O dado e o óbvio: o sentido do romance na pós- modernidade

Autores/as

Palabras clave:

Literatura - Teoria, Crítica literária

Sinopsis

O advento da modernidade inseriu o homem num novo contexto, numa nova maneira de se relacionar com a vida e com a arté. Essa nova maneira de se relacionar com a arte chamou-se Modernismo. Ela trouxe para o campo da literatura uma nova forma de estruturar a narrativa e de organizar o pensamento. Vivia-se num mundo que descobria a máquina, a velocidade e os serviços. Uma nova condição humano-existencial se configurou. Porém, o código modernista se esfumou no fim da primeira fase da modernidade. O Modernismo já não causa mais espanto, pelo contrário, a sua consagração pelas instituições oficiais deu o arremate final na sua aceitação.

Em meio a tanta consonância, uma nova voz se organiza num acorde dissonante. Essa voz é batizada de pós-moderno.

Acusado de saudosista, de trazer consigo um museu de grandes novidades, o pós-moderno se mostra, ao contrário do que dizem os seus críticos mais ferrenhos, não um produtor de pastiche servindo-se da produção cultural do passado, mas um renovador da cultura. O pós-moderno não é reformista, ele é dessemiotizador. Ele realoca os signos da cultura dentro de novos parâmetros da linguagem. Ele traz consigo uma nova razão que nos põe numa nova relação com o caos a fim de que possamos humanizá-lo.

Capítulos

  • Introdução
  • Capítulo 1 - Semiologia do discurso narrativo ficcional
  • Capítulo 2 - Modernidade, pós-modernidade e neomodernidade
  • Capítulo 3 - Os entrelaçamentos do texto e da memória
  • Capítulo 4 - A dessemiotização pós-moderna do discurso ficcional
  • Conclusão
  • Bibliografia

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério da Silva Lima

Diretor de cinema e vídeo, crítico cinematográfico, ensaísta, crítico literário e professor universitário, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 1959. Licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense, é especialista em Literatura Brasileira, mestre em Ciência da Literatura, na subárea de Semiologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor de Literatura Brasileira e Semiologia na Universidade Federal do Paraná e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade Federal de Ouro Preto.

Descargas

Publicado

maio 24, 2024

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-10 (02)

85-230-0487-4

Fecha de publicación (01)

1998