Metodologias ativas no ensino de geografia
Palabras clave:
Geografia – Estudo e ensino, Aprendizagem ativaSinopsis
O livro reúne estudos que abordam reflexões, desafios e possibilidades para o ensino da Geografia por meio de práticas e metodologias participativas que estimulam a ação dos estudantes. As experiências obtidas pelos autores no ensino de Geografia Física com o emprego de metodologias ativas - como a rotação por estações, a elaboração de maquetes sobre os biomas brasileiros, além da utilização de obras musicais, artes plásticas e charges - são compartilhadas nesta obra com o intuito de estimular educadores a promover o interesse e a autonomia dos alunos dentro e fora da sala de aula.
Referência bibliográfica: RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares et al. (org.). Metodologias ativas no ensino da geografia. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2024. E-book (295 p., il.).
Capítulos
-
Apresentação
-
A educação ambiental no contexto rural e urbano
-
A relevância do olhar geográfico para as metodologias ativas no ensino da geografia física
-
Estágio supervisionado: a importância do primeiro encontro com a sala de aula e a formação docente inicial
-
As aulas de campo no zoológico como ferramenta para o ensino de biogeografia no ensino básico
-
A fragilidade da educação escolar quilombola no ensino de geografia no Ensino Fundamental II em Araguatins (TO)
-
A percepção ambiental de professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, Palmas (TO): subsídios para uma educação ambiental crítica
-
Das dinâmicas socioterritoriais nas cidades ao desenvolvimento regional do território: trajetória de um itinerário formativo no PPGG-UFT
-
Ensino de geografia da África: desafios, linguagens e metodologias na educação geográfica
-
Modelos 3D no ensino do relevo: inovação didática através da extensão universitária
-
Sobre os autores
Descargas
Publicado
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.