Pesquisa-intervenção e extensão universitária: mútua construção

Autores/as

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB); Angela Uchoa Branco, Universidade de Brasília (UnB); Rafaella Eloy de Novaes, Universidade de Brasília (UnB); Luciana Dantas de Paula, Universidade de Brasília (UnB); Gleicimar Gonçalves Cunha

Palabras clave:

Extensão universitária, Comunidade e universidade, Pesquisa

Sinopsis

A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, anunciada na Constituição Federal de 1988, constitui um avanço no que se refere às práticas de produção social do conhecimento, em especial nas áreas de saúde e educação. No entanto, a efetiva integração entre pesquisa e extensão, no Brasil, esbarra em desafios significativos, como o pouco envolvimento da pós-graduação com atividades extensionistas e a carência de modelos metodológicos capazes de orientar a elaboração de desenhos de pesquisa que fomentem a íntima interdependência entre o trabalho extensionista e a produção de resultados de pesquisa em Psicologia e áreas afins. Nesta obra, parte-se de considerações sobre a função social da Extensão Universitária para apresentar e discutir três projetos de doutorados nos quais a conexão entre pesquisa e extensão foi estabelecida e mantida das primeiras etapas à conclusão dos estudos. Trata-se de pesquisas-intervenções que refletem objetos, contextos empíricos e objetivos diferentes, tendo em comum a convergência com a pesquisa-intervenção e com o ciclo metodológico da pesquisa que, ao valorizar formas de produção de conhecimento que têm a realidade social como ponto de partida e chegada, elucida sobre a potencialidade da interdependência pesquisa-extensão.

Capítulos

  • Apresentação
  • Introdução
  • Estudo 1 – A extensão a serviço da formação continuada de agentes socioeducativos
  • Estudo 2 – A extensão como contexto para pesquisa-intervenção: aportes para uma universidade mais dialógica e inclusiva
  • Estudo 3 – Integrando pesquisa e extensão: cultura de paz e adoção do paradigma dialógico em sala de aula
  • Considerações finais
  • Referências
  • As autoras

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Biografía del autor/a

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Professora titular aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Realizou pós-doutorados na Clark University, EUA (2005); na Universidade Autônoma de Madri, Espanha (2009), e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade de Aalborg, Dinamarca (2015/2016). É membro da Rede SPPREAD International (Social Pedagogy Practice, Research, and Development). Coordenou Plano de Trabalho financiado pelo programa Capes Print (2019-2021). Desenvolve projetos de pesquisa na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano no curso de vida, com ênfase no desenvolvimento social no contexto urbano, das escolas e instituições do sistema de garantia de direitos tal como unidades de atendimento socioeducativo. Coordena o Núcleo de Estudos das Adolescências Contemporâneas (GAIA). Membro do comitê científico revistas nacionais e internacionais. Autora das coletâneas Psychology as a Dialogical Science: self and culture mutual development (Springer, 2020); Adolescência, direitos humanos e socioeducação (Appris, 2017); Psicologia dos processos de desenvolvimento humano: cultura e educação (Alínea, 2016); e Diversidade e cultura da paz na escola: contribuições da perspectiva sociocultural (Mediação, 2012), além de ser coautora de diversas obras: A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia e a educação (2014); “Docência na Socioeducação” (2014), Justiça juvenil: teoria e prática (2014); e Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas (2012, 3ª edição). Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (mestrado e doutorado), da Universidade de Brasília. Presidiu a Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD), gestão 2010-2012 e, antes, foi vice-presidente da mesma associação. Foi membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (ANPEPP), gestão 2016-2018 e 2018-2020.

