Como as artes da cena podem responder à pandemia e ao caos político no Brasil?

Autores/as

Ana Terra (ed)

Palabras clave:

Artes cênicas, Infecções por Coronavirus, Política - Brasil

Sinopsis

Diante do que não entendemos, muitas possibilidades se abrem. Pensando sobre a visão, podemos tentar adaptar o que acreditamos conhecer e fazer ajustes para, com isso, trazer alguma luz ao que não conseguimos enxergar. Considerando a audição, podemos tentar parar para escutar melhor a fim de ampliar o nosso horizonte aural e, quem sabe, reconhecer sonoridades até então não captadas. Independente dessas e de muitas outras possibilidades que podemos explorar, o deparar-se com o que não entendemos pode atuar como gerador de uma significativa expansão perceptiva, de mudanças de lógica, de modos de ser/estar no mundo. Em outras palavras, situações como essas podem ser oportunidades valiosas.

Cabe observar que as expansões perceptivas que emergem do não entendimento – nesse caso, produzido pela sobreposição entre o caos politico que vivemos e o crescimento descontrolado da pandemia de Covid-19, ambos conectados pelo elo da necropolítica que irremediavelmente nos invade – não pretendem absolutamente neutralizar o impor tante exercício crítico que deve igualmente ser praticado em momentos como esse.

Talvez o entrelaçamento entre essas duas perspectivas possa constituir o eixo que, como uma tensão que não se resolve, permeia as seis seções propostas neste livro, a saber – Cena, resistência e experimentações digitais; Corpo, artes da cena e episteme; Feminismos plurais, per formances e performatividades; Práticas de cuidado e espiritualidade; Ações performativas em isolamento; e Transversalidades dissonantes – somando um total de sessenta e sete trabalhos.

Sempre “presentes”, as artes da cena buscam aqui revelar, uma vez mais, o seu papel como geradoras de fissuras e ruídos ex temporâneos que nos fazem entrever (com Agamben) caminhos possíveis em meio ao escuro do nosso tempo, para tentar (com Krenak) propor práticas para adiar o fim do mundo.

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Jorgge

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; atriz e uma das idealizadoras do programa Cá entre nós inserido no Programa de Extensão Descurso da UFRGS (IA/DAD).

Adriane Henandez

Artista, Doutora em Poéticas visuais e professora adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Chico Machado

Artista multimeios, das artes visuais às cênicas e à performance, Doutor em Poéticas visuais e professor adjunto do Departamento de Arte Dramática.

Henrique Saidel

Performer, diretor de teatro, crítico, curador e colecionador de brinquedos. Doutor em Artes Cênicas e professor adjunto do Departamento de Arte dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mesac Silveira

Doutor em Educação, licenciado em Artes Cênicas e professor adjunto do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS.

Patricia Leonardelli

Atriz, Doutora em Artes Cênicas e professora adjunta no Departamento de Arte dramática de Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rodrigo Sacco Teixeira
Licenciado em Teatro (UFRGS/DAD); mestrando em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS); ator, narrador audiodescritor e um dos idealizadores do programa Cá entre nós inserido no Programa de Extensão Descurso da UFRGS (IA/DAD).
André Carrico

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto I. Ator e diretor

Sócrates Fusinato
Doutorando em teatro no Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, sob orientação do professor Dr. Milton de Andrade Leal Junior. Poeta-dramaturgo, professor de filosofia e antropologia.    
Anita Cione Tavares Ferreira da Silva
estrado e Doutorado concluído em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, PPGAC- UFBA, orientada pela Prof.ª Dra. Célida Salume Mendonça. Bacharel em Artes Cênicas pela UFBA, realizou suas pesquisas de mestrado e doutorado voltadas para o ensino de teatro e a formação de professores. Atua na região da Chapada Diamantina como professora de teatro, ministrando oficinas em projetos promovidos pelo poder público estadual e federal.      
Maíra Castilhos Coelho
Pós-doutoranda no PPGET- UFSC (2020). Foi professora Substituta no curso de Artes Cênicas da UFSC (2018-2019). Doutora em Artes pelo IA/UNESP. Realizou doutorado sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob supervisão de Josette Féral. Mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC da UFRGS (2011). Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS (2003). Autora do livro: “A presença de corpos ausentes: a fantasmagoria de Denis Marleau em Os cegos de Maurice Maeterlinck”, (2015). Atriz.      
Mônica Melo
Professora adjunta do Departamento de Teatro, da Universidade Regional do Cariri, no Setor de Estudo Didático-Pedagógico. Atriz.    
Filipe Dias dos Santos Silva

