Metodologias ativas no ensino de geografia

Autores/as

Tatiana Rolim Soares Ribeiro (ed)
https://orcid.org/0000-0003-3494-917X
Ruth Elias de Paula Laranja (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-2702-0100
Marciléia Oliveira Bispo (ed)
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
https://orcid.org/0000-0003-2017-8773
Rafael Rodrigues da Franca (ed)
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
https://orcid.org/0000-0002-3029-7461

Palabras clave:

Geografia – Estudo e ensino, Aprendizagem ativa

Sinopsis

O livro reúne estudos que abordam reflexões, desafios e possibilidades para o ensino da Geografia por meio de práticas e metodologias participativas que estimulam a ação dos estudantes. As experiências obtidas pelos autores no ensino de Geografia Física com o emprego de metodologias ativas - como a rotação por estações, a elaboração de maquetes sobre os biomas brasileiros, além da utilização de obras musicais, artes plásticas e charges - são compartilhadas nesta obra com o intuito de estimular educadores a promover o interesse e a autonomia dos alunos dentro e fora da sala de aula.

 

Referência bibliográfica: RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares et al. (org.). Metodologias ativas no ensino da geografia. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2024. E-book (295 p., il.).

Capítulos

  • Apresentação
    Rafael Rodrigues da Franca, Ruth Elias de Paula Laranja
  • A educação ambiental no contexto rural e urbano
    Carliane Alves da Silva
  • A relevância do olhar geográfico para as metodologias ativas no ensino da geografia física
    Davi Leite dos Santos, Marcela Antonieta Souza da Silva, Milena Tayamara Gomes de Sousa, Raedy Ferreira da Silva, Ruth Elias de Paula Laranja
  • Estágio supervisionado: a importância do primeiro encontro com a sala de aula e a formação docente inicial
    Carolina Machado Rocha Busch Pereira
  • As aulas de campo no zoológico como ferramenta para o ensino de biogeografia no ensino básico
    Milena Tayamara Gomes de Sousa, Ruth Elias de Paula Laranja, Sâmia Mariana Araújo da Silva
  • A fragilidade da educação escolar quilombola no ensino de geografia no Ensino Fundamental II em Araguatins (TO)
    Gildásia Pereira da Costa Borges, Roberto de Souza Santos
  • A percepção ambiental de professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, Palmas (TO): subsídios para uma educação ambiental crítica
    Nascimento Marques de Miranda, Lucas Barbosa e Souza
  • Das dinâmicas socioterritoriais nas cidades ao desenvolvimento regional do território: trajetória de um itinerário formativo no PPGG-UFT
    Adão Francisco de Oliveira
  • Ensino de geografia da África: desafios, linguagens e metodologias na educação geográfica
    Matheus Henrique Pereira da Silva, Marciléia Oliveira Bispo
  • Modelos 3D no ensino do relevo: inovação didática através da extensão universitária
    Juanice Pereira Santos Silva, Ruth Elias de Paula Laranja, Roselir de Oliveira Nascimento
  • Sobre os autores

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana Rolim Soares Ribeiro

Possui Mestrado (2017) e Doutorado (2023) em Gestão ambiental e territorial pelo Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade de Brasília, bacharelado em Ciências Ambientais na Universidade de Brasília (2014) e Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Tem experiência como professora de Biologia na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e como professora universitária voluntária no departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), onde ministra disciplinas nesse curso e no curso de Ciências Ambientais. Atua na área de Conservação e Uso da Biodiversidade nos seguintes temas: Ecologia de estradas, Biogeografia, Avaliação de Impactos Ambientais e Conservação da Fauna silvestre, Metodologias Ativas no Ensino da Geografia.

Ruth Elias de Paula Laranja, Universidade de Brasília (UnB)

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade de Brasília. Pós-Doutorado pela Universidade de Porto- Portugal. Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora associada III da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e impacto ambiental, gestão ambiental, biogeografia, áreas degradadas, ensino de geografia e geografia da saúde.

Marciléia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Tocantins -UNITINS (1996), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais -Universidade Federal de Goiás IESA/UFG. É professora Associada na Universidade Federal do Tocantins no curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado) campus de Porto Nacional. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFT nos anos de 2015 a 2018. Atualmente é docente orientadora na Residência Pedagógica no curso de Geografia, campus Porto Nacional. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, educação ambiental, formação de professores, meio ambiente e representações, território e comunidades tradicionais.

Rafael Rodrigues da Franca, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor Associado do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional desde 2005. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Geografia pela UNESP Presidente Prudente (2004), e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia (LEGEO) na Universidade Federal do Tocantins. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) da Universidade Federal de Goiás, e, da Rede Latino-americana de Investigação em Didática da Geografia (REDLADGEO). É editor da Revista Brasileira de Educação em Geografia e membro do conselho consultivo e revisora de outros periódicos da área. Possui pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Educação Geográfica, e, Estudos Culturais, além de ser autora de vários artigos publicados em periódicos da área de Geografia.

Descargas

Publicado

diciembre 17, 2024

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-985460-0-7