Se o mundo vai acabar, por que deveríamos reagir? A agenda da educação ambiental no limiar do colapso ambiental

Autores/as

Philippe Pomier Layrargues
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-7684-7334
Michèle Sato
Pablo Ángel Meira Cartea
Gustavo Ferreira da Costa Lima

Palabras clave:

Ecologia política, Educação ambiental

Sinopsis

Partimos da premissa de que o próprio vocabulário colapsista em si também é uma evidência de que o tempo presente já se defronta com o limiar inicial do soçobramento das estruturas biosféricas de sustentação da vida no planeta. Data deste século a popularização de novos termos no vocabulário ambientalista: Antropoceno, Sexta Extinção em Massa, Ecocídio, Estado de Emergência Climática, Limiares Planetários, Ponto de Não-Retorno, Eco-Ansiedade, Solastalgia, Desobediência Civil e Princípio da Precaução, por exemplo. Neste sentido, um primeiro propósito da pesquisa foi o de explorar cada um dos novos termos colapsistas, para montar um quadro conceitual que dê conta da complexidade do que seja o Colapso Ambiental. Um segundo propósito foi de buscar caracterizar um perfil do ‘sujeito colapsista’, sob quais formas aparecem não só as narrativas, mas também os personagens e suas práticas sociais que – como os Profetas do Apocalipse – avisavam que a civilização moderna criaria a sua própria ruína ao submeter a natureza a tal exploração. A partir de Pablo Servigne, em diálogo com as ferramentas conceituais de Foucault e a Análise Crítica de Discurso de Fairclough, recorremos ao Princípio Responsabilidade de Jonas na Sociedade de Risco de Beck como um enquadramento conceitual para situar os fundamentos colapsistas e a ação do Ambientalismo Radical, na compreensão da perda de controle da modernidade tardia sob seus próprios (d)efeitos.

Capítulos

  • Capítulo 1 - Se há uma emergência ambiental, o que isso significa para a educação ambiental?
  • Capítulo 2 - O último suspiro de Gaia e a Era de Aquário: o colapso ambiental chegou
  • Capítulo 3 - O ambientalismo radical e a ética da transgressão da ordem ecocida
  • Capítulo 4 - A educação ambiental e o colapso ambiental
  • Capítulo 5 - Poderá brotar a esperança na terra aniquilada? As cheias e as vazantes da educação ambiental
  • Referências

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Philippe Pomier Layrargues, Universidade de Brasília (UnB)

Philippe Pomier Layrargues

Descargas

Publicado

noviembre 5, 2024

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-5846-263-7