Doutorando em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), sob orientação da Profª Drª Eliene Benício, Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), professor substituto (UNEB), ator, cantor, diretor de teatro, professor, sambador, rezador e cordelista. Bolsista CNPq

Michel Silva Guimarães
Doutor em Literatura e Cultura (PPGLitCult/UFBA), Mestre em Literatura e Cultura (PPGLitCult/UFBA), professor substituto (UNEB), professor, diretor teatral e dramaturgo.
Priscila Rosa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas. Bolsista CAPES; Orientadora Drª. Marta Isaacsson. Atriz, diretora, videomaker.

Daniele Pimenta
Professora do Instituto de Artes da universidade Federal de Uberlândia - UFU, no curso de Teatro e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Com doutorado pelo IA/UNICAMP e mestrado pela ECA/USP, tem se dedicado a pesquisar o Circo-Teatro - que foi a área de atuação de sua família -, com diversos trabalhos publicados sobre o assunto. É também atriz, diretora, diretora musical e corógrafa da Cia. PICNIC de Teatro.
Luciana de F. R. P. de Lyra

Coordenadora e docente permanente do Programa de pós-graduação em Artes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES/UERJ), docente efetiva do Departamento de Ensino da Arte e Cultura Popular na mesma universidade. É professora colaboradora e pós-doutora em Artes Cênicas pelo Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGARC/UFRN). Também é docente colaboradora do Programa de pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC). Pós-doutora em Antropologia, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), doutora e mestre em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes (IA/UNICAMP), coordena como pesquisadora-líder o grupo de pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias feministas nas artes (CNPq) e seu estúdio de investigação, UNALUNA – PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE. Luciana Lyra é atriz, performer, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. Sites: www.unaluna.art.br e www.lucianalyra.com.br.

Carolina Passaroni

Discente da graduação artes do Instituto de Artes da UERJ. Pesquisadora do grupo MOTIM – Mito, Rito e Cartografias feministas nas Artes. Bolsista PIBIC/CNPq. Carolina Passaroni foi responsável pela transcrição das lives do projeto MOTIM NA QUARENTENA que integram este texto.

Ismael Scheffler

Doutor e Mestre em Teatro pelo PPGT-UDESC, Especialista em Teatro e Bacharel em Artes Cênicas-Direção pela FAP. Tem formação no Laboratório de Estudo do Movimento da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, França. É professor no Bacharelado em Design e na Licenciatura em Letras-Português, lecionando disciplinas relacionadas ao teatro. É diretor do programa de extensão TUT – Teatro da UTFPR. É coordenador do GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras

Luiz Henrique Sá

Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC-UNIRIO, Mestre e Bacharel em Design pela ESDI-UERJ. Atua como designer, cenógrafo e fotógrafo para produções teatrais, shows, cinema e exposições. É o atual diretor da Escola de Teatro da UNIRIO, onde leciona disciplinas relacionadas a Cenografia Teatral. Foi pesquisador Fulbright na Columbia University, Nova Iorque; e colaborador do cenógrafo brasileiro Helio Eichbauer por mais de quinze anos.

