Projeto, execução e reabilitação de obras de arte especiais

Autores/as

João da Costa Pantoja (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-0763-0107
Márcio Augusto Roma Buzar (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-1164-2784
Naiara Guimarães de Oliveira Porto (ed)
https://orcid.org/0000-0002-8879-2932

Palabras clave:

Artigos - Coletâneas, Engenharia civil, Engenharia civil (Estruturas)

Sinopsis

Este livro explana de forma profunda e abrangente o tópico: obras de artes especiais. Essas estruturas, que não apenas conectam pessoas à diferentes lugares, mas também simbolizam a engenhosidade humana, a inovação técnica e a resiliência frente aos desafios naturais e urbanos, são resultado de uma gama de competências interligadas que perpassam a estética,
segurança e funcionalidade. Antigamente eram construídas por artistas prendados com muito bom senso e sentido de beleza, por isso o nome atrelado à expressão de uma obra de arte. Foi assim que o termo se perpetuou até hoje, sendo essas construções compostas de projetos específicos para situações em particular, em que podemos citar as mais comuns como pontes, viadutos, passarelas e túneis.
Como símbolos de progresso, unificação e beleza arquitetônica, os processos de projeto, execução e reabilitação dessas estruturas se tornam assuntos de extrema relevância para a sociedade. Os projetos são complexos e fascinantes, envolvendo uma combinação cuidadosa de engenharia estrutural, design estético e considerações práticas de uso e segurança. A geometria da ponte é determinada não apenas pela funcionalidade e carga esperada, mas também pelo impacto visual que terá no ambiente circundante. A execução é um processo minucioso que exige coordenação precisa entre diversas equipes e a aplicação rigorosa de técnicas de engenharia. Já a reabilitação é um processo essencial para garantir a segurança e a durabilidade das estruturas existentes, que podem sofrer com o desgaste devido ao uso intenso, condições climáticas adversas ou problemas estruturais ao longo dos anos. Todos esses fatores interligados formam um emaranhado rico de assuntos a se abordar no estudo dessas estruturais de obras de artes especiais.
Abordar o tema é fundamental pelo seu papel de importância na infraestrutura, estética urbana e vida das pessoas. A função de conexão para comunidades e facilidade no transporte de mercadorias e pessoas são exemplos da relevância desse tipo de estrutura na economia e desenvolvimento urbano. Por isso, compreender e debater sobre o assunto auxilia no exercício da sustentabilidade e garantia da qualidade de vida das pessoas

Capítulos

  • Prefácio
  • EIXO 1 - DEGRADAÇÃO, PRESERVAÇÃO, ESTÉTICA
  • 1 Avaliação da curva de desempenho e degradação de obras de arte especiais: Caso da Ponte do Braghetto
    Paulo Robert Santos Machado, Iberê Pinheiro de Oliveira, Gláucyo Santos, João da Costa Pantoja, Márcio Augusto Roma Buzar
  • 2 A Preservação do Patrimônio Industrial Moderno Vinculado às Pontes Metálicas
    Eduardo Bicudo de Castro Azambuja
  • 3 Análise da relação entre estrutura e design de duas pontes de Robert Maillart utilizando o software ANSYS
    Patrícia Caroline Souza da Rocha Vieira, Marcos Henrique Ritter de Gregório, Ramon Saleno Yure Rubim Costa Silva, Márcio Augusto Roma Buzar, Leonardo da Silveira Pirillo Inojosa
  • EIXO 2 - SOLUÇÕES E ANÁLISES ESTRUTURAIS
  • 4 Solução de viga vagonada, comparada com o modelo de treliça plana, no uso de passarelas com grandes vãos
    Eduardo Bicudo de Castro Azambuja, João da Costa Pantoja
  • 5 Análise das distribuições de momentos fletores e reações de apoio devidos à carga móvel em tabuleiros de pontes esconsas
    Olímpia Loures Vale Pujatti, José Neres da Silva Filho, Rodrigo Barros, Karen Andreza Marcelino
  • 6 Pontes retas alargadas em concreto armado: a influência da resistência do concreto na distribuição de momento fletor devido à carga móvel
    Fernanda Karen Melo da Costa, José Neres da Silva Filho, Rodrigo Barros, Daniel Nelson Maciel, Joel Araújo do Nascimento Neto
  • 7 Avaliação das condições estruturais da Ponte Fazenda Modelo
    Leandro Mouta Trautwein, Luiz Carlos de Almeida
  • EIXO 3 - REFORÇO EM PONTES
  • 8 Reforço de Pontes de Concreto Armado por Protensão Externa
    Luís Henrique Bueno Pinheiro, Leandro Mouta Trautwein, Luiz Carlos de Almeida
  • 9 Aplicação de protensão no reforço da ponte metálica do Rio Pardo
    Ricardo Valeriano, Mayra Soares Pereira Lima Perlingeiro, Eduardo Valeriano Alves
  • 10 Restauro Estrutural e Reforço da Ponte do Desengano
    Ricardo Valeriano, Mayra Soares Pereira Lima Perlingeiro, Flávia Moll de Souza Judice

