Poemadançando: Gilka Machado e Eros Volúsia

Autores/as

Soraia Maria Silva
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-4472-9851

Palabras clave:

Dança, Poesia, Eros Volúsia, Gilka Machado

Sinopsis

Este livro desenvolve uma leitura interdisciplinar entre a poesia simbolista de Gilka Machado (1893 -1980) e a dança de Eros Volúsia (1914-2004)- A dança de Eros Volúsia mantém, em sua estética do movimento, muitas referências simbolistas, expressionistas e modernistas, que foram esboçadas ou mesmo desenvolvidas nos poemas de Gilka Machado. Desse modo, tornou-se fecundo realizar um estudo aprofundado, interrelacionando as obras dessas duas personalidades da literatura e da dança, as quais, tendo produções independentes e reconhecidas, cada uma em sua área de atuação estética, mantinham um estreito diálogo, para além dos laços familiares, no campo artístico. Uma das preocupações dessa analogia é verificar a imagem metafórica que se apresenta como poesia nos passos e nos textos de Eros Volúsia e como dança nas palavras poéticas de Gilka Machado. O estudo aqui proposto só foi possível mediante o acesso ao material de consulta, como recortes de jornais, revistas e entrevistas, gentilmente cedidos pela bailarina e seu sobrinho Amaury Menezes. Resgatar o texto do bailarino, tanto na obra de Eros Volúsia como nos trabalhos literários de sua mãe, Gilka Machado, é de fundamental importância para a compreensão e o desenvolvimento de metodologias e estudos interdisciplinares e multidisciplinares, conjugando o encontro poético entre literatura e dança. Da tradução intersemiótica à dansintersemiotização, passando pela dansintermediação, surge a mediação entre linguagens, um filtro de interpretação e transposição criativa. Nesse caminho, rompendo a intraduzível poesia com a transmutação de valores, gestos de criação poética, os quais já abriram caminho para investigações sobre a tradução, além dos lingüísticos, tem-se aqui o poemadançado analisado por um método híbrido.

Capítulos

  • Algumas palavras preliminares
  • 1. Poesia e dança: linguagem em movimento
  • 2. Transmutação semiótica
  • 3. Os primeiros passos dos versos
  • 4. Nietzsche e a fundação da nova dança
  • 5.O texto do bailarino
    a dansintersemiótica na leitura Gilka/Eros
  • 6. A dança das palavras
    aspectos de uma simbiose artística
  • 7. Os últimos passos para o início
  • Anexo
    Entrevista realizada com Eros Volúsia
  • Referências

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Biografía del autor/a

Soraia Maria Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora da Universidade de Brasília.

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Publicado

agosto 15, 2017