Olívia Camboim Romano
Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA, Mestre pelo PPGT-UDESC e Licenciada em Artes Cênicas pela UDESC. É artista de teatro desde a década de 1990 e, atualmente, é professora no Curso de Teatro da UFS, onde leciona disciplinas relacionadas às visualidades da cena e à história do teatro. Foi professora da FURB, entre 2006 e 2018. É autora do livro Uma arena no museu: reflexões sobre a primeira montagem de Brecht em Santa Catarina (Edifurb, 2010).
Aby Cohen

Doutora e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP (2015 e 2007). Graduada em Design e Licenciatura em Educação Artística pela FAAP (1985 e 1987) . Atua como cenógrafa e diretora de arte em teatro e cinema; designer, curadora e diretora de criação em projetos expositivos, festivais e performances nacionais e internacionais. Curadora na Quadrienal de Praga em 2011, 2015 e 2019. Atual Chefe de Departamento da Pós-graduação na Backstage Academy/Universidade de Bolton.

Mariana Cesar Coral

Mstre pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2019), possui graduação em Teatro pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP ( 2003) e Especialização em Arte Crítica e Curadoria - PUC/São Paulo (2012). Integra o coletivo Imagens Políticas (PPGT-UDESC) e a Cia Embróglio (Florianópolis). Atua principalmente como encenadora.

Rosane Muniz Rocha

Doutora e mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2016 e 2008), e graduada em Jornalismo pela Anhembi Morumbi (2001). Vice-coordenadora do GT Figurino da OISTAT (2015-atual); Curadora na Quadrienal de Praga 2011 e 2015. Atua como professora de figurino e caracterização na pós-graduação dos cursos lato-sensu: Cenografia e Figurino (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo); Direção de Arte (Centro Universitário Senac SP); Design Cenográfico (UFRGS)

Dalmir Rogério Pereira
Designer da performance e pesquisa as relações ampliadas entre corpo, espaço e objeto a partir do projeto “Corpo-relacional: teatralidade como estratégia de potência na imagem levante e imagem transformadora”. É presidente da Comissão de Assuntos de Extensão (CAEX-EMAC/UFG), vice coordenador do Curso de Bacharelado em Teatro, editor da Revista Arte da Cena, coordenador do Laboratório Experimental de Desenho da Performance.
Heloisa Gravina

Professora adjunta do Curso de Dança Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria, bailarina, coreógrafa e estudante de Técnica Alexander

Thiago Santos

Professor de Técnica Alexander em Escuela de Técnica Alexander de Buenos Aires, bailarino e coreógrafo. Professora de Pilates em Pilates e Fisioterapia, pesquisadora do Laboratório EspaçoCorpo (UFSM), bailarina e fisioterapeuta. Mestra em Educação, Bacharela em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora do Laboratório EspaçoCorpo (UFSM), bailarina e artista circense. Estudante do Curso de Dança Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria, bailarino e artista circense. Estudante do Curso de Dança Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista FIPE, bailarina, professora de dança e coreógrafa. Professor do Curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Pampa (Campus Bagé), bailarino.

Martha Ribeiro
Professora Associada na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social e do Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. É pesquisadora, pedagoga e diretora teatral. Coordena o Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea, onde desenvolve atualmente o projeto de pesquisa “Escritas do corpo: autoficção e decolonização” aplicado ao estudo do teatro e principalmente aos processos de criação e invenção que se dá no encontro entre o diretor-pesquisador e o ator-pesquisador.
Tatiana Melitello
outora e Mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Dançarina, coreógrafa e professora, com pesquisas direcionadas à dança contemporânea, performance, texto e cena. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2000). Formada em Pilates atuando como instrutora desde 2006. Em sua formação em dança destacam-se o Estúdio Nova Dança/São Paulo (1996 a 2002) e o Henny Jurriens Stichting Foundation/Amsterdã (2003).
Tatiana Wonsik Recompenza Joseph

Professora Adjunta do Curso de Dança Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Arte do Movimento e Estudos da Dança/Arte e Cultura Surda (Lamed/Arte e Cultura Surda) e do Programa de Extensão UFSM CIA de DANÇA. Bacharel e Licenciada em Letras e Dança, Mestre e Doutora em Artes