Angela Uchoa Branco, Universidade de Brasília (UnB)

Professora emérita da Universidade de Brasília. Fundou, em 1995, junto com os Drs. Jaan Valsiner, Thereza Mettel e Diva Maciel, o Laboratório de Microgênese nas Interações Sociais (Labmis), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Graduou-se em Psicologia pela Universidade de Brasília (1975), tem mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou dois pós-doutorados plenos (University of North Carolina e Duke University) e dois de menor período (Clark University e Universidad Autonoma de Madrid). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq por 20 anos, é líder de grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e atua na Universidade de Brasília como docente desde 1986. Em seu histórico de intercâmbio com universidades estrangeiras, destacam-se: University of North Carolina, Duke University, Clark University, nos USA; Universidad Autónoma de Madrid; Tartu University e, mais recentemente, Aalborg University, na Dinamarca. Coordenou intercâmbio com a Universidad Autónoma de Madrid (apoio Capes Governo espanhol, 2008-2010), e com universidades americanas, com apoio da Fulbright e NSF. Tem ampla experiência na formação de docentes e pesquisadores, e sua experiência acadêmica e produção científica enfocam particularmente a Psicologia do Desenvolvimento Humano na perspectiva sociocultural. Sua produção científica, no Brasil e no exterior, contempla em especial os seguintes temas: processos de socialização, desenvolvimento e valores humanos; interações sociais em crianças, adolescentes e adultos; ética e desenvolvimento moral; cooperação, competição e individualismo; construção da cultura de paz; interações professor-aluno e criança-criança; comunicação, metacomunicação e desenvolvimento humano; desenvolvimento do self em uma perspectiva dialógica; teoria e método na perspectiva sociocultural construtivista. Sua produção acadêmica se destaca pela publicação de quatro livros: Communication and metacommunication in human development (2004), Cultural psychology of human values (2012), Diversidade e cultura de paz na escola: uma abordagem sociocultural (2012), Educação infantil e cooperação (2015), Bullying: escola e família enfrentando a questão (2016), Alterity, values and socialization (2018). Contribuiu com muitos capítulos em livros no Brasil e no exterior, por exemplo: International Handbook of Early Childhood Education (2017), Cambridge Handbook of Cultural Psychology (2012), Psychology of Human Being (2015, Springer), Nurturing Creativity in the Classroom (2016, Cambridge University Press), dentre outros. Desde 2010, atua como coordenadora ou cocoordenadora do GT da ANPPEP Psicologia Dialógica.

Rafaella Eloy de Novaes, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE), do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PED), da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É membro do Laboratório de Pesquisa de Psicologia Dialógica e Cultural (Labmis) da UnB e do GT Psicologia Dialógica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Interessa-se pelos seguintes temas: psicologia dialógica, ensino superior, desenvolvimento humano, estudos interseccionais e decoloniais. Atua como psicóloga escolar no campus da UnB, em Planaltina - DF. 

Luciana Dantas de Paula, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora e mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE), pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Em 2023, foi pesquisadora visitante na Dublin City University, Irlanda, como parte do programa de doutorado sanduíche da CAPES PrInt. É membro do Laboratório de Pesquisa de Psicologia Dialógica e Cultural (Labmis) da Universidade de Brasília e do grupo de pesquisa Psicologia Dialógica e Cultural, do GT Psicologia Dialógica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), e do Kitchen Seminars (K-seminars) (Dinamarca). É também membro da rede de Pesquisa Possibility Studies Network (Irlanda). Seus interesses de pesquisa incluem processos de desenvolvimento humano, diversidade, desconstrução de preconceitos a partir das perspectivas da psicologia dialógica e psicologia cultural.

Gleicimar Gonçalves Cunha

Doutora e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em grupos operativos pelo Instituto de Psicologia Social Pichon Rivière. Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de psicologia em disciplinas ligadas à educação e ao desenvolvimento há mais de 20 anos (UCB e IESB). Foi membro da Comissão de Psicologia na Educação do Conselho Regional de Psicologia (PSINAED/CRP 01). Colaboradora do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), com trabalhos na Secretaria de Educação do Distrito Federal, Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Medidas de Socioeducação) e Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes). Pesquisadora nas áreas de desenvolvimento humano, psicologia escolar, socioeducação, formação profissional e direitos da criança e do adolescente.

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Publicado

novembro 5, 2024

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Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-5846-266-8