salve à magia de reconhecer que estamos inteiros presentes em nossas pesquisas, no mais íntimo do que somos. Então pegue algo para beber e sente-se com cada um de nós para conversar.

Um abraço.

Graça Veloso
Adailson Costa
Liubliana Moreira

Capítulos

  • De meus sonhos fiz trajeto
    Graça Veloso
  • Você tem minha admiração sabia?
    Adailson Costa dos Santos
  • Construindo Ninhos
    Liubliana Silva Moreira Siqueira
  • Ei coisinha
    Ada Luana Rodrigues de Almeida
  • Cartografia de expedições ainda mais a deriva
    Adriana Ferreira Coelho Lodi
  • Historias de quem fala consigo
    Barbara Duarte Benatti
  • Soliloquios Temporais: uma trajetória em palavras vividas na reflexão de trilhas investigativas em dança
    Belister Rocha Paulino
  • Uma carta em trânsito a caminho do destinatário: um belo dia vou lhe telefonar pra dizer que aquele sonho cresceu
    Danilo Henrique Faria Mota
  • "Porque eu só preciso de pés livres, mãos dadas e olhos abertos" – fragmentos de uma pesquisa(dora) em (re)construção
    Debora Cristina Sales da Cruz Vieira
  • Memórias em trânsito
    Gabriel Coelho Mendonça
  • Carta quase anônima
    Kleber Damaso Bueno
  • Pra pequena menina preta dos olhos de jaboticaba... flores e espinhos
    Luciana Maria Rodrigues Gresta
  • Enquanto não ócio
    Maria Oliveira Villar de Queiroz

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graça Veloso

Graça Veloso (Jorge das Graças Veloso) é Ator, Diretor Teatral, Dramaturgo. Fez Estágio Pós-Doutoral em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás – UFG, é Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2005) e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2001). É professor Associado na Universidade de Brasília - UnB., atuando na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES. É autor de Bendito Divino Consagrado: velhos mestres e novos foliões, pela Trampolim Editora; A Visita do Divino: voto folia festa espetáculo; Benedito: imaginário e tradição no interior de goiás e o teatro gestual da cia dos homens; em parceria com Jove Benedito Veloso, Memória recontada, todos publicados pela Thesaurus Editora, em parceria com Luciana Hartmann, organizou Pedagogias do Teatro: práticas e reflexões, pela Editora da UnB.

Adailson Costa dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Adailson Costa é Bixa, Preta, Gorda, Professor, Pesquisador, Diretor e Ator. Paraibano, possui Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela UFPB. É mestre em Performances Culturais pela UFG e, atualmente, doutorando em Artes Cênicas na UNB. Desde 2017 atual como professor da Licenciatura em Teatro e na Pós-Graduação Lato Sensu em Arte Educação no Campus Gurupi do IFTO e, desde 2019, é coordenador da referida pós-graduação. É membro do grupo de pesquisa AFETO - Grupo de Pesquisa em Etnocenologia sob orientação do professor Graça Veloso e, desde novembro de 2021, atua como segundo pesquisador coordenando a linha de pesquisa Afrocenologias. Desde 2002 desenvolve trabalhos nas áreas de teatro, dança, música e teatro musical em diversos grupos na Paraíba e em Goiás, nas mais diversas funções dentro dos espetáculos. Atualmente pesquisa as áreas de Etnocenologias, Culturas tradicionais, Pertencimentos, Afrocenologias e Histórias do teatro na cidade de Gurupi/TO.

Liubliana Silva Moreira Siqueira, Rede municipal de ensino de Palmas/TO

Bailarina, Coreógrafa, Pesquisadora em Artes e Produtora Cultural. Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (2005-2009). Mestrado em Artes e Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília-DF. Pós-graduada em Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologias (2019) pela Universidade Federal do Tocantins, e em Gestão de Projetos Sociais e Captação de Recursos pela Faculdade de Guaraí – TO (2011). Bailarina do Grupo Êxtase de Dança de Viçosa-MG (2005-2009) e integrante da Cia. Contágius de Dança e Teatro de Palmas-TO (2002 – 2014). Professora efetiva da rede municipal de ensino de Palmas/TO, atuando como professora de dança na Escola Municipal Anne Frank (2010-atual) e como colaboradora em cursos de capacitação de professores de escolas públicas e particulares em parceria com universidades, associações de arte e pontos de cultura. É membro do AFETO – Grupo de pesquisa em Etnocenologia na UNB/TO, do CONAC/TO – Grupo de Pesquisa e Extensão em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento na UFT/TO e do Grupo de Pesquisa Observatório das Artes na UFT/TO. Tem como áreas de pesquisa/atuação: Artes Cênicas, Arte-educação, Dança e a Experiência Estética, Dança Educativa, Etnocenologia, A mulher nas manifestações de cultura tradicional e a Dança na Cultura Popular.

Descargas

Publicado

February 21, 2025

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-88507-12-4

Fecha de primera publicación (11)

2025