Como as artes da cena podem responder à pandemia e ao caos político no Brasil?
Palabras clave:
Artes cênicas, Infecções por Coronavirus, Política - BrasilSinopsis
Diante do que não entendemos, muitas possibilidades se abrem. Pensando sobre a visão, podemos tentar adaptar o que acreditamos conhecer e fazer ajustes para, com isso, trazer alguma luz ao que não conseguimos enxergar. Considerando a audição, podemos tentar parar para escutar melhor a fim de ampliar o nosso horizonte aural e, quem sabe, reconhecer sonoridades até então não captadas. Independente dessas e de muitas outras possibilidades que podemos explorar, o deparar-se com o que não entendemos pode atuar como gerador de uma significativa expansão perceptiva, de mudanças de lógica, de modos de ser/estar no mundo. Em outras palavras, situações como essas podem ser oportunidades valiosas.
Cabe observar que as expansões perceptivas que emergem do não entendimento – nesse caso, produzido pela sobreposição entre o caos politico que vivemos e o crescimento descontrolado da pandemia de Covid-19, ambos conectados pelo elo da necropolítica que irremediavelmente nos invade – não pretendem absolutamente neutralizar o impor tante exercício crítico que deve igualmente ser praticado em momentos como esse.
Talvez o entrelaçamento entre essas duas perspectivas possa constituir o eixo que, como uma tensão que não se resolve, permeia as seis seções propostas neste livro, a saber – Cena, resistência e experimentações digitais; Corpo, artes da cena e episteme; Feminismos plurais, per formances e performatividades; Práticas de cuidado e espiritualidade; Ações performativas em isolamento; e Transversalidades dissonantes – somando um total de sessenta e sete trabalhos.
Sempre “presentes”, as artes da cena buscam aqui revelar, uma vez mais, o seu papel como geradoras de fissuras e ruídos ex temporâneos que nos fazem entrever (com Agamben) caminhos possíveis em meio ao escuro do nosso tempo, para tentar (com Krenak) propor práticas para adiar o fim do mundo.
Capítulos
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Editorial
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CAPÍTULO 1 - CENA, RESISTÊNCIA E EXPERIMENTAÇÕES DIGITAIS
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Dossiê do descurso
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Crônica: Livever - a cena e a live
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Espectautores de uma teatralidade pandêmica: poemas de cá e desde aí onde você está
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Por uma pedagogia teatral transformadora: um olhar para a extensão universitária
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Teatro on-line, teatro virtual, teatro por streaming, teatro-mídia? Que teatro é este que eclodiu com a pandemia?
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O espaço experimental do PETECA
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Videoartes contra o coronavírus: enfrentando problemas pandêmicos reais e experimentando espetacularidades virtuais
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Quem será por nós? Artistas em meio a pandemia do coronavírus
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O circo, a pandemia e o nó na garganta
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Vivam os loucos das lives! Arte, filosofia e pedagogia em tempos de pandemia
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Motim na quarentena: debates e afetos em rede
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III Seminário de design cênico - relato 1: apresentação, palestras e mesas temáticas
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III Seminário de design cênico - relato 2: comunicações de pesquisa
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III Seminário de design cênico - relato 3: teatro fórum e design expansivo como estratégias de ocupação do espaço digital
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CAPÍTULO 2 - CORPO, ARTES DA CENA E EPISTEME
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Colorido específico: das coisas possíveis em meio ao tanto
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Territórios disruptivos: o corpo-teatro em tempos de isolamento
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Impactos da crise pandêmica e política no corpo e em seu fazer artístico
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Dança moderna e novas epistemes para o século XXI
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Dança(s) compartilhada(s): colaboração artística com dança em tempos de isolamento social
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Danças em quarentena
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Encruzilhadas e entrelaçamentos: trocas interinstitucionais
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Silêncio (29/04/2020 - 06/10/2020...)
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O grupo pés com e sem pandemia: dança-teatro para/com/ por pessoas com deficiência
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COVID-A - 108.054 segundos de dança por cada vida interrompida: primeiras reflexões
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Escritos cênicos sobre a intimidade de nossas danças digitais
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"Belisca aqui": danças da/na/a partir/da pandemia de 2020
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Dança na pandemia
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CAPÍTULO 3 - FEMINISMOS PLURAIS, PERFORMANCES E PERFORMATIVIDADES
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Bilhetes de mulheres da cena em resistência
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Cansaço e criação performativa em contexto pandêmico
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As artes da presença contra o apagamento histórico ambiental: um manifesto ecoperformativo decoronial
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Breves criações pandêmicas em cartas náufragas
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Performance como educação em pandemia
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As artes cênicas em meio a performance pandêmica de uma sociedade insustentável
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CAPÍTULO 4 - PRÁTICAS DE CUIDADO E ESPIRITUALIDADE
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Tiramos a pele, lavamos a alma
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Como você está se sentindo hoje? A clínica performativa da UNIRIO
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CAPÍTULO 5 - AÇÕES PERFORMATIVAS EM ISOLAMENTO
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Sexagenarte – a vida não para: os pontos cardeais de muitas histórias
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Modelagem da memória ou insira sua justificativa aqui
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Quarentena - quando a espera se torna uma ação
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Jogo do espelho nos tempos do COVID - as estratégias para aulas de teatro sob isolamento social
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Teatropalestra, capetalismo, pandemia e pandemônio
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[sem título] – ausência e presença como força poética no isolamento social
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Corporalizando eco-somática (holonômica) #em casa
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Dois amores e um bicho – uma cartografia da convivência
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Recorte-colagem e alguns remendos
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Um poema filosófico para se viver, mesmo na pandemia
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Vôo tangenciais de autoexpressão
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CAPÍTULO 6 - TRANSVERSALIDADES DISSONANTE
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O uso de micro-controladores arduino e a "cultura maker" no ensino de iluminação cênica: possíveis contribuições com a iluminação nas renovações dos espaços cênicos
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Panorama do ensino de dança na educação infantil nas microrregiões Chapada do Apodi e Seridó Ocidental/Rio Grande do Norte
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Dança na educação infantil, um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as escolhas curriculares do Documento do Rio Grande do Norte
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Acervos documentais em relação: uma poética de atualização na técnica de Eva Schul
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Ressonâncias de uma presença e uma escuta: do que se faz em teatro e dança
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Desvelando a Ânima, próxima às noções de gênero
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Meu inventário no corpo
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A poética da aparição e cura: reflexões a partir da gramática negra corporal amplificada
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Do teatro que é bom... o pensamento estético teatral de Oswald de Andrade
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O autoenfrentamento: práticas de yoga e meditação na formação da atriz
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O despertar contemporâneo nas relações entre dança e sagrado feminino
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Criação infantil: caminhos e questionamentos
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Identidade movediça: os trilhos do samba na cidade cultura
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Uma análise crítica sobre as interferências da corrente teórica "pós-modernismo" na criação em dança na contemporaneidade
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Corpo-luz: pensamentos acerca dos processos de criação da iluminação cênica para o teatro contemporâneo
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Um retorno atento ao brincar: caminhos possíveis para a dança
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Da cor do azeviche: a negritude como poética de resistência nas artes da presença
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O teatro político e afrocentrado do bando de teatro Olodum (1990): a formação de um teatro negro na Bahia
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"Dentes de cachorro e cascos de cavalo": o mito de Micaela
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É "Lei"! Espetáculo de dança contemporânea criado em processo colaborativo
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A produção cultural do Brasil oitocentista e a atuação de mulheres no teatro popular
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Filosofia performace: arquivos audiovisuais das culturas populares da América Latina
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