Melina Scialom
Performer, dançarina, dramaturga e pesquisadora da dança. Pós doutora pelo PPG Artes da Cena, UNICAMP (FAPESP processo n. 2016/08669-5 e 2019/18875-0) foi professora colaboradora do Departamento de Artes Cênicas, UNICAMP, pesquisadora visitante na Universidade de Utrecht, Holanda (2017/18) e Concordia, Canadá (2020). Doutora em Dança (Universidade de Roehampton, Londres), Especialista em Estudos Coreológicos (Trinity Laban, Londres), Mestre em Artes Cênicas (UFBA), Bacharel e Licenciada em Dança (UNICAMP).
Denise Mancebo Zenicola
Coreógrafa, Artivista. Formação em Dança na Academia Rio. Mestrado e Doutorado na UNIRIO. Pós Doutorado em Danças Negras /Capes, no ISCTE em Lisboa. Docente do IACS/UFF. É docente do PPGAC e pesquisadora no NEPAA, na UNIRIO. É Coordenadora na ABRACE. Formação em Dança Clássica, Contemporânea e Danças Negras com Gilberto de Assis. Trabalha com Danças Contemporâneas em Estéticas Afro Diaspóricas. Diretora do Coletivo Muanes Dançateatro. Livros: Performance e Ritual, RJ, FAPERJ /Mauad X (2014), Dramaturgias em Dança Teatro, EAE, Madri (2018), Máscaras Decoloniais, RJ, Mauad X (2020). https://denisezenicola.com.br/    
Flávio Campos

Homem branco, bissexual. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP. Bailarino-pesquisador-intérprete. Docente Pesquisador do Curso de Dança e do Laboratório BPI da UFSM. Coordenador do Grupo de Pesquisadores em Dança da ABRACE. Responsável pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) Processo BPI: formação e criação em Dança do Brasil. Integrante do Núcleo BPI e do Grupo de Pesquisa BPI e a Dança do Brasil, sediados na UNICAMP

Katya Gualter
Mulher preta. Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP. Diretora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Artista docente e pesquisadora da Dança/UFRJ. Coordenadora do Laboratório PECDAN (PEsquisa em Cinema e Dança)/UFRJ - Projeto Poéticas no cotidiano sob olhares de Exu e Pombagira. Integrante do GrupAR. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisadores em Dança da ABRACE
Débora Campos de Paula
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ
Mônica Gaspar

Mestranda em artes cênicas na Universidade de Brasilia (UnB-DF), com pesquisa na área de teatro e deficiência e dançante do Grupo PÉS desde 2018

Lidia Olinto

Pós-doutoranda, PPGCEN - UnB-DF e professora da FADM. Fez mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP

Valéria Vicente

Artista, passista e professora, possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA Integra os grupos de pesquisa CosMover: Dança em perspectivas pluriepistêmicas e Umbigada - Grupo de Pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade (UFBA)

Líria de Araújo Morais

Artista, professora e pesquisadora em Dança. Professora do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes - UFPB. Doutora em Artes Cênicas, Mestre, especialista e graduada em Dança (UFBA). É vice-líder do Grupo de pesquisa Estudos da (des)territorialização da Performance e coordenadora do grupo pesquisa e ação artística Radar 1.