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Biografía del autor/a

João da Costa Pantoja, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1991), com mestrado em Estruturas e Construção Civil pela mesma instituição (2003) e doutorado em Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) (2012), tendo realizado estágio doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign, IL, Estados Unidos. Completou o pós-doutorado na Universidade do Porto - FEUP (2018). Desde agosto de 2014, é Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia na área de Estruturas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Sua atuação acadêmica inclui especialização em modelos numéricos aplicados a estruturas, patologia das estruturas, inspeções especializadas, reabilitação estrutural para conservação patrimonial, modelos multicritérios para avaliação de imóveis urbanos e bens singulares, e modelos para certificação de empreendimentos. Na área profissional, foi responsável pela implementação do processo AGÊNCIA 93 nas agências bancárias do centro-oeste, nordeste e norte do Brasil pelo grupo ITAÚ, realizando inspeções preliminares, execução de planilhas de serviços, fiscalização e gerenciamento de obras de 1992 a 1995. Coordenou projetos para a implantação do trecho subterrâneo do METRO/DF na Asa Sul, incluindo oito estações enterradas e a execução completa do túnel em Brasília/DF, de 1996 a 2000. Acumulou aproximadamente 200 anotações de responsabilidade técnica (ARTs) relativas a consultoria técnica, execução e gerenciamento de obras, projetos civis em edificações, laudos técnicos, pareceres e perícias entre 1992 e 2022. É coordenador do Laboratório de Reabilitação do Ambiente Construído (LabRAC) da Universidade de Brasília e tem coordenado diversos projetos de pesquisa nas áreas de Arquitetura e Engenharia focados na reabilitação de edificações.

Márcio Augusto Roma Buzar, Universidade de Brasília (UnB)

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1994), com mestrado
(1996) e doutorado (2004) em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB). É
Professor Associado na UnB, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de
Arquitetura (PPG-FAU-UnB) de 2013 a 2015. Tem ampla experiência em Engenharia Civil, com
destaque para projetos de Segurança Estrutural e participação no Projeto REUNI, no qual projetou e
coordenou mais de 250 mil m² nos campi da UnB. Desde 2005, leciona no Programa de Pós-Graduação
da FAU-UnB nas áreas de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade, e sistemas estruturais. É
coordenador da Linha de Pesquisa Estrutura e Arquitetura e ministra a disciplina Patologia das
Construções na Pós-Graduação. Colabora com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do DF, com foco
em monitoramento de áreas de risco. Suas pesquisas incluem a reabilitação de Obras de Arte Especial
(OAEs) e o estudo de novos materiais como concreto translúcido, leve e colorido, além do uso de
resíduos da construção (RCD) e EPS. Investiga a integração entre projetos estruturais e arquitetônicos
e estuda a estruturação das obras de Oscar Niemeyer. Recentemente, tem se dedicado à
sustentabilidade na construção e à computação gráfica aplicada às estruturas. Com formação em
mecânica das estruturas, atua principalmente em análise estrutural de edifícios, análise plástica limite
e métodos dos elementos finitos. Foi Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito
Federal (DER-DF) em 2018, coordenando a reabilitação do Viaduto do Eixo Rodoviário Sul (Eixão) e a
construção da Saída Norte de Brasília, que inclui mais de 27 viadutos e pontes. Também propôs
metodologias para a análise de OAEs, auxiliando na recuperação de patrimônio moderno. Atuou como
Diretor de Edificações da NOVACAP (2015-2017), coordenando centenas de obras públicas em Brasília. Foi agraciado com a Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal, o Título de Comendador do Corpo de
Bombeiros do DF e a Medalha Mérito Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública
do DF. Atualmente, realiza pós-doutorado na FEUP, Universidade do Porto, Portugal, sob a orientação
do Professor Catedrático Humberto Varum. 

Naiara Guimarães de Oliveira Porto

Doutoranda na área de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade, pelo Programa de Pós-Graduação
da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, financiada, parcialmente, pela
FAP/DF. Possui mestrado em Reabilitação Estrutural de Edifícios pela Universidade de Coimbra (2020).
Especialização em Reabilitação Ambiental e Sustentável Arquitetônica e Urbanística (em andamento).
Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Brasília (2016). Atua na área de
engenharia civil, com ênfase em análise e reabilitação estrutural, patologias das estruturas e
engenharia diagnóstica, com a realização de perícias, inspeções especializadas e elaboração de laudos
e projetos. Realizou trabalhos e publicações relacionados aos estudos de concreto armado,
metodologias de análise de danos em edificações e em patrimônios culturais. Atualmente faz parte
como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Reabilitação do Ambiente Construído (LabRAC)
da Universidade de Brasília.

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Publicado

setembro 18, 2024

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Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-84854-41-3