Carolina Dias Laranjeira
Dançarina, professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da UFPB. Graduada em Dança e Mestre em Artes (UNICAMP), Doutora em Artes Cênicas (UFBA), suas pesquisas abrangem a dramaturgia da dança, os estados corporais e processos criativos na interface com as culturas populares e tradicionais, nos âmbitos artístico e educacional.
Maria Inês Galvão Souza
Possui doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO, 2010), mestrado em Ciências da Arte pela (UFF, 2002). Líder do Grupo de Pesquisa Investigações sobre o Corpo Cênico, atualmente é vice-coordenadora do Mestrado em Dança. Professora das graduações em dança da UFRJ há 30 anos, integra o projeto de Preparação Corporal para Atores em parceria com o curso de Direção Teatral (ECO/UFRJ).
Fernanda de Oliveira Nicolini
Bailarina, performer e pesquisadora. Mestranda em Dança pelo PPGDan UFRJ, sob orientação da Profa.Dra.Maria Inês Galvão, onde pesquisa relações entre corpos e objetos, materiais e imateriais e suas resultantes na dança.Desde março de 2020 vem se dedicando a investigações artísticas sobre danças digitais como o video Message to Balzac (2020) selecionado pelo TanzTheaterWuppertal Pina Bausch Create(AL).
Alba Pedreira Vieira

Professora associada e uma das fundadoras dos Cursos de Dança da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ph.D. em Dança pela Temple University (EUA, 2007). Fundadora, diretora e dançarina da Mosaico Cia de Dança Contemporânea desde 2009. Apresentou diversos trabalhos artísticos e acadêmicos no Brasil e no exterior. Coordenadora do Grupo de Trabalhos Processos de Criação e Expressão Cênica da ABRACE, e do Fórum de Editores de Revistas de Artes Cênicas.

Andre Luiz Rodrigues Ferreira
Professor efetivo da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF), na cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Doutor (bolsista CNPq) e mestre (bolsista CAPES) em Artes Cênicas pelo PPGAC/UNIRIO, também é ator e performer. É coordenador do grupo de ensino, pesquisa e extensão LAMP (Laboratório de Micropolíticas e Performatividades da Arte).
Ciane Fernandes

Professora titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Enfermeira e licenciada em artes visuais pela Universidade de Brasília, Ph.D. em Artes e Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada; fundadora e diretora do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA desde 1997.

Patricia Fagundes

Professora associada do Departamento de Arte Dramática e do PPGAC da UFRGS. Encenadora

Louise Pierosan

Graduanda em Teatro - Habilitação Direção Teatral, pela UFRGS, com orientação de Patricia Fagundes. É atriz, diretora, produtora, jornalista

Aline Marques

Mestranda no PPGAC - UFRGS, com orientação de Patricia Fagundes. Atriz e professora de teatro

Daiani Picoli “Nina”

Mestranda em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFRGS, com orientação de Patricia Fagundes Atriz e professora de Teatro na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE)

Juliana Kersting

Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFRGS, com orientação de Patricia Fagundes. Atriz, bailarina de flamenco e produtora.

Débora Souto Allemand

Professora de Dança do Colégio de Aplicação da UFRGS. Doutoranda em Artes Cênicas pela UFRGS, com orientação de Patricia Fagundes. Pesquisa as relações entre corpo, escola, dança e espaço

Iassanã Martins

Mestra e Doutoranda no PPGAC – UFRGS, com orientação de Patricia Fagundes. Professora Colaboradora na UDESC. Atriz e iluminadora

Estela Vale Villegas
Doutoranda em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, orientador: Marcos Senna Hill. Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (2011).
Luiz Naim Haddad
Professor efetivo do quadro de professores do curso de Dança-Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em música e mestre em artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e doutor em teatro pela Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina (UDESC). Fundador da Cia Teatro Alkmico atuando como artista desde 1992 na área das artes cênicas e performance.
Nara Keiserman
Professora Associada 4 da Escola de Teatro da Unirio, atuando na Graduação e na Pós-Graduação, nas áreas de Corpo, Pedagogia do Ator, Teatro Narrativo e Teatro e Espiritualidade. Possui publicações em periódicos e capítulos em livros. Participa dos Congressos da Abrace desde 1999, incialmente no GT de Pedagogia do Teatro, depois no de Processos e Criações Cênicas e, atualmente no de Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de si, o que indica áreas de afinidade e percurso investigativo.

Descargas

Publicado

May 12, 2023

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-88507-02-5

Fecha de publicación (01